Os 10 carros que devem lançar ainda em 2023: Veja a lista!
O primeiro semestre de 2023 foi marcado por grandes lançamentos no mercado automobilístico brasileiro, mas a segunda metade do ano promete ser igualmente emocionante. Renovações, novas versões e retornos de modelos importantes estão programados para desembarcar por aqui até dezembro.
Confira abaixo os 10 principais lançamentos que causarão grande impacto no mercado brasileiro nos próximos meses:
Guia do Conteúdo
Chevrolet Silverado
A nova Chevrolet Silverado está prevista para retornar ao mercado brasileiro até o final de 2023. A picape fará sua reestreia na versão High Country, a mais luxuosa oferecida nos Estados Unidos. A Silverado será uma aposta da Chevrolet para competir no segmento das picapes grandes de luxo, seguindo os modelos da Ram e Ford F-150.
A versão High Country da Silverado conta com uma série de equipamentos, incluindo seis airbags, faróis full-LED, rodas de liga leve de 20 polegadas, central multimídia de 13,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bose com 7 alto-falantes, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, carregador wireless e muito mais. A picape será vendida no Brasil com o motor 6.2 V8 aspirado de 426 cv e 63,6 kgfm de torque, o mesmo do Camaro, trabalhando em conjunto com um câmbio automático de 10 marchas.
Citroën C3 Aircross
O segundo modelo da Citroën baseado na plataforma do novo C3 está confirmado para breve no mercado brasileiro. O modelo foi revelado na Índia em abril e oferece opções com 5 ou 7 lugares. As informações ainda são escassas, mas sabemos que o C3 Aircross mede 4,32 metros de comprimento, 34 centímetros a mais que o C3, e possui 1,80 metro de largura.
O entre-eixos é de 2,67 metros, 13 centímetros maior que o hatchback, o que possibilita a terceira fileira de bancos. Outro dado revelado pela marca é um vão livre de 200 milímetros para lidar com todos os tipos de terreno. Com essas medidas e opção de 7 lugares, a comparação com a Chevrolet Spin será inevitável.
Fiat Fastback
O Fiat Fastback será o segundo carro da marca com a grife Abarth no Brasil, previsto para chegar no segundo semestre. O modelo já possui uma versão by Abarth, mas receberá um tratamento mais completo da divisão de performance da Stellantis, assim como ocorreu com o Pulse Abarth.
O motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque será mantido, porém o carro receberá modificações mais profundas na calibração, suspensão, direção e freios para proporcionar uma experiência de condução diferenciada. Visualmente, o Fiat Fastback Abarth deve trazer novas rodas e elementos pintados exclusivos. Além disso, contará com diversos emblemas Abarth.
Fiat Strada
A Fiat Strada, que já recebeu uma nova geração, passará por sua primeira reestilização nas próximas semanas. As atualizações no visual e na cabine não devem ser muito profundas, mas a grande novidade estará sob o capô. Para enfrentar a concorrência da nova Chevrolet Montana, a Strada ganhará mais potência.
A picape da Fiat receberá o motor 1.0 turbo do Grupo Stellantis, já conhecido pelos brasileiros por equipar os modelos Fiat Pulse e Fastback. Com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas, a Strada ficará ainda mais atrativa para os consumidores.
Fiat Titano
A Fiat Titano é uma das grandes apostas da marca para o final de 2023. A picape média, desenvolvida em parceria com a Peugeot, inicialmente seria lançada pela marca francesa. No entanto, a Fiat assumiu o projeto devido à sua ampla rede de concessionárias e experiência no segmento de picapes com modelos como Strada e Toro.
A especulação é que a Fiat Titano 2024 seja equipada com um propulsor 2.2 turbodiesel utilizado atualmente pela Fiat Ducato no Brasil. O motor receberá ajustes e deverá entregar entre 180 e 200 cv de potência e entre 40,8 e 45,9 kgfm de torque.
A transmissão será sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4×4 com reduzida. Entre os itens de série, espera-se a presença de câmera 360°, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, seletor rotativo para os modos de condução, bloqueio do diferencial traseiro e assistente de descida. Os bancos serão revestidos em couro e terão ajuste elétrico para o motorista.
Ora 03
A marca Ora, especializada em veículos elétricos e pertencente à GWM, chegará ao Brasil com o lançamento do Ora 03 em agosto. O preço inicial será de R$ 149 mil, menor do que a expectativa inicial da própria marca.
O Ora 03 será oferecido em duas versões: base e GT. A diferença entre elas está na capacidade da bateria, sendo 48 kWh na versão mais barata e 63 kWh na GT. Na China, o Ora 03 possui autonomia declarada de 401 km e 501 km, respectivamente. O motor elétrico no eixo dianteiro é o mesmo nas duas versões, entregando 171 cv e 25,5 kgfm de torque.
Honda ZR-V
O Honda ZR-V chegará ao mercado brasileiro como uma opção intermediária entre o HR-V e o CR-V. Esse modelo se baseia no Civic e tem como alvo o público que busca SUVs maiores, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
O motor do ZR-V será um K20Z5 aspirado de 2.0 litros com duplo comando de válvulas, sem injeção direta, que entrega 157 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT. Não haverá opção flex no Brasil, o que pode ser uma desvantagem em relação aos concorrentes. No entanto, a Honda confia no desempenho e qualidade do conjunto.
Peugeot 208
O Peugeot 208 também receberá uma novidade em breve: o motor 1.0 turbo de três cilindros compartilhado com outras marcas do Grupo Stellantis. A apresentação está prevista para ocorrer em agosto.
Sem alterações, o motor 1.0 turbo entregará 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Esses números são próximos ao desempenho do motor 1.2 turbo oferecido na Argentina na versão GT, com os mesmos 130 cv, mas entregando 23,4 kgfm de torque. O Peugeot 208 utilizará um câmbio automático do tipo CVT simulando 7 marchas.
Novo SUV da Renault
A Renault também não ficará de fora das novidades do segundo semestre. A montadora está desenvolvendo um novo SUV para competir com o Fiat Pulse. O carro será fabricado no Brasil e tem previsão de lançamento até o final de 2023.
Posicionado acima do Kwid e abaixo do Duster, o novo SUV da Renault será a aposta da marca para atrair clientes que buscam um modelo de entrada com características robustas. Os preços devem ficar acima dos R$ 100 mil, conforme a estratégia da Renault em focar em produtos de maior valor agregado.
Volkswagen Saveiro
A Volkswagen Saveiro também passará por uma reestilização para a linha 2024. As mudanças serão pequenas, mas trarão um visual mais próximo dos modelos Virtus e Nivus, com uma nova dianteira com grade alargada e mais integrada aos faróis.
A Volkswagen está lançando a Saveiro 2024 com um visual renovado e detalhes aprimorados. Além disso, o modelo conta com duas novas cores exclusivas, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e vem com recursos de série inéditos no segmento. A picape estará disponível nas concessionárias a partir de 28 de agosto.
Para quem gosta de acompanhar o mercado automobilístico e ficar por dentro das novidades e lançamentos, não deixe de acompanhar o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversas notícias e conteúdos, além de entregar uma Tabela Fipe com milhares de veículos, para você ficar por dentro dos preços do mercado!