Seca no Amazonas pode impactar o mercado de motocicletas nacional!

No ano de 2023, o mercado de motocicletas no Brasil está em uma fase muito positiva, sendo a melhor dos últimos dez anos.

As fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram até agora um total de 1.323.004 unidades. Segundo a Abraciclo, esse número apresenta um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mercado de motocicletas no Brasil alcança a melhor fase em 10 anos em 2023!

Apesar da boa fase, as fábricas Yamaha, Triumph, Kawasaki e JTZ estão enfrentando dificuldades devido à seca na Região Amazônica. Como resultado, algumas delas tiveram que dar férias coletivas aos seus funcionários e outras estão gastando mais para produzir seus modelos.

Seca no Amazonas pode impactar o mercado de motocicletas nacional!
Mercado de motocicletas é impactado pela seca – Fonte/Reprodução: original.

Isso levou a uma diminuição na produção de motocicletas em outubro, com 131.331 unidades produzidas, o que representa uma queda de 4,4% em relação ao mesmo mês de 2022 (137.346 unidades) e de 6,4% em relação a setembro (140.251 motocicletas).

Afrânio Barão, que é o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, diz que o maior problema atualmente é que, devido à baixa vazão dos rios, os materiais necessários para produzir motocicletas não estão sendo entregues às fábricas.

Empresas de motocicletas na Amazônia antecipam férias coletivas devido à seca severa!

A Abraciclo informou que, devido à seca severa que afeta a Região Amazônica, quatro empresas associadas foram afetadas e, como solução, decidiram antecipar as férias coletivas para novembro.

Apesar de a entidade projetar a produção de 1.560.000 unidades para 2023, a situação atual requer atenção e todas as empresas associadas estão monitorando diariamente a situação.

“A entidade informa ainda que as fabricantes estão buscando alternativas logísticas dentro do próprio transporte fluvial, ou pela utilização de outros modais, como o rodoviário e o aéreo”.

Nota da Abraciclo

Resta a nós, consumidores, esperar como irá ficar essa situação sobre o mercado de motocicletas no Brasil.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário