Avaliação Exclusiva do Jeep Commander Overland 1.3T!
O Jeep Commander é um veículo que carrega consigo a tradição da marca Jeep em oferecer capacidade off-road aliada ao conforto e luxo de um SUV moderno. Mesmo não sendo um jipe 4×4 tradicional, o Commander prova que um emblema não é garantia de habilidade quando o asfalto acaba.
Diferentemente de outros modelos da Jeep, o Commander possui uma versão 4×2, que combina o desempenho urbano com a capacidade de aventurar-se fora das estradas pavimentadas. Com sete lugares e uma série de recursos tecnológicos e de segurança, o Commander Overland se destaca como uma opção luxuosa para famílias que desejam explorar novos horizontes.
O SUV recebeu a linha 2025 em abril deste ano, trazendo como grande novidade a introdução do motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv da Ram Rampage em algumas versões. No entanto, a versão testada foi a Overland flex, equipada com o motor 1.3 turbo flex T270, compartilhado com outros modelos da Jeep e Fiat.
Em termos de equipamentos, o Commander oferece faróis de LED, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, painel de instrumentos digital, multimídia com tela de 10,1 polegadas, sete airbags, abertura elétrica do porta-malas, bancos de couro com ajustes elétricos e memória para o motorista, monitor de ponto cego, carregador de celular sem fio, teto-solar, Alexa integrada e sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes e subwoofer.
Apesar de não possuir tração nas quatro rodas, o Commander mantém algumas características de um jipe tradicional. Com ângulo de entrada de 20,1 graus, ângulo de saída de 22,2 graus e vão livre do solo de 208 mm, o SUV é capaz de enfrentar terrenos irregulares com relativa facilidade. Além disso, seu tamanho imponente de 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.680 mm de altura permite que o Commander ofereça espaço para sete ocupantes, além de um porta-malas generoso com capacidade de até 661 litros.
Durante um teste realizado em uma viagem entre Minas Gerais e São Paulo, o Commander mostrou seu desempenho tanto nas estradas pavimentadas quanto fora delas. Mesmo carregado com seis pessoas e bagagens, o SUV demonstrou estabilidade e conforto ao percorrer a Rodovia Presidente Dutra. No entanto, foi destacado que o câmbio automático de 6 marchas pode apresentar algumas limitações em situações de ultrapassagem, exigindo um planejamento cuidadoso.
O verdadeiro desafio para o Commander foi enfrentar um trecho de 8 km de estrada não pavimentada. Apesar das condições difíceis, o SUV se saiu bem graças à sua altura do solo elevada e aos ângulos adequados para lidar com obstáculos como buracos e pedras soltas. Apenas em uma entrada íngreme com uma curva desnivelada foi necessário desligar o controle de tração e utilizar o modo manual do câmbio para garantir a tração adequada.
No geral, o Jeep Commander mostrou que é possível combinar luxo, conforto e capacidade off-road em um único veículo. Mesmo não sendo um jipe 4×4 tradicional, o SUV provou que a marca Jeep continua oferecendo opções versáteis e confiáveis para aqueles que buscam aventura e sofisticação.