Os 6 Modelos de Carros que Deixarão de Ser Produzidos no Brasil em 2024!
A expressão “sair de linha” pode causar alguma confusão. Significa que o veículo não está mais sendo vendido? Ele ainda pode ser produzido?
Vale ressaltar que essa lista foi elaborada com base no critério de modelos que pararam ou pararão de ser produzidos em 2024, independentemente de ainda estarem à venda ou não. Confira abaixo:
JAC iEV330P
Apesar de não ser um nome tão conhecido – e até um pouco complicado – a JAC iEV330P foi a primeira picape média elétrica do Brasil. Esse modelo abriu caminho para as caminhonetes chinesas elétricas que estão chegando ao mercado brasileiro, inclusive para a sua sucessora, a JAC Hunter, que virá com opção de motor elétrico e a combustão.

A intenção da montadora é interromper as vendas da iEV330P assim que a Hunter começar a ser comercializada, o que deve ocorrer ainda este ano, entre setembro e agosto, conforme apurado pela Mobiauto.
Enquanto aguarda a chegada da sua sucessora, a iEV330P continua disponível com seu trem de força elétrico alimentado por baterias de 67 kWh. Essa usina produz 150 cavalos de potência e 33,6 kgfm de torque, além de ter uma autonomia declarada de 320 km. Vale destacar que a Hunter também contará com esse mesmo motor elétrico, porém com algumas pequenas modificações.
Nissan Leaf
O Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico a ser vendido em larga escala no mundo e o primeiro a ser vendido no Brasil. No entanto, mesmo com todo pioneirismo, o modelo teve sua produção descontinuada internacionalmente em abril deste ano.

Embora não seja mais importado para o Brasil, o Nissan Leaf ainda está disponível para o público, mas de forma não convencional. O carro não pode ser comprado, apenas alugado por meio do programa Nissan Move.
Portanto, aqueles que se interessarem pelo aluguel do hatch elétrico ainda poderão desfrutar dos 150 cv e 32,6 kgfm gerados pelo seu motor elétrico. Esse conjunto é alimentado por uma bateria de 40 kWh, que proporciona uma autonomia elétrica de 192 km.
Toyota Yaris
Inicialmente, esperava-se que tanto o Yaris hatch quanto o sedã saíssem de linha em 2024. No entanto, parece que os planos mudaram e apenas o sedã deixará o mercado brasileiro nos próximos meses, segundo apuração da Revista Quatro Rodas.

Essa decisão se deve ao baixo número de emplacamentos do sedã (9.772 unidades até junho) e ao desejo da marca de manter parcialmente a produção do motor 1.5 flex. Esse propulsor equipa a linha Yaris e será usado no Toyota Yaris Cross, facilitando a produção futura do SUV da montadora.
A fabricação do Yaris sedã continua e o modelo ainda pode ser adquirido normalmente. O motor, como mencionado anteriormente, é um 1.5 flex que gera 105/110 cavalos de potência com gasolina e etanol, respectivamente, além de um torque máximo de 14,9 kgfm.
Renault Logan
No início do ano, era esperado que o Renault Logan fosse descontinuado para liberar espaço na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a produção do Kardian.

Além disso, o cancelamento da nova geração do Logan para o Brasil era mais um indício de que o carro não teria mais futuro por aqui. No entanto, o modelo continua em produção.
Desde 1º de janeiro de 2024, o Logan vem sendo fabricado com controle eletrônico de estabilidade (ESP), item obrigatório em todos os veículos do Brasil. A inclusão desse item foi uma espécie de sobrevida para o carro, mas ainda existe a possibilidade de ele sair de linha ainda este ano.
O Logan é comercializado sempre com o mesmo conjunto motriz, composto por um motor 1.0 aspirado de 82/85 cv (G/E) e torque máximo de 10,5 kgfm. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.
Renault Stepway
A situação do Renault Stepway é praticamente a mesma do Logan. Esperava-se que o modelo fosse descontinuado este ano, mas na verdade ele recebeu o ESP e continuou sendo fabricado. Também existe a possibilidade de ele sair de linha ainda este ano.

O Stepway, que ainda faz parte do catálogo da marca, é vendido com o mesmo motor do Logan. Portanto, ele também oferece até 85 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, além de estar acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
Peugeot 2008
O novo Peugeot 2008 já foi visto em testes no Brasil algumas vezes e tem data marcada para chegar ao mercado nacional, conforme apurado pela Mobiauto. Embora a nova geração do SUV ainda não tenha sido lançada, a produção nacional do antigo 2008 na fábrica de Porto Real (RJ) já foi descontinuada.

Conforme mencionado em outro artigo da Mobiauto, as últimas unidades do modelo estão sendo vendidas com descontos que chegam a R$ 20 mil. No estoque restante, é possível encontrar duas opções de motorização: 1.6 e turbo THP.
O motor 1.6 aspirado flex gera até 120 cv e 15,4 kgfm de torque e está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Já o motor turbo 1.6 THP também está ligado à mesma transmissão e oferece uma potência máxima de 173 cv e torque de 24,5 kgfm.
Fonte: Mobiauto