Agrale Marruá 2024: Preço, Ficha Técnica, Consumo e Fotos

Hoje vamos falar sobre essa máquina de guerra brasileira, o Agrale Marruá 2024, ele é o que seria o nosso Hummer, uma picape 4×4 robusta, perfeita para trabalhos pesados, especialmente para empresas que precisam de um veículo perspicaz para terrenos mais desafiadores.

Novidades

Algumas das novidades para o Marruá, é que ele irá receber um upgrade na sua tecnologia e capacidade, como freio a disco nas 4 rodas, assistente de frenagem, transmissão automática, além de ter sua capacidade de carga aumentada em 1.000 kg.

O Marruá

O Agrale Marruá é um veículo militar brasileiro que foi desenvolvido pela empresa Agrale. O design do Marruá é baseado no antigo jipe Engesa EE-12, mas com várias melhorias e modificações.

O Marruá tem uma carroceria robusta e resistente, com linhas retas e angulosas. O veículo possui tração nas quatro rodas, suspensão independente e capacidade de transpor obstáculos e terrenos difíceis.

Lateral do Marruá 2024.
O Marruá possui um visual robusto. Foto: Divulgação

Ele pode ser equipado com diferentes tipos de armamentos, como metralhadoras, lança-granadas e lança-foguetes. O Marruá também pode ser adaptado para funções de transporte de tropas, ambulância, comando e controle, comunicações e reconhecimento.

E obviamente pode ser utilizado por civis, seja para um meio de transporte mais robusto, adaptado para empresas privadas ou públicas, como bombeiros, telecomunicações, eletricidade, transporte de pessoas, dentre outras utilidades, com opções de cabine simples e dupla.

Equipamentos

O Marruá 2024 pela sua robusteza, contém alguns equipamentos que serão de serventia para o seu objetivo, que irão te ajudar a enfrentar qualquer tipo de terreno, confira alguns dos seus equipamentos:

  • Motor diesel turboalimentado
  • Transmissão manual de cinco marchas
  • Tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial
  • Freios a disco nas quatro rodas com ABS
  • Suspensão independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
  • Pneus de uso misto com sistema de controle de pressão
  • Sistema elétrico de 24 volts com alternador de 90 amperes
  • Tanque de combustível de 110 litros
  • Ar-condicionado e direção hidráulica
  • Bancos reclináveis e cintos de segurança de três pontos
  • Rádio VHF e GPS integrados ao painel
  • Faróis auxiliares e luzes de sinalização
  • Guincho elétrico dianteiro com capacidade de 4.500 kg
  • Engate traseiro para reboque com capacidade de 3.500 kg
  • Proteção balística contra tiros de armas leves e estilhaços de granadas (se equipado)
Bancos do Marruá.
Bancos com material de alta qualidade. Foto: Divulgação

Versões

O Marruá é um veículo que possui diversas versas versões, indo de transporte, serviços, militares, etc. Confira algumas versões da picape:

  • Marruá AM 200 – é a versão mais básica do veículo, com capacidade para transportar até 12 pessoas. É ideal para uso em terrenos acidentados e difíceis, como estradas de terra e trilhas off-road.
  • Marruá AM 300 – essa versão é um pouco mais robusta que a AM 200 e é equipada com um motor de 165 cv. Ela pode ser usada em diversas atividades, como transporte de passageiros e cargas leves, além de ser útil para ações militares e de segurança pública.
  • Marruá AM 400 – essa versão é a mais potente do Agrale Marruá e é indicada para atividades que exigem alta resistência e durabilidade, como operações militares e de defesa civil. Ela tem capacidade para transportar até 12 passageiros ou 1,5 tonelada de carga.

Além dessas versões, o Agrale Marruá também está disponível em outras configurações, como a versão para uso militar (AM 21) e a versão ambulância (AM 9), que é equipada com equipamentos médicos e pode ser usada para transporte de pacientes em áreas remotas.

Marruá equipado para os bombeiros.
Marruá equipado para combate de incêndios. Foto: Divulgação

Motorização

O Agrale Marruá conta com alguns tipos diferentes de motores, que podem ir de um Cummins 2.8 de 150 cv e um torque de 36,7 kgf.m com 4 cilindros em linha, ou um motor 3.8 capaz de gerar até 170 cv e um torque de 61,1 kgf.m. Além disso, o Marruá conta com tração integral 4×4 e caixa de redução, que garantem um ótimo desempenho em qualquer terreno.

Consumo do Agrale Marruá 2024

Com o seu tanque de 100 litros, sendo alimentado apenas por Diesel, o Marruá é capaz de uma média dentro da cidade de 7,5 km/l, já na estrada pode chegar em até 10 km/l. Porém, essa média pode variar conforme a sua versão e motor, além do peso carregado no veículo.

Preço do Agrale Marruá 2024

Atualmente a média de preço de uma Marruá 0km, está passando dos R$ 500.000,00, porém, deve ser levado em consideração suas diferentes versões, que podem acabar variando o preço. A empresa não deixa muito claro o valor dos seus veículos, então você pode conferir no site da montadora, mais informações, cotação ou achar uma revenda mais próxima de você.

Painel do Marruá.
O Marruá conta com uma tela digital, além de diversas coisas mais militarizadas no seu interior. Foto: Divulgação

Ficha Técnica do Agrale Marruá 2024

Com a ficha técnica, você pode ter acesso a dados interessantes sobre o veículo, podendo saber mais sobre suas capacidades, dimensões, dentre outras coisas. O Marruá conta com várias versões, caso você queira saber os dados de alguma em específico, você pode conferir no site da montadora.

