Audi TT encerra produção após 25 anos e quase 700 mil unidades vendidas

Após mais de duas décadas de produção, a icônica linha Audi TT chega ao fim. A última unidade do famoso esportivo foi fabricada em Gyor, na Hungria, encerrando um ciclo de sucesso que resultou na produção e distribuição de 662.672 exemplares ao redor do mundo.

Com sua carroceria cupê e modelos conversíveis, o TT conquistou admiradores e fãs da marca em todos os cantos do planeta. No Brasil, o veículo esteve disponível até o ano passado.

Audi TT encerra produção após 25 anos.
Audi TT encerra produção após 25 anos.

O último Audi TT a sair da linha de produção é da versão TTS, equipado com um potente motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, capaz de entregar 319 cv de potência e torque de 35,3 kgfm. Além disso, o modelo possui tração integral do tipo quattro, proporcionando uma experiência de condução excepcional. Vale ressaltar que em termos de potência, o TTS fica atrás apenas da configuração TT RS, que conta com um motor 2.5 turbo de 400 cv.

A fabricante alemã divulgou uma foto emocionante da última unidade do Audi TT em seu perfil oficial no Instagram. O veículo, na cor cinza Chronos metálica, foi decorado com flores como uma forma simbólica de representar a quantidade expressiva de unidades produzidas em Gyor ao longo dos anos.

Durante sua trajetória, o Audi TT teve algumas variações e até mesmo conceitos explorados pela marca, como o sedã TT Sportback e o crossover TT Off-Road. No entanto, nenhum desses projetos se tornou realidade.

Antes de sua despedida, o Audi TT recebeu edições comemorativas em diversos países. No Japão, por exemplo, foi lançada a Memorial Edition. No Reino Unido, os entusiastas puderam adquirir a Final Edition. Já na Espanha, a Run 45 TT TFSI fez sucesso entre os aficionados. E, por fim, na América do Norte, foi lançada a TT Roadster Final Edition.

Embora a Audi não tenha revelado oficialmente seus planos para o futuro do TT, rumores indicam que o esportivo pode retornar em versões totalmente elétricas, acompanhando a tendência do mercado automotivo. Seria uma forma de reinventar o clássico e icônico modelo, mantendo sua essência esportiva e inovando com tecnologias sustentáveis.

Com o fim da produção do Audi TT, é hora de relembrar sua trajetória marcante e celebrar o legado deixado por esse ícone automotivo. Seja nas pistas ou nas ruas, o TT conquistou corações ao redor do mundo e continuará sendo uma referência para os apaixonados por carros esportivos.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário