5 motores mais confiáveis do mercado!

Alguns automóveis são muito procurados e valorizados no mercado de carros usados devido à resistência de seus motores mais confiáveis.

Eles são conhecidos por serem quase “inquebráveis”, especialmente se o proprietário seguir o cronograma de manutenção adequado contido no manual do proprietário.

Os automóveis mais resistentes e valorizados no mercado de usados com os motores mais confiáveis!

Abaixo, listamos cinco exemplos de carros robustos, que têm vantagens como baixo custo de manutenção e facilidade de reparo. Isso significa que esses motores geralmente não precisam de muitos reparos e dão menos trabalho – e dinheiro – para os mecânicos. Confira a lista dos motores mais confiáveis!

Volkswagen AP (1985-2012)

Um dos motores mais famosos e respeitados da indústria brasileira foi lançado em 1985. O conjunto, conhecido como EA827, foi utilizado pela primeira vez nos modelos 86 do Gol, Voyage, Saveiro e Parati, equipados com o motor AP-600 1.6 a álcool, que produzia 85 cv.

5 motores mais confiáveis do mercado!
O motor EA827 de 1,8 litros de um Biagini Passo LX 1.8 1.8 de 1992 – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Ao mesmo tempo, também foi lançado o AP-800 1.8, com 94 cv, utilizado nos modelos Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. O motor AP (Alta Performance) foi muito bem-sucedido no Gol GT, que possuía o modelo mais potente, o AP-800 S, com uma potência declarada de 99 cavalos.

A Volkswagen escondeu a verdadeira potência de 106 cavalos para evitar um imposto maior aplicado a veículos com mais de 100 cavalos. Este motor é conhecido pela sua durabilidade e resistência, o que o tornou popular entre preparadores devido à variedade e disponibilidade de peças a um preço relativamente acessível.

Até hoje, é o motor mais procurado para preparações pesadas.

Fiat Fiasa (1976-2004)

A história de sucesso da Fiat no Brasil começou em 1976, com a inauguração da fábrica em Betim (MG). Nesse mesmo ano, o modelo 147 foi equipado com o motor Fiasa, de 1.049 cm³, carburador de corpo simples e 48 cv de potência, projetado pelo engenheiro Aurelio Lampredi.

Esse conjunto foi muito popular nas décadas seguintes e até passou por mudanças, como a versão com cilindrada reduzida para 994 cm³ nos anos 90, para se adequar ao novo programa do governo.

O motor Fiasa também foi adotado em outros modelos, como o Palio EL, que tinha um propulsor de 1,5 litro e 76 cv de potência. Conhecido por sua durabilidade e baixo custo de manutenção, a linha Fiasa foi utilizada até 2004, quando o Uno Mille adotou o motor Fire, ainda em produção no Mobi.

Ford CHT (1968-1996)

Mesmo enfrentando críticas, a Ford utilizou o motor CHT por muitos anos. Curiosamente, sua origem remonta à França. A Willys-Overland detinha os direitos do “Projeto M”, que foi desenvolvido pelas engenharias da Renault e da Willys brasileira, e foi assim que o motor chegou à Ford. Em 1968, o Corcel foi lançado com um motor de 1,3 litro e 68 cv.

No ano seguinte, a versão GT ganhou um carburador de corpo duplo Solex (fabricado na França) e um novo coletor de admissão, alcançando 80 cv. O motor passou por várias evoluções ao longo dos anos, e em 1979, já com o Corcel II em cena, foi lançado um motor 1.6 movido a etanol, que recebeu muitos elogios.

GM Família II (1982-2012)

Se você já teve a oportunidade de dirigir um Chevrolet, é provável que tenha dirigido um carro com motor da Família II. Ele foi lançado no Monza, um projeto global que, no mercado brasileiro, foi inspirado no Opel Ascona. A primeira versão da Família II, que tinha um motor de 1,6 litro com carburador de corpo simples, foi usada no Monza.

O carro tinha 75 cv quando abastecido com gasolina e 72 cv quando abastecido com etanol. Posteriormente, os motores 1.8 (86 cv) e 2.0 (110 cv) foram introduzidos no mercado.

Em 1990, o último modelo recebeu uma injeção eletrônica que aumentou sua potência para 116 cv, o que foi um grande sucesso. Todos esses motores tornaram-se conhecidos por sua durabilidade e facilidade de manutenção, em parte devido ao baixo custo de manutenção e à ampla disponibilidade de peças no mercado de reposição.

Honda K20 (2007-2013)

A série K de motores da Honda surgiu em 2001, sendo originalmente instalada no Civic EP3 Type R, Integra Type R e na minivan Honda Stream. O badalado K20 ficou famoso no Brasil com o primeiro Honda Civic Si nacional. Lançado em 2007, ele trazia um 2.0 16V i-VTEC aspirado, que rendia 192 cv a espantosos 7.800 rpm.

O conjunto de motor que gira mais do que outros propulsores tornou-se conhecido e popular entre os preparadores de carros, devido à grande quantidade de peças e “receitas” disponíveis no mercado estrangeiro.

Assim como outros motores japoneses, é importante realizar as revisões regulares e manter a manutenção em dia para evitar problemas. Seguindo esses passos básicos, qualquer proprietário pode rodar milhares de quilômetros sem preocupações.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário