Avaliação do Nissan Sentra Exclusive: Estilo e Sofisticação em Destaque
Embora o Nissan Sentra tenha feito sucesso desde seu lançamento nos Estados Unidos e no México, sua oitava geração demorou a chegar ao Brasil. O modelo desembarcou em março de 2023, quatro anos após a sua apresentação mundial, que ocorreu em 2019 na China, onde é conhecido como Sylphy.
Um ano e três meses depois de sua introdução no mercado brasileiro, em junho, a linha 2025 do sedã médio recebeu uma atualização estética significativa.
Essa nova versão apresenta um facelift em sua parte frontal, além de melhorias em segurança e conforto. Os preços variam de R$ 160.290 na configuração básica Advance até R$ 178.390 na versão Exclusive, que conta com o pacote Interior Premium.
O modelo está disponível em várias cores metálicas, incluindo Cinza Atlântico e Cinza Grafite, além de opções sólidas como Preto Premium e a perolizada Branco Diamond, esta última sendo a escolhida para avaliação. Desde o lançamento da linha 2025, o Sentra viu um aumento de 25% nas vendas mensais, passando de 400 para 500 unidades.
As principais mudanças estão na frente do carro, onde a característica grade “V-motion” recebeu acabamentos em preto brilhante e foi adornada com filetes horizontais. Os faróis de LED, que incluem luzes de condução diurna, continuam presentes, mas o para-choque foi modificado, perdendo as luzes de LED inferiores, agora integradas aos faróis. Os faróis auxiliares de neblina não estão mais disponíveis. O novo logotipo da Nissan também foi adicionado à frente e à traseira do veículo, mantendo o visual robusto que caracteriza a oitava geração, inspirado nos sedãs maiores da marca, como Altima e Maxima.
A linha de cintura elevada, o teto baixo e o caimento gradual na traseira conferem ao Sentra um perfil semelhante ao de um cupê. As lanternas, que possuem formato de bumerangue e utilizam lâmpadas halógenas, permanecem inalteradas. O teto solar, a chave I-Key redesenhada, as rodas de liga leve de 17 polegadas e a grade inferior do para-choque traseiro reforçam o caráter sofisticado da versão Exclusive.
As dimensões do veículo continuam as mesmas da oitava geração: 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura e um entre-eixos de 2,71 metros, um dos melhores da categoria. O motor de 2,0 litros da linha MR20DD, que foi introduzido no Brasil junto com a oitava geração do Sentra, não passou por alterações na versão 2025.
Este motor aspirado, que utiliza apenas gasolina, gera 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e um torque de 20 kgfm a 4 mil rpm. O acabamento interno do motor foi aprimorado para diminuir o atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento, usando uma tecnologia de aço spray semelhante à utilizada no superesportivo Nissan GT-R.
Um eixo de balanceamento foi incorporado para reduzir vibrações e ruídos, e a válvula de controle de fluxo de ar em múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) foi projetada para otimizar o fluxo de ar na admissão.
A transmissão CVT XTronic da oitava geração simula 8 marchas.
A linha 2025 do Sentra é equipada com seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e vem de série com diversos sistemas de assistência ao motorista, como monitoramento de ponto cego, alertas de tráfego cruzado traseiro, prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes. Todos os modelos contam também com alerta avançado de colisão frontal, aviso de atenção do motorista e monitoramento de pressão dos pneus. Recursos como controle de cruzeiro e visão 360 graus com detecção de objetos em movimento estão disponíveis apenas na versão Exclusive.
Na versão topo de linha, é possível acionar o motor à distância por meio da partida remota, que é ativada pressionando o botão de travamento das portas.
Experiência a Bordo – Sofisticação e Conforto
Na versão Exclusive, equipada com o pacote Interior Premium, o interior do Nissan Sentra apresenta um visual especialmente elegante. Este pacote inclui revestimentos que imitam couro na cor caramelo nos bancos, portas e painel.
Há um cuidado evidente com a qualidade dos materiais e a montagem, além de um design que combina requinte e esportividade. O volante, que possui base achatada e é ajustável em altura e profundidade, proporciona uma boa ergonomia e inclui aletas para trocas de marcha manuais. O painel TFT colorido de 7 polegadas facilita a visualização das informações do computador de bordo.
A central multimídia possui uma tela touchscreen de 8 polegadas, que pode parecer pequena em comparação com os padrões atuais, e as conexões para Apple CarPlay e Android Auto são feitas apenas via cabos, algo que poderia ser melhorado em um sedã de alto padrão. A qualidade das imagens das câmeras de manobra também deixa a desejar, embora o sistema de som da Bose ofereça a qualidade esperada da marca.
O console central possui um compartimento com capacidade de 7,7 litros, enquanto os bancos dianteiros e traseiros são projetados com a tecnologia “Gravidade Zero” da Nissan, inspirada em estudos de ergonomia da NASA, que visa reduzir a tensão nas costas durante longas viagens.
Embora o espaço no banco traseiro seja amplo, falta uma saída de ar-condicionado na segunda fileira. O porta-malas possui capacidade para 466 litros, e sua boca de carga mais baixa facilita a colocação de bagagens grandes.
Impressões ao Dirigir – Desempenho Notável
O motor 2.0 do Sentra proporciona 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm. Ele é aspirado, movido a gasolina e conta com injeção direta, resultando em uma boa performance, mesmo sem um turbocompressor.
O câmbio CVT XTronic de oitava geração, que simula 8 marchas, permite uma aceleração eficiente e apresenta um conversor de torque que melhora a resposta. As aletas de troca de marcha manuais possibilitam um controle mais dinâmico durante a condução.
Com quatro modos de condução — Normal, Sport, Manual e Eco —, é possível adaptar a performance do veículo conforme a necessidade do motorista. Cada modo otimiza a entrega de potência e a resposta do acelerador, priorizando a eficiência em cada situação.
A Nissan afirma que o Sentra acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h. No que diz respeito ao consumo, segundo o Inmetro, o veículo apresenta uma média de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, embora seja possível alcançar resultados ainda melhores.
A suspensão do Sentra combina um sistema tipo MacPherson na frente com um multilink na traseira, oferecendo um equilíbrio entre conforto e performance ao dirigir. O aumento na rigidez da plataforma em 41% em relação à geração anterior resulta em uma qualidade de rodagem superior.
Entretanto, é preciso ter atenção ao para-choque dianteiro, que pode raspar em valetas e lombadas comuns no Brasil. A posição de dirigir, típica de sedãs, proporciona uma experiência agradável para muitos motoristas. Os sistemas de assistência ao motorista, como alerta de mudança de faixa e assistente de frenagem, demonstram eficácia quando necessário.
Contudo, recursos mais avançados, como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, não estão disponíveis na linha 2025 do Sentra. Um ponto negativo é a manutenção do freio de estacionamento acionado por um pedal, que poderia ser substituído por um botão eletrônico, proporcionando mais praticidade e modernidade.
Ficha Técnica – Nissan Sentra Exclusive
- Motor: 2.0 a gasolina, 1.997 cm³, aspirado, quatro cilindros, 16V, controle elétrico VTC (e-VTC), injeção direta e ciclo Atkinson
- Potência: 151 cavalos a 6 mil rpm
- Torque: 20 kgfm a 4 mil rpm
- Transmissão: CVT XTronic com 8 marchas simuladas, opção de trocas sequenciais com “paddles shifters”, função D-Step
- Direção: elétrica com assistência variável
- Tração: dianteira
- Carroceria: sedã médio para cinco pessoas
- Dimensões: 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura, 2,70 metros de entre-eixos
- Peso: 1.410 quilos
- Suspensão: dianteira tipo MacPherson, molas helicoidais; traseira eixo de torção, molas helicoidais
- Rodas e Pneus: liga leve de 17 polegadas diamantadas, 215/50 R17
- Freios: a disco nas quatro rodas, ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD), assistência de frenagem
- Porta-malas: 466 litros
- Tanque de combustível: 47 litros
- Preço: R$ 182.890 (versão Exclusive com Interior Premium)