Carroceria

CabineDupla, para 2 até 15 passageiros
CaçambaCom caçamba metálica e sem caçamba, apenas no chassi

Motor

Marca e modeloCummins ISF 2.8 EV
Controle de emissõesPós-tratamento – SCR
Cilindros4 cilindros em linha
Cilindradas2.800 cc
Potência150 cv a 2.800 rpm
Torque36.7 kgf.m a 1.800 e 2.700 rpm

Sistema elétrico

Tensão12 V
Bateria12 V / 70 Ah
Alternador12 V / 120 A

Embreagem

TipoOrgânica, com monodisco seco, 300 mm

Transmissão

MarcaFSO 4505 E
Câmbio5 Frente | 1 Ré

Caixa de transferência

RelaçãoNS Agrale: 1:1 | OPC Atlas: 2:1 / 1:1
ModeloAgrale Manual 1 velocidade 1:1 OPC.: Atlas Manual 2 velocidades 2:1 / 1:1

Suspensão

DianteiraBarras longitudinais/transversais, panhard, molas helicoidais
TraseiraEixo rígido com molas semielípticas
Amortecedores dianteiro-traseiroTelescópicos de dupla ação

Eixo de tração

DianteiroAgrale 8,9″ Acionamento elétrico
Relação – Dianteiro4,55:1 (NS) | 4,09:1 (OPC)
TraseiroDANA 70 – Eixo rígido flutuante e autoblocante Power Lock
Relação – Traseiro4,56:1 (NS) | 4,10 :1 (OPC)

Desempenho

Velocidade máxima134 km/h
Consumo7,5 a 10 km/l

Direção

ModeloTRW TAS 20 314
TipoHidráulica

Rodas

Modelo8.00 x 16 – 08 furos

Pneus

ModeloATR 285/75R16 | OP: MTR 285/75R16

Freios

DianteiroA disco
TraseiroTambor
AcionamentoHidráulico servo-assistido, com ABS e EBD
Freio de estacionamentoAtuação traseira, pedal com cabo

Dimensão

Comprimento5300 mm
Eixos3350 mm
Altura1970 mm
Largura2160 mm
Bitola dianteira1626 mm
Bitola traseira1786 mm

Tanque

Capacidade de combustível100 litros
Arla 3216 litros

Peso e capacidade

Peso Bruto Total4.300 Kg
Capacidade Máxima de Tração6.300 Kg
Peso em ordem de Marcha3.100 Kg (com caçamba) 2.910 kg (sem caçamba)
Capacidade carga útil1.200 Kg – com caçamba 1.390 kg – sem caçamba
Carga Máxima Eixo Dianteiro2.300 kg
Carga Máxima Eixo Traseiro3.000 kg

Itens de série

Bancos em Courvin com Apoio de Cabeça, Ar-Condicionado, Ar Quente, Computador de Bordo, Piloto Automático, Estribos, Peito de Aço e Protetor de Lanternas.

Opcionais

Caixa com Dupla Redução, Guincho Elétrico, Snorkel, Farol Auxiliar Dianteiro, Inclinômetro, Quebra Mato, Engate para Reboque, Tacógrafo Eletrônico, Kit Conforto e Segurança, Kit Multimídia, Kit Pneus 285/75 R16 MTR e Freios à Disco nas 04 Rodas.
Marruá blindagem.
Marruá também pode ser equipado blindagem. Foto: Divulgação

Quem é a Agrale

Agrale é uma empresa brasileira fundada em 1965, especializada na fabricação de veículos comerciais, motores diesel, tratores e implementos agrícolas. A empresa tem sede em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e conta com mais de 2.500 funcionários.

Eles são conhecidos por sua linha de caminhões leves e médios, que são utilizados em diversas aplicações, como transporte urbano, distribuição de mercadorias, construção civil, entre outras. Além disso, a empresa também produz motores para equipamentos agrícolas e geradores de energia.

A empresa possui uma forte presença no mercado brasileiro e também exporta seus produtos para diversos países, principalmente na América Latina e África. A Agrale tem como valores a qualidade, a inovação e a sustentabilidade, buscando sempre desenvolver soluções eficientes e responsáveis para atender às demandas de seus clientes.

Além de sua atuação no setor automotivo, a Agrale também tem uma divisão de defesa, que produz veículos militares e sistemas de defesa, como o blindado Marruá. A empresa é reconhecida por sua capacidade de desenvolver soluções customizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Minha Opinião

“Eu gosto da ideia do Marruá, é um veículo robusto e o famoso “pau pra toda obra”, ele possui bastante torque, o que irá ajudar naqueles terrenos mais difíceis de alcançar, especialmente para empresas de manutenção de rede, que precisam subir morros, ainda mais quando chove, dentre outras utilidades, até mesmo para transporte escolar em lugares mais remotos, muito diversificado a ideia da picape.”

Esse foi o Agrale Marruá 2024, um verdadeiro monstro brasileiro e muito versátil ainda por cima. Se você já dirigiu ele ou tem alguma história com o carro, compartilhe nos comentários com a galera.

Se você gosta de acompanhar todas as novidades do mercado, indo de carros, motos, dentre outras coisas, não perca tempo e conheça o site Agora Motor, onde estamos publicando diariamente diversos conteúdos para vocês.

Perguntas Frequentes

Qual o preço do Agrale Marruá 2024?

Atualmente a média de preço de uma Marruá 0km, está passando dos R$ 500.000,00, porém, deve ser levado em consideração suas diferentes versões, que podem acabar variando o preço.

Qual a média de consumo do Agrale Marruá 2024?

Com o seu tanque de 100 litros, sendo alimentado apenas por Diesel, o Marruá é capaz de uma média dentro da cidade de 7,5 km/l, já na estrada pode chegar em até 10 km/l. Porém, essa média pode variar conforme a sua versão e motor, além do peso carregado no veículo.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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