Audi RS vs BMW M: Qual linha esportiva é melhor?
As montadoras alemãs sempre estiveram na vanguarda da inovação. A Alemanha tem sido um terreno fértil para veículos estelares e inovadores há mais de 100 anos. Contudo, nem todos esses veículos são criados iguais. Alguns são feitos para as massas, enquanto outros são feitos para um grupo específico de pessoas com os meios financeiros adequados.
A rivalidade entre os carros BMW M e os Audi RS começou no meio dos anos 80 e se tornou uma coisa nos anos 90. Os carros Audi RS mais importantes da história são sempre comparados aos carros M desenvolvidos pelo fabricante de carros bávaro BMW.
Alguns entusiastas detestam os carros Audi RS. Outros preferem ser vistos em um EcoBoost Mustang do que em um BMW M3. No fim do dia, é melhor ver qual carro de desempenho reina supremo.
Guia do Conteúdo
BMW começou primeiro!
Criada em 1972, a Divisão M da BMW foi inicialmente encarregada de produzir peças de desempenho para os carros da marca que participavam de corridas profissionais. Observando a demanda por carros mais rápidos e voltados para corridas, a BMW lançou seu primeiro carro M em 1978.
O M1 tinha todos os pré-requisitos necessários para competir contra os carros da Porsche, Ferrari e Lamborghini da época. Desde então, a divisão M tem sido responsável por produzir alguns dos carros mais icônicos e desejados da marca, com um foco em desempenho e emoção ao dirigir.
Performance
0 – 100 km/h | 5.3 seconds |
Velocidade Máxima | 260 km/h |
Peso Bruto | 1.300 kg |
Horsepower | 274 hp |
Torque | 33.5 kgfm |
Layout | Motor central, tração traseira |
Com apenas 453 unidades produzidas, não é surpresa que a Hagerty liste o M1 de 1980 por $710.000 (R$ 3.521.600) em condição “concours”. O M1 não foi a única máquina insana da linha M na década de 80.
A primeira geração do M3 é um verdadeiro ícone. A lendária empresa de sintonia Gunther Werks vai remasterizar o BMW M3 E30. Nessa época, o único Audi que poderia rivalizar com os carros M da BMW era o Sport Quattro.
Audi possui o ícone definitivo
Após o sucesso do Sport Quattro, a Audi introduziu versões mais esportivas de alguns de seus veículos. Em 1990, o S2 foi lançado pelas linhas de produção da Audi.
Oferecido com o mesmo motor turbo de 2,2 litros encontrado no Sport Quattro, o S2 era perfeito para um fã europeu de carros com uma necessidade de velocidade. Quatro anos depois, a Audi ofereceria seu primeiro carro RS como os entusiastas conhecem.
Performance
0 – 100 km/h | 5.5 seconds |
Velocidade Máxima | 260 km/h |
Peso bruto | 1.594 kg |
Horsepower | 310 hp |
Torque | 40.7 kgfm |
Layout | Motor dianteiro, tração integral |
A razão pela qual os amantes de carros adoram o Audi RS2 Avant de 1994, primeiro veículo RS da Audi, é simples. O RS2 é resultado de uma colaboração entre Audi e Porsche. As duas empresas se uniram em 1973 para dar uma nova vida ao Audi 100 Coupe S. Similar ao 100 Coupe S V3, o RS2 não tem nada a ver com o Avant 80 B4 comum.
O motor 2.2 litros inline-cinco do RS2 recebeu um turbocompressor maior, um intercooler de alta resistência e injetores de combustível de alto fluxo, entre outras peças.
Com impressionantes 311 cavalos de potência a 6.500 rpm e 41.7 kgfm de torque a 3.000 rpm, o RS2 estava tecnologicamente muito à frente do Volvo 850 R e do BMW 540i Estate do mesmo ano.
BMW ofereceu mais estilos de carroceria primeiro
O RS2 Avant mostrou à BMW que a competição estava ficando incrivelmente acirrada. Além disso, o fato de apenas 2.891 RS2s terem sido fabricados, é normal que a Audi tenha gerado bastante prestígio no início dos anos 90.
Por volta da metade dos anos 90, a BMW se certificou de ter as armas certas para combater o RS2. O M5 E34 vinha de fábrica com um seis cilindros em linha de 3,8 litros avaliado em 335 cv a 6.900 rpm e 40.7 kgfm de torque a 4.750 rpm. Disponível como sedã e perua, o M5 era uma alternativa mais prontamente disponível ao RS2.
Naquela época, a BMW tinha menos carros M em sua linha de produção, mas oferecia diferentes estilos de carroceria para quase todos os carros M. O M3 E36 estava disponível como cupê, sedan e conversível. O M5 estava disponível como sedan ou perua. Enquanto a BMW vendia seus carros M como pãezinhos quentes, a Audi não tinha nenhum carro RS no mercado além do RS2.
O RS4 veio primeiro com um V8!
Ao final dos anos 2000, tanto a BMW quanto a Audi decidiram equipar as versões M e RS de seus carros mais vendidos com motores mais potentes. Não estamos falando de turbinas aqui.
Em vez disso, as duas marcas optaram por aumentar a cilindrada dos motores. Isso resultou em mais potência e mais torque. Esses carros europeus agora tinham a força dos muscle cars.
Performance
0 – 100 km/h | 4.5 seconds |
Velocidade Máxima | 248 km/h |
Peso bruto | 1.650 kg |
Horsepower | 414 hp |
Torque | 43.8 kgfm |
Layout | Motor dianteiro, tração integral |
Em 2006, a Audi apresentou o motor FSI V8 de 4,2 litros no B7 RS4. Originalmente encontrado no B6 S4, o V8 foi revisitado para desenvolver uma impressionante potência de 414 cavalos a 7.800 rpm e torque de 43.8 kgfm a 5.500 rpm.
O motor 4.2 litros é um dos motores V8 europeus que todo entusiasta deve conhecer. Embora a BMW tenha apresentado um M3 com motor V8 em 2001, o M3 E46 ainda era oferecido com um motor de seis cilindros em linha em 2006. A BMW apresentaria o motor V8 S65B40 de 4,0 litros no M3 E90 um ano depois.
BMW apresentou o primeiro carro produzido em massa com motor V10!
A rivalidade entre BMW e Audi ficou acirrada entre meados dos anos 2000 e início dos anos 2010. A guerra dos motores V8 entre o M3 e o RS4 foi um dos destaques.
Enquanto a Audi comemorava o lançamento do seu poderoso RS4, a BMW buscava atrair os amantes de supercarros. Os fãs da BMW já tinham visto M5s com motor V8 no passado, mas nada se comparava ao M5 E60.
Performance
0 – 100 km/h | 4.4 seconds |
Velocidade Máxima | 248 km/h |
Peso bruto | 1.754 kg |
Horsepower | 500 hp |
Torque | 53 kgfm |
Layout | Motor dianteiro, tração traseira |
Oferecido entre 2004 e 2010, o BMW M5 E60 é o primeiro carro produzido em massa a ser equipado com um motor V10. Como a maioria dos entusiastas de carros sabe, o motor S85B50 V10 de 5,0 litros é avaliado em 500 cavalos de potência a 7.750 rpm e 53 kgfm de torque a 6.100 rpm.
Indo de zero a 100 km/h em 4,4 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 248 km/h, o M5 foi diferente de tudo o que se viu antes. Demorou mais quatro anos para a Audi finalmente oferecer um veículo com motor V10, o RS6.
Veredicto: ambos oferecem produtos semelhantes!
Quando a BMW e a Audi lançaram carros como o M3 E30 e o RS2 Avant, nunca imaginaram que o mercado mudaria para o que é hoje. A onda verde misturada com o aumento dos preços dos combustíveis levou as duas montadoras a diminuir o tamanho dos motores e adotar novas ideias para produzir mais potência.
Ambas as montadoras de carros oferecem o tipo de carros alemães que podem alcançar a marca dos 800 mil km. O único problema é que a BMW e a Audi perderam um pouco de sua insanidade ao se alinharem ao que é aceitável hoje em dia.
As colaborações com a Porsche e os sedans com motor V10 são coisa do passado. Hoje, os amantes de carros têm como opção principalmente motores de seis e oito cilindros com turbocompressor. É importante destacar que esses motores produzem quantidades impressionantes de cavalos de potência.
Não está claro se os carros Audi RS ou BMW M reinam supremos, pois ambos alcançaram feitos diferentes em momentos diferentes. O que é certo é que ambas as montadoras de carros terão que sacudir as coisas se não quiserem cair nas garras dos carros sul-coreanos cada vez mais esportivos.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!