As 10 melhores scooter do mercado internacional!
Os scooters começaram como uma solução de mobilidade de baixo custo que foi recebida com muito amor devido à sua praticidade e acessibilidade. Antes, os scooters não eram considerados veículos de alto desempenho, mas ao longo dos anos temos visto empresas oferecendo scooters com motores iguais ou pelo menos comparáveis às suas opções de motocicletas de nível básico.
Independentemente da idade e experiência, os scooters sempre foram extremamente acessíveis e amigáveis aos pilotos. A postura de pilotagem não é muito agressiva e atrai a todos, incluindo jovens e idosos.
Além disso, eles também são ecologicamente corretos, pois emitem menos gases do que uma motocicleta ou um carro e deixam uma pegada de carbono menor.
Guia do Conteúdo
Suzuki Burgman 200: Desempenho e Economia em um Pacote Compacto
O Suzuki Burgman 200 possui um motor monocilíndrico SOHC refrigerado a líquido de 200 cc com sistema de injeção eletrônica de combustível. Possui suspensão tipo braço oscilante telescópico na frente, juntamente com um monoamortecedor na traseira. Possui freios a disco duplo e ABS para uma pilotagem segura e esportiva.
Possui um tanque de combustível de 2,8 galões que garante que haja combustível suficiente no tanque o tempo todo. O sistema de partida silenciosa e o recurso de start-stop inteligente da Suzuki contribuem para uma pilotagem urbana mais econômica. Este último interrompe o motor dentro de cinco segundos de marcha lenta e o reinicia perfeitamente ao girar o acelerador. O Burgman 200 possui uma roda traseira maior de 12 polegadas, para melhorar a qualidade da pilotagem.
No entanto, os ajustes na suspensão resultam em uma pilotagem mais rígida, reduzindo a capacidade de absorver solavancos de maneira eficaz em comparação com os modelos anteriores. O desempenho de frenagem também é aprimorado em comparação com as versões anteriores. O Burgman 200 mantém sua capacidade de armazenamento sob o assento de 10 galões, compartimento de armazenamento e uma tomada de 12 V abaixo do guidão.
- Motor: 200 cc, monocilíndrico, SOHC refrigerado a líquido
- Dimensões: Comprimento total – 80,9 pol., Largura total – 29,1 pol., Distância entre eixos – 57,7 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): 110/90-13, sem câmara / 130/70-12, sem câmara
- Eficiência de Combustível: 60 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco único, ABS / Disco único, ABS
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico, mola helicoidal, amortecido a óleo / Tipo balança oscilante, amortecedor único, mola helicoidal, amortecido a óleo
- Peso: 359 lb. – 360 lb.
Honda PCX150: Estilo e Conforto em um Pacote Compacto
A linha Honda PCX tem sido elegante e agradável em seu design e desempenho, respectivamente, desde o início. Com características como um motor de 157 cc refrigerado a líquido e linhas elegantes, o scooter PCX chama a atenção enquanto oferece uma boa autonomia com seu tanque de combustível de 2,1 galões e conforto por meio de seu chassi bem ajustado e dois amortecedores traseiros, agora com maior curso.
Com um peso de 288 lbs, é um scooter agradável para pilotar. É compacto o suficiente para navegar no trânsito e estacionar em espaços apertados, oferece suspensão telescópica na frente, juntamente com amortecedores duplos na traseira com bastante curso. Oferece freio a disco na frente acompanhado de tambor na traseira, mantendo a esportividade com uma evidente redução de custos.
O PCX oferece uma experiência de pilotagem confortável com sua posição de assento, espaço para guardar um capacete fechado e qualidade geral de construção. Lançado no exterior em 2009 como PCX125, ele cresceu para um PCX150 com um motor eSP econômico em combustível. A iluminação LED foi adicionada nos anos seguintes e o PCX150 foi introduzido no mercado dos EUA em 2015. O chassi do scooter foi melhorado em 2018 e, em 2021, foi renomeado simplesmente como PCX.
- Motor: 156,9 cc, refrigerado a líquido, monocilíndrico de 80º
- Dimensões: Comprimento total – 80,9 pol., Largura total – 30,1 pol., Distância entre eixos – 51,7 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): 110/70-14 / 130/70-13
- Eficiência de Combustível: 90 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco único de 220 mm; ABS / Tambor acionado por haste de ligação de 130 mm
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico de 31 mm; curso de 3,9 pol. / Amortecedores duplos hidráulicos; curso de 3,7 pol.
- Peso: 288 lb.
Kymco X-Town 300i: Potência e Manuseio Fácil em um Pacote Versátil
O Kymco X-Town 300i combina uma boa faixa de potência com fácil manuseio, tornando-o uma excelente escolha para pilotos que buscam uma experiência versátil com scooters. Em termos de qualidade de pilotagem, o 300i equilibra entre maciez e firmeza, tornando-o adequado para manobras na cidade. Seu peso de 407 lbs permite um fácil manuseio e a sela macia contribui para uma pilotagem confortável. O motor monocilíndrico de 275cc oferece potência suficiente para o deslocamento urbano.
- Motor: 275,6 cc SOHC, monocilíndrico de 4 tempos, 2 válvulas
- Dimensões: Comprimento – 83,6 pol., Largura – 31,5 pol., Altura – 54,5 pol., Distância entre eixos – 60,8 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): 120/80-14 / 150/70-13
- Eficiência de Combustível: 65 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco hidráulico, ABS / Disco hidráulico
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico com curso de 4,33 pol. / Amortecedor duplo com ajuste de pré-carga de 5 etapas, curso de 3,94 pol.
- Peso: 407,8 lbs
Yamaha XMAX 300: Desempenho e Conveniência Urbana em Harmonia
O scooter Yamaha X-MAX 300 é estrategicamente posicionado para aproveitar o crescente mercado de scooters de médio porte. O X-MAX 300 oferece uma combinação harmoniosa de competência na estrada e conveniência urbana.
A renovação estética da Yamaha para o scooter é evidente, refletindo linhas nítidas e um acabamento premium. Uma introdução notável é a ignição sem chave, que se traduz em conveniência moderna. Em termos de desempenho, o X-MAX 300 afirma sua autoridade com um aumento discernível de potência em relação aos seus antecessores X-MAX 250.
A adição de recursos de segurança, controle de tração, sistema de freios antibloqueio (ABS) e freios responsivos, aprimora seu apelo como um scooter urbano seguro. O X-MAX 300 é excepcionalmente estável mesmo em altas velocidades.
- Motor: 292 cc, refrigerado a líquido, 4 tempos, monocilíndrico SOHC de 4 válvulas
- Dimensões: 86,0 pol x 30,5 pol x 55,7 pol
- Pneus (Frente/Traseira): 120/70-15 Dunlop® Scoot Smart / 140/70-14 Dunlop® Scoot Smart
- Eficiência de Combustível: Tanque de 3,4 galões
- Freios (Frente/Traseira): Disco hidráulico, 267 mm; ABS / Disco hidráulico, 245 mm; ABS
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico de 33 mm; curso de 4,3 pol. / Amortecedores duplos; curso de 3,1 pol.
- Peso: 288 lb.
Piaggio MP3 500/530 HPE: Segurança e Desempenho em um Pacote Inovador
A mais recente adição da Piaggio à sua linha MP3 reverse trike é a Exclusive 530 HPE, que possui um novo motor de 530 cc com 44 cavalos de potência. Comercializado como o “scooter mais seguro do mundo”, possui recursos avançados de segurança para o piloto. O MP3, projetado com uma configuração de três rodas para aumentar a estabilidade e a aderência, ganhou popularidade com mais de 230.000 unidades vendidas desde 2006, especialmente em países europeus onde é acessível com a carteira de motorista de carro.
Um display TFT de sete polegadas e o aplicativo MIA da Piaggio facilitam a conectividade do smartphone para navegação e outros recursos. As melhorias de segurança incluem frenagem combinada, ABS, controle de tração ASR e um sistema avançado de auxílio ao piloto (ARAS) com detecção de ponto cego e Sistema de Auxílio à Decisão de Mudança de Faixa (LCDAS) para melhorar a percepção da situação. Apesar de seu peso, a Piaggio pretende dominar o segmento inclinável de triciclos reversos com seus recursos avançados e a ausência de concorrentes como o Yamaha Niken.
- Motor: Monocilíndrico, 4 tempos – hpe
- 530 cc SOHC, 4 válvulas
- Dimensões: Comprimento total – 80,9 pol., Largura total – 30,1 pol., Distância entre eixos – 51,7 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): Dianteiro 110/70-13” (x2) / Traseiro 140/70-14’’
- Eficiência de Combustível: 62 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco duplo Ø 258 mm / Disco Ø 240 mm
- Suspensão (Frente/Traseira): Sistema de suspensão do tipo paralelogramo / Molas helicoidais e amortecedores
- Peso: 573 – 617 lb.
Honda ADV 160: Estilo e Conforto em um Pacote Robusto
Com seu estilo descolado e cores foscas, o Honda ADV 160 é feito para ser notado. Ele vem com recursos como ABS, start-stop e um novo sistema de controle de tração.
O ADV 160 possui um visual moderno e robusto, com cores foscas na carroceria. Ele vem com muitos recursos, incluindo ABS, start-stop e um novo sistema de controle de tração. O scooter tem melhor desempenho em relação ao modelo anterior.
Apresentando uma aparência moderna e robusta com cores foscas na carroceria, inclui recursos como ABS, start-stop e um sistema de controle de tração.
Motor: 157 cc, refrigerado a líquido, monocilíndrico de 80º
Dimensões: Distância entre eixos – 52,1 pol., Altura do assento – 30,7 pol.
Pneus (Frente/Traseira): 110/80-14 / 130/70-13
Eficiência de Combustível: 134 mpg
Freios (Frente/Traseira): Disco único de 240 mm; ABS / Tambor de 131 mm
Suspensão: Garfo telescópico Showa® de 31 mm; curso de 5,1 pol.
Peso: 294 lb.
Yamaha ZUMA 125: Design Elegante e Ergonomia Confortável
O Yamaha ZUMA 125 é um ótimo scooter com seu design elegante e ergonomia confortável. Repleto de recursos práticos, o ZUMA combina estilo com funcionalidade. Seu desempenho esportivo e fácil manobrabilidade no trânsito urbano o tornam uma ótima opção entre um amplo público.
As melhorias da Yamaha, como rodas mais leves e suspensões revisadas, criam um triângulo perfeito para o piloto. Ele também é uma das opções mais acessíveis desta lista e se destaca por sua abordagem minimalista. Não se gaba de recursos orientados para o desempenho, é apenas um bom e velho scooter para ir do ponto A ao ponto B sem complicações.
Motor: 125 cc, refrigerado a líquido, SOHC monocilíndrico de 4 tempos com 4 válvulas
Dimensões: 75,6 pol x 29,9 pol x 45,3 pol
Pneus (Frente/Traseira): 120/70-12 / 130/70-12
Eficiência de Combustível: 101 mpg
Freios (Frente/Traseira): Freio a disco / 245 mm / disco único com pinça de pistão duplo
Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico com curso de 3,2 pol.
Peso: 282 lb.
Suzuki Burgman 400: Potência e Conforto em uma Experiência Estendida
O Suzuki Burgman 400 pode ir além de pequenos trajetos, com seu tamanho e potência substanciais facilitando viagens mais extensas. Notavelmente, o Burgman 400 possui um painel TFT de 7 polegadas fácil de usar com navegação simplificada e conectividade.
O scooter é versátil em diferentes cenários. Sua capacidade de lidar confortavelmente com viagens mais longas, impulsionada por uma velocidade máxima superior a 90 mph, juntamente com amplo espaço de armazenamento e assentos confortáveis para o piloto e passageiro, destaca sua adaptabilidade. Seguir sua programação de manutenção garantirá sua confiabilidade contínua.
- Motor: 400 cc, monocilíndrico, refrigeração líquida, DOHC80º
- Dimensões: Comprimento total – 88,0 pol., Largura total – 30,1 pol., Altura total – 53,1 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): 120/70-15M/C, sem câmara / 150/70-13M/C, sem câmara
- Eficiência de Combustível: 90 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco único, gêmeo de 260 mm, equipado com ABS / Disco único de 210 mm, equipado com ABS
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico, mola helicoidal, amortecido a óleo / Tipo balança oscilante, amortecedor único, mola helicoidal, amortecido a óleo
- Peso: 481 lb.
BMW C 400 GT: Estilo e Tecnologia em um Pacote Elegante
A BMW C 400 GT possui uma tela elétrica, ignição sem chave, luzes LED e um compartimento flexível de 8 galões. O design do scooter é baixo e relaxado, mas ainda se sente esportivo e ágil. O C 400 GT possui um motor monocilíndrico refrigerado a água de 350 cc que produz 34 cv a 7500 rpm e 26 lb-ft a 5750 rpm.
O scooter pode atingir uma velocidade máxima de 86 mph e oferece melhor eficiência de combustível com seu tanque de combustível de 3,4 galões, proporcionando uma autonomia de mais de 200 milhas.
Equipado com recursos como navegação passo a passo e amplo espaço de armazenamento sob o assento, o 400 GT oferece praticidade e tecnologia avançada. A inclusão do controle de tração melhora a segurança e estabilidade em condições climáticas adversas.
- Motor: 350 cc, refrigerado a água
- Dimensões: Altura do assento – 30,5 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): 120/70 R15 / 150/70 R14
- Eficiência de Combustível: 63 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Freio duplo a disco, rígido, diâmetro de 10,4 pol., Pinças de 4 pistões / Freio a disco único, diâmetro de 10,4 pol., Pinça flutuante de 1 pistão
- Suspensão (Frente/Traseira): Garfo telescópico com diâmetro de 35 mm / Braço oscilante duplo em alumínio, amortecedores helicoidais, pré-carga ajustável
- Peso: 472 lb.
Vespa GTS300 (HPE): A Elegância e o Poder da Vespa Aperfeiçoados
A Vespa GTS 300, lançada em 2023, representa uma versão atualizada do icônico scooter a gasolina de quatro tempos da Vespa. A linha de modelos nos EUA inclui o GTS, Super, Super Sport e Super Tech, com o Super Sport com preço de US$ 8.099.
O modelo top de linha Super Tech, custando cerca de US$ 9.000, oferece recursos avançados como uma tela TFT colorida e espaço de armazenamento com iluminação LED. Embora o GTS possua um design atraente, sua qualidade de pintura tem algum efeito “casca de laranja”, mas mantém seu visual clássico inspirado na aviação da história da Vespa.
Alimentado por um motor monocilíndrico de 278 cc refrigerado a água com injeção eletrônica de combustível e transmissão automática CVT, o GTS oferece potência suave e gerenciável. Ele atinge a faixa vermelha em cerca de 24 cv e uma velocidade máxima de 77 mph, tornando-o adequado para rodovias.
O scooter oferece aceleração decente para deslocamentos urbanos e possui suspensão aprimorada também. Os freios foram atualizados para melhor resposta e distâncias de frenagem, e o GTS possui ABS em tempo integral para maior segurança. Os controles do scooter são fáceis de usar, possui fechaduras eletrônicas, espaço de armazenamento decente e iluminação LED moderna.
- Motor: Monocilíndrico, 4 tempos
- 278 cc, SOHC, 4 válvulas
- Dimensões: Comprimento total – 76,7 pol., Largura total – 30,3 pol., Altura total – 56,6 pol.
- Pneus (Frente/Traseira): Sem câmara 120/70 – 12 pol. / Sem câmara 130/70 – 12 pol.
- Eficiência de Combustível: 73,3 mpg
- Freios (Frente/Traseira): Disco hidráulico, gêmeo de 220 mm, equipado com ABS / Disco hidráulico, único de 210 mm, equipado com ABS
- Suspensão (Frente/Traseira): Braço de ligação único com mola helicoidal e amortecedor monoamortecedor hidráulico / Amortecedores traseiros duplos com mola helicoidal com pré-carga com ajuste de altura em 4 posições
- Peso: 347 lb.
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Reportagem interessante… pena que faltou a Maxsym 400i. 400cc da SYM (uma das maiores fabricantes do mundo) que é montada e distribuida no Brasil pela Dafra. Uma moto confortável, excelente de rodar, econômica e muito querida por muitos que não abre mão de suas qualidades e beleza. Realmente uma pena terem esquecido dela.