A Toyota trará a próxima revolução EV para a indústria?

Muito se tem escrito sobre o papel secundário que a Toyota desempenhou no boom de veículos elétricos puros. A maior fabricante de automóveis do mundo está ficando para trás em relação a muitos de seus concorrentes na corrida de veículos elétricos a bateria (BEV), tanto em termos de produtos quanto de vendas.

Tesla, Volkswagen e marcas de carros chinesas são os novos protagonistas. Mas será que a experiência da Toyota de mais de 20 anos trabalhando com trens de força elétricos e baterias não conta para nada?

Toyota fica em 29º lugar no ranking mundial de vendas de carros elétricos em 2022

Com um total de 22.300 veículos elétricos entregues globalmente, a Toyota ocupa apenas a 29ª posição no ranking mundial de vendas de EVs por montadoras em 2022. Pequenos fabricantes como a Renault, BMW, Ford e muitos novatos chineses registraram mais carros elétricos do que a gigante japonesa.

A Toyota trará a próxima revolução EV para a indústria?
A Toyota e a evolução elétrica – Fonte/Reprodução: Montagem original.

Os veículos elétricos puros representam apenas 0,2% das vendas totais da Toyota, que foram de 10,48 milhões em 2022.

Toyota tem portfólio elétrico limitado em comparação aos concorrentes ocidentais e chineses

O portfólio elétrico da Toyota é limitado a três SUVs (C-HR, bZ4X e Lexus UX) e uma família de vans comerciais (Proace). Para comparação, a BYD, maior fabricante de veículos elétricos da China, lista 13 modelos diferentes, sem incluir vans. O BMW Group tem oito EVs disponíveis.

Na Stellantis, há nove carros elétricos de passageiros e 15 vans. Enquanto a maioria dos concorrentes ocidentais da Toyota concentrava seus esforços e recursos em acelerar a transição, a empresa japonesa estava ocupada melhorando sua tecnologia híbrida.

A história do primeiro carro híbrido de produção em massa do mundo: o Toyota Prius

Lançado em dezembro de 1997, o Toyota Prius se tornou o primeiro carro híbrido de produção em massa do mundo. Isso foi resultado do documento Earth Charter anunciado pela Toyota em 1992, que continha o objetivo de produzir veículos de baixa emissão.

No final dos anos 1990, as emissões de automóveis não eram um assunto quente na indústria. Até setembro de 2022, a marca havia vendido 5,05 milhões de unidades do Prius em quatro gerações.

Toyota: pioneira na adoção de carros elétricos e redução de emissões

A verdade é que a Toyota abriu as portas para o desenvolvimento e adoção de carros elétricos puros, ao mesmo tempo em que reduziu as emissões médias de sua frota ao longo dos anos. Enquanto isso, ela está envolvida em powertrains elétricos e baterias há mais tempo do que as marcas que agora lideram o ranking global de BEV.

Se há uma característica que melhor descreve a Toyota, é a sua habilidade em entender os mercados globais. Diferente de qualquer outro fabricante de carros, a Toyota está presente em quase todos os países, graças à sua ampla gama de produtos que se adaptam às necessidades dos diferentes consumidores.

Toyota é a marca mais confiável e popular em diversas regiões do mundo

A Toyota é a primeira escolha para compradores de carros novos na África, Oriente Médio, Japão, Sudeste Asiático e Oceania. É a marca não americana mais atraente nos Estados Unidos, a segunda fabricante mais popular na China, a terceira mais popular na América Latina e a quinta mais popular na Europa. Os carros do fabricante japonês são populares porque são confiáveis. Os motoristas confiam neles.

Toyota planeja ingressar no mercado de veículos elétricos com baterias de longa duração

Os planos “elétricos” anunciados em junho, que preveem o desenvolvimento de baterias capazes de viajar até 840 km a partir de 2026 e 1.260 km com uma única carga após 2028, são apenas o começo da recuperação. O objetivo é ingressar no boom dos veículos totalmente elétricos quando a demanda estiver bem estabelecida e depois de se inspirar nos grandes fabricantes de hoje.

Assim que tiver tudo no lugar, a Toyota pode estar convenientemente pronta para atacar graças ao seu tamanho, know-how e presença internacional – três elementos que a Tesla ainda está construindo.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Volkswagen Saveiro: Confira os Principais Problemas Antes de Adquirir sua Picape Compacta!

A Volkswagen Saveiro é uma das picapes compactas mais populares do mercado brasileiro, sendo amplamente…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Veja Como Sobreviver ao Mau Tempo nas estradas com Segurança!

A chegada da depressão Jana está trazendo sérias condições meteorológicas para Portugal nos próximos dias….

Gabriel Schmoller
Notícias Hyundai prepara lançamento de SUV mais acessível para competir com Fiat Pulse e Renault Kardian!

A Hyundai está preparando o lançamento de um novo SUV que promete ser uma opção…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Focus é aposentado pela Ford e você vai se surpreender com os motivos

A Ford acaba de anunciar uma mudança radical na sua linha de produtos e isso…

Michael Luis
Notícias Por que Volkswagen Taos, Tiguan e Jetta não pagam as tarifas de Trump?

A guerra comercial entre os EUA e seus parceiros do USMCA (Estados Unidos-México-Canadá) ganhou novo…

Michael Luis
Deixe seu comentário