Os 10 melhores carros esportivos de 2024!
O mercado de carros novos oferece uma variedade de opções para aqueles que buscam uma experiência de direção emocionante. E para os apaixonados por carros a gasolina, a segmentação de carros esportivos é a escolha óbvia.
Mesmo com tantas outras mudanças ocorrendo em outros segmentos, o mercado de carros esportivos ainda oferece motores potentes, engenharia leve, motores a combustão com alta rotação e excelente dinamismo de direção.
Guia do Conteúdo
A evolução dos carros esportivos: da pista para as ruas do dia a dia
Os carros esportivos surgiram como uma forma de trazer a emoção e a velocidade dos carros de corrida para o dia a dia do motorista comum. Ao longo dos anos, esses carros evoluíram para serem veículos polivalentes, abandonando suas ligações diretas com a corrida, mas mantendo o mesmo objetivo de colocar o motorista no centro da ação e oferecer um produto cada vez mais utilizado.
Com o passar do tempo, a definição de carro esportivo foi ampliada em todas as direções, incluindo desde hatches esportivos até carros de pista afiados como navalhas, agrupados sob a mesma bandeira.
No entanto, para esta lista, limitaremos os carros que se qualificam ao tipo de máquinas sofisticadas em tamanho completo que oferecem aceleração profunda e manuseio elevado, mas que também são adequados para uso tanto na estrada quanto na pista.
Os 10 melhores carros esportivos à venda em 2024
Então, continue lendo enquanto avaliamos os melhores carros esportivos ainda em venda em 2024.
Porsche 911
O Porsche 911 tem uma variedade de modelos com diferentes potências e estilos de carroceria, mas todos são equipados com um motor 3.0 litros turbo de seis cilindros e estão disponíveis com tração traseira ou integral e câmbio manual ou automático.
O modelo Carrera T é considerado o que oferece melhor desempenho e valor, sendo mais próximo dos modelos clássicos dos anos 60 e 70. Apesar de ter se tornado mais refinado e sofisticado, o 911 ainda é um excelente carro para dirigir e se destaca entre seus concorrentes pela usabilidade e apelo esportivo.
BMW M2 Coupé
O BMW M2 Coupé é uma ótima combinação de potência, espaço, compactação e utilidade, com um preço atraente. Embora não seja tão divertido quanto as versões anteriores em algumas situações e tenha um layout ruim de pedal para motoristas no lado direito, o M2 utiliza uma versão ligeiramente reduzida do mesmo motor turboalimentado do M4 e tem 453cv disponíveis.
Com tração traseira e disponível com câmbio manual de seis velocidades, é um carro mais simples e puro para os entusiastas de dirigir. O preço atrativo abaixo de R$439.968,75 é a cereja do bolo para um carro que tem a combinação certa de potência, espaço e preço.
Lotus Emira
O Lotus Emira é um carro esportivo com um chassi bem equilibrado e direção precisa, mas o motor de quatro cilindros pode ser um pouco inferior. O interior é luxuoso e prático, mas o carro é mais pesado do que os modelos anteriores da Lotus. No entanto, ainda é rápido e ágil nas curvas, com direção rápida e sensível.
Porsche 718 Boxster/Cayman GTS 4.0
O Porsche 718 Boxster/Cayman GTS 4.0 é um carro esportivo com um motor de seis cilindros boxer que proporciona desempenho e suavidade. Seu manuseio é amplamente celebrado e sua interação com o motorista é excelente. Embora possa parecer menos desejável em comparação com outros carros nesta lista, é considerado um dos carros mais completos para o motorista.
Audi R8 V10 Performance RWD
O Audi R8 V10 Performance RWD é um carro esportivo com chassi de motor central, motor V10 atmosférico e qualidade de cabine típica da Audi. No entanto, seu preço não é barato e não estará disponível por muito tempo, já que a produção foi encerrada este ano.
Ainda é possível encontrar os últimos exemplares à venda por cerca de R$ 942.820,34, o que o torna uma alternativa interessante ao Porsche 911 de alta gama. Mas é preciso agir rápido para não perder a oportunidade de adquirir esse carro especial.
Alpine A110 R
O modelo Alpine A110 R é uma opção mais séria e com foco em entregar emoções ao volante, com um preço razoável. Possui um corpo de fibra de carbono e bancos esportivos, além de suspensão ajustável e pneus Michelin Pilot Cup Sport 2.
No entanto, o motor de quatro cilindros turbo de 1.8 litros da Renault não possui a potência necessária para realmente testar o chassi equilibrado e com boa aderência. Apesar disso, é um carro divertido de dirigir na estrada e na pista, com controle corporal sólido e direção precisa.
Chevrolet Corvette
O Chevrolet Corvette mudou do motor dianteiro para o motor central em sua oitava geração, o que melhorou sua distribuição de peso, manuseio e potencial competitivo. Apesar de seus problemas de ergonomia e atendimento limitado no Reino Unido, o Corvette C8 oferece um excelente desempenho pelo seu preço, além de um design atraente e uma grande capacidade de carga.
Seu motor V8 tem excelente resposta de aceleração e entrega de potência, assim como uma excelente sonoridade, e seu manuseio é preciso e estável. Embora possa ter alguma dificuldade com a direção e a subesterçada, o Corvette é capaz de resistir ao Porsche 911 em um teste de dupla, e o modelo Z06 é ainda mais impressionante.
Embora sua cabine possa ter alguns problemas de ergonomia e qualidade percebida, o Corvette C8 é uma opção atraente para quem procura um carro esportivo completo.
Jaguar F-Type
O Jaguar F-Type está em sua turnê de despedida, sem nenhum substituto direto previsto. O carro foi bem recebido em seu lançamento em 2013, mas com o tempo, sua popularidade foi diminuindo com a mudança do mercado de carros esportivos.
O modelo agora abrange diferentes faixas de mercado e possui um novo tratamento de estilo. A versão V8 terá um distintivo especial em homenagem ao 75º aniversário dos carros esportivos da Jaguar.
Apesar de ser um carro charmoso e bom de dirigir, sua idade está começando a mostrar falhas, como o interior mal projetado e a diminuição da atratividade visual após o facelift.
Mercedes-AMG SL
O novo Mercedes-AMG SL é um conversível de dois lugares que busca ser mais esportivo do que seus predecessores. Com novo chassi de alumínio e motor V8 biturbo de 470 cavalos, o carro é capaz de atingir 183 mph (aprox. 295 km/h) e acelerar de 0 a 62 mph (aprox. 100 km/h) em 3,9 segundos.
O modelo também oferece opção de direção nas quatro rodas e suspensão adaptativa para uma condução mais confortável. Embora não seja tão ágil como um Porsche 911, o SL é um carro bastante versátil e luxuoso.
Lexus LC 500
O Lexus LC 500 tem um motor V8 carismático e agradável, com uma condução equilibrada e ágil, mas é grande e pesado, e a caixa automática não é ideal para entusiastas. Embora seja identificado como um esportivo GT, ele pode competir com carros como Jaguar F-Type ou Porsche 911.
O interior é luxuoso, mas tem pouco espaço de armazenamento, e a qualidade da condução é prejudicada pelos pneus runflat. Em resumo, o carro é um diamante bruto com algumas falhas, mas ainda assim uma boa opção.