O que fazer se uma árvore cair no seu carro?
A responsabilidade pelo pagamento dos danos causados por uma árvore que caiu sobre um carro é do poder municipal
Com a chegada do período de chuvas intensas, é comum que as árvores sofram danos e possam cair sobre carros. Essa situação pode gerar muitas dúvidas para os proprietários dos veículos, como, por exemplo, quem deve arcar com os custos e o que fazer em caso de acidente.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a responsabilidade pelo pagamento dos danos causados por uma árvore que caiu sobre um carro é do poder municipal. Isso porque é de responsabilidade da prefeitura realizar a poda das árvores que estão em vias públicas.
Guia do Conteúdo
O que fazer se uma árvore cair sobre o seu carro? Dicas de prevenção e orientações de segurança
No entanto, o proprietário do carro atingido pode pleitear uma indenização por danos morais e materiais causados pelo acidente. Mas essa reparação só é feita caso a queda da árvore tenha ocorrido em virtude de uma árvore plantada em via pública.
Caso uma árvore caia sobre o seu carro, o primeiro passo é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Se a queda da árvore atingir a fiação elétrica, é recomendado ligar para a concessionária de fornecimento de energia elétrica que atende a sua região. Em São Paulo, o telefone da Enel é 0800 72 72 196.
Por outro lado, se a queda da árvore não provocar estragos, mas colocar em risco a segurança dos moradores ou atingir um imóvel, é preciso comunicar a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199 ou 156.
Para evitar que uma árvore caia sobre o seu carro, algumas medidas preventivas podem ser adotadas. O primeiro passo é manter o seu carro na garagem em caso de chuvas com raio ou ventos fortes. Caso não seja possível, é importante evitar estacionar o seu veículo perto de árvores ou praças. Dê preferência para estacionamentos fechados, uma vez que eles garantem a proteção do automóvel.
Além disso, é importante observar o estado das árvores. As mais velhas, com cupim ou mal podadas têm mais probabilidade de cair. Por isso, evite estacionar próximo a elas e, se possível, comunique a situação ao órgão público responsável para que ele tome as providências.
A Defesa Civil de São Paulo tem reforçado as orientações de segurança durante os temporais. Em janeiro deste ano, a capital paulista já registrou 70% do volume esperado de chuva para o período. Portanto, é fundamental estar atento às recomendações e adotar medidas preventivas para evitar problemas.