As motos que não pagam IPVA em 2024
Chegou o início do ano e, com ele, a temida tarefa de pagar impostos. No entanto, os motociclistas têm um motivo para comemorar, pois existem algumas motos que estão livres dessa preocupação em 2024. Confira quais são esses modelos e as condições para a isenção do IPVA em cada estado brasileiro.
Guia do Conteúdo
Isenção para modelos antigos
No Brasil, as motos antigas estão isentas do pagamento do IPVA. No entanto, a idade mínima para cada modelo varia de acordo com o estado. Em geral, as motocicletas com 15 anos ou mais são beneficiadas pela isenção, mas é importante ressaltar que cada caso é analisado individualmente.

Exemplos de isenção
Aqui estão alguns exemplos de estados onde é possível encontrar motos que não pagam IPVA:
10 anos (AP, RN)
Nos estados do Amapá e Rio Grande do Norte, a isenção chega mais cedo do que no restante do país. Portanto, todas as motos fabricadas antes de 2014 estão livres do pagamento do IPVA. Isso significa que modelos populares como a Yamaha Crosser e a PCX 150 não precisam se preocupar com esse imposto. Até mesmo a lendária Hornet, mesmo na sua última atualização lançada em 2014, está isenta.
15 anos (AM, BA, CE, DF, ES, MA, PA, PB, PI, RJ, RO, SE, MS)
Nesses estados, as motos fabricadas antes de 2009 estão isentas do IPVA. Curiosamente, esse foi o ano de lançamento da Honda CB 300R, uma das motos mais populares do mercado. Portanto, se você possui uma CB 300R ou qualquer outra moto fabricada até 2009, está livre do pagamento desse imposto.

18 anos (MT)
No Mato Grosso, é necessário esperar 18 anos para que a moto se torne isenta do IPVA. Isso significa que modelos como a Yamaha XT 660 R, fabricada em 2006, já não precisam mais pagar esse imposto. Com isso, a trail está se tornando mais acessível para os proprietários.
20 anos (SP, PR, AC, AL, RS)
Nos estados das regiões Sul, Sudeste e Norte, a isenção do IPVA só é concedida após 20 anos de uso da moto. Portanto, se você possui uma Suzuki Intruder 125 fabricada em 2004 ou qualquer outro modelo com essa idade, está liberado do pagamento desse imposto.

30 anos (SC, TO, MG – se tiver placa preta)
Em Santa Catarina, Tocantins e Minas Gerais (somente para veículos com placa preta), é preciso esperar longos 30 anos para que a moto seja isenta do IPVA. Em Minas Gerais, a situação é ainda mais restrita, pois apenas veículos de colecionadores com placa preta têm direito a esse benefício. Portanto, somente modelos antigos podem circular sem pagar esse imposto. Alguns exemplos dessas motos são a Honda CG 125 Today, a NX 350 Sahara, a CBR 450 SR e a Yamaha DT 180.
Se você é proprietário de uma moto antiga, fique atento às regras de isenção do IPVA em seu estado. Essa é uma ótima oportunidade para economizar dinheiro e desfrutar das vantagens de ter uma moto sem precisar se preocupar com esse imposto. No entanto, lembre-se de verificar as informações atualizadas junto ao Detran do seu estado, para garantir que está em conformidade com as regras vigentes.
Não perca tempo e aproveite essa oportunidade para rodar livremente pelas estradas brasileiras sem a preocupação de pagar o IPVA da sua moto!