Baterias dos veículos elétricos: o que acontece depois que ela morre?
Uma preocupação comum sobre os veículos elétricos é o destino de suas baterias quando suas vidas operacionais chegam ao fim.
Embora um aterro possa ser a primeira ideia que vem à mente, várias empresas estão trabalhando atualmente para enfrentar o problema da reciclagem de baterias de veículos elétricos e de íon-lítio. Uma das mais proeminentes é a empresa chamada Li-Cycle, fundada em 2016.
Guia do Conteúdo
Reciclagem de baterias de veículos elétricos: a solução para um problema crescente
Como todas as baterias de íon-lítio, uma bateria em um Nissan Leaf antigo ou em um iPhone velho estará se aproximando do fim de sua vida útil