Cuidado com a chuva: 9 dicas para dirigir na chuva com segurança!

As intensas precipitações no sudeste, sobretudo no Rio de Janeiro, têm deixado os moradores preocupados, principalmente em relação ao tráfego. Por essa razão, reunimos nove sugestões para que você saiba como dirigir na chuva e em regiões alagadas com segurança.

Essas orientações são úteis para prevenir acidentes e danos permanentes ao seu carro. Fique atento!

9 dicas para dirigir na chuva!

Acompanhe as dicas de dirigir na chuva e em regiões alagadas com segurança.

Elabore seu trajeto

Segundo o especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, a primeira medida a ser tomada antes de iniciar uma viagem é aumentar a cautela com o trajeto a ser percorrido.

Cuidado com a chuva: 9 dicas para dirigir na chuva com segurança!
Veja como dirigir na chuva com segurança – Fonte/Reprodução: original.

“Evite que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, sugere-se buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em local seguro e aguardar., pois  o risco de aquaplanagem é considerável. Esteja atento ao percurso, aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos.”

Destaca Laures.

Sempre fique 3 vezes mais atento que o normal.

Permaneça atento à possibilidade de aquaplanagem.

Durante as chuvas fortes, muitos motoristas ficam preocupados com a possibilidade de aquaplanagem, o que pode fazer com que percam o controle do carro.

De acordo com especialistas, é importante retirar o pé do acelerador sem acionar o freio ou mexer no volante até que os pneus voltem a ter contato com o chão.

Mantenha uma distância mais ampla do veículo que está à sua frente

Quando se trata de dirigir em ruas alagadas, é importante lembrar dessa dica valiosa: mantenha uma distância segura do carro da frente. Além de evitar colisões, isso lhe dará mais tempo e espaço para manobras emergenciais, como frear repentinamente ou desviar de obstáculos à sua frente.

Mantenha uma distância mais ampla do veículo que está à sua frente
Mantendo distância ao dirigir na chuva – Fonte/Reprodução: original.

Portanto, sempre que estiver enfrentando uma rua alagada ou condições climáticas adversas, mantenha a calma e dirija com atenção e cuidado.

Treine a condução preventiva

Uma das principais dicas é manter a marcha reduzida com aceleração contínua, o que ajuda a evitar derrapagens e perda de controle do veículo. Além disso, é recomendado priorizar uma velocidade moderada, para que seja possível frear com segurança em caso de imprevistos.

Estas são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença para garantir a segurança no trânsito em dias de chuva.

Adote algumas precauções de segurança no trajeto

Outra das principais dicas é não acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso. Isso porque, ao fazer essas manobras, a força do motor pode ser transferida para as rodas e fazer com que o veículo perca a aderência com o solo molhado, resultando em derrapagens e possíveis colisões.

Portanto, para garantir a segurança de todos, é fundamental manter a velocidade baixa e evitar manobras bruscas enquanto se dirige em áreas alagadas.

Escolha utilizar os faróis baixos

Manter os faróis do carro na posição baixa durante a chuva é importante para tornar seu veículo mais visível para outros motoristas e pedestres.

Evite utilizar o pisca-alerta a todo custo

Laures explica que esse comportamento pode causar confusão em outros motoristas, pois eles podem pensar que o carro está parado, o que pode aumentar o risco de acidentes. Ele orienta a evitar essa prática.

Marque uma avaliação do seu carro

É muito comum que, após enfrentarmos uma tempestade ou alagamento, os carros sofram danos em seus componentes elétricos. Por isso, é importante agendar uma revisão do veículo para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que não haja nenhum dano ou oxidação que possa comprometer a segurança e o desempenho do carro.

Marque uma avaliação do seu carro
Avaliação de um carro antes de dirigir na chuva – Fonte/Reprodução: original.

Além disso, uma revisão também pode ajudar a identificar possíveis problemas que possam surgir no futuro, evitando prejuízos maiores. Portanto, não deixe de cuidar bem do seu carro e faça a revisão sempre que necessário.

Se necessário, deixe o veículo para trás.

Em dias de fortes chuvas, é comum que algumas áreas fiquem inundadas em um curto espaço de tempo. Nestas situações, é importante prestar atenção no nível da água, pois se ele subir rapidamente, pode colocar a vida em risco.

O Corpo de Bombeiros orienta que, caso o nível da água alcance a linha da porta do veículo, é recomendável abandoná-lo e buscar um local seguro para se abrigar. A segurança deve ser sempre prioridade em situações de enchentes, evitando riscos desnecessários.

Dicas para uma direção mais eficiente e segura em diferentes condições de clima!

Para dirigir de forma mais eficiente, é recomendado que o motorista mantenha a rotação do motor acima do normal. Isso permite que o carro alcance a velocidade ideal para o ambiente da via, melhorando a tração e a estabilidade do veículo.

Dicas para uma direção mais eficiente e segura em diferentes condições de clima!
Dirigindo num alagamento – Fonte/Reprodução: original.

Em dias de chuva, é seguro ficar no carro desde que os vidros estejam fechados e que não haja contato com as partes metálicas do automóvel. Caso contrário, há o risco de causar um curto-circuito.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Os 6 Modelos de Carros que Deixarão de Ser Produzidos no Brasil em 2024!

A expressão “sair de linha” pode causar alguma confusão. Significa que o veículo não está…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Conheça os SUVs Compactos mais Baratos e Econômicos do Mercado!

Se você está pensando em comprar um SUV compacto, mas não quer gastar muito dinheiro…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Ford enfrenta perdas monumentais de R$5,5 mi com roubo impactante de F-150 Raptor!

A Ford, renomada fabricante de veículos, enfrentou recentemente uma série de roubos em sua linha…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias As 10 Marcas de Carros Preferidas pelos Milionários são mais Modestas do que Parecem!

A Ramsey Solutions, conhecida por sua expertise em finanças pessoais, divulgou recentemente os resultados de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Yamaha Ténéré 700 estará no Brasil em Agosto, mas não para venda

A Yamaha Ténéré 700 está gerando grande expectativa no Brasil. Confirmada pela Yamaha em junho,…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário