Reveladas Marcas de Veículos que Abandonaram a Exclusividade dos Carros Elétricos!
Com o anúncio da Europa de banir carros a combustão até 2035, a corrida por carros elétricos começou. No entanto, as montadoras estão enfrentando alguns obstáculos nesse caminho. Os consumidores não aderiram tanto quanto o esperado e as empresas estão revendo suas estratégias.
A Audi, por exemplo, segue comprometida em lançar uma ampla variedade de modelos movidos a bateria. No entanto, a marca decidiu investir também em carros a combustão. Um exemplo disso é a nova geração do A5, que substituiu o A4.
A Aston Martin tinha planos ambiciosos de lançar seu primeiro carro elétrico em 2025 e se tornar totalmente elétrica até 2030. No entanto, Lawrence Stroll, executivo da marca, afirmou recentemente que sempre haverá demanda por carros a combustão e que a empresa não vai parar de produzi-los. O carro elétrico da Aston Martin agora está previsto para ser lançado apenas em 2027.
A Bentley também adiou seus planos de eletrificação. O primeiro carro elétrico da marca estava programado para 2025, mas foi adiado para 2027. Além disso, a empresa planeja vender apenas carros elétricos a partir de 2033, em vez de 2030 como previsto anteriormente. A baixa demanda dos consumidores por carros elétricos, mesmo os de luxo, levou a Bentley a pausar seus planos.
A Ford também está revendo sua estratégia. Primeiro, a empresa decidiu desistir de vender carros que não fossem Mustang, SUVs e picapes. No entanto, agora está considerando trazer de volta o Fiesta e o EcoSport. Além disso, a empresa tomou prejuízo com carros elétricos e recentemente afirmou ser contra marcas que impõem os elétricos aos consumidores.
A General Motors (Chevrolet, Cadillac, entre outras marcas) também está mudando seus planos. A CEO Mary Barra havia afirmado que nenhum carro do grupo seria vendido com motor a combustão após 2035, inclusive no Brasil. No entanto, a empresa está investindo em carros híbridos, pois percebeu que a transição total para a eletrificação não é viável.
A Genesis, subsidiária de luxo da Hyundai, tinha planos de se tornar uma fabricante de carros elétricos. No entanto, devido à alta demanda por híbridos e à desaceleração no crescimento dos carros elétricos, a marca está revendo seus planos. A Genesis ainda está encontrando seu espaço entre as marcas Audi, BMW e Mercedes.
O grupo JLR (Land Rover e Jaguar) também está revendo seus planos de eletrificação. A Land Rover planejava lançar seis carros elétricos até 2026, mas reduziu esse número para quatro. A Jaguar, por sua vez, continua firme em sua estratégia de carros elétricos e pretende elevar o patamar de seus modelos.
A Mercedes-Benz também está fazendo ajustes em sua estratégia. Após não obter o sucesso esperado com seus modelos EQ e cancelar as novas gerações do EQS e EQE, a empresa decidiu não vender apenas carros elétricos a partir de 2030. A maioria dos novos modelos da marca terá opção elétrica convivendo com a variante a combustão, não mais sendo modelos separados. Essa transição começará com o CLA.
A Porsche, embora nunca tenha prometido vender apenas carros elétricos, percebeu a necessidade de ajustar sua estratégia de eletrificação. A empresa confirmou que a próxima geração do Cayenne terá uma variante a combustão com motor V8, pois a demanda originalmente prevista não é tão forte quanto o esperado.
Recentemente, a Volkswagen notou uma alta demanda por carros híbridos e uma desaceleração no crescimento dos carros elétricos. Embora não tenha abandonado completamente a linha ID, a empresa está adiando a conversão total para veículos totalmente elétricos em favor de modelos parcialmente eletrificados. No Brasil, os híbridos são a prioridade no momento.
Mesmo após anos prometendo fabricar apenas carros elétricos, a Volvo também está revendo seus planos. O CEO da empresa afirmou recentemente que será necessário construir uma ponte sólida para os consumidores que ainda não estão prontos para a eletrificação total. Por isso, a Volvo voltará a investir em híbridos, como sempre fez.
É evidente que as montadoras estão enfrentando desafios na transição para os carros elétricos. A baixa demanda dos consumidores e as dificuldades técnicas estão fazendo com que elas reavaliem suas estratégias e adiem seus planos de eletrificação. O futuro dos carros elétricos ainda está em aberto, mas uma coisa é certa: a jornada rumo à mobilidade sustentável não será tão rápida quanto se imaginava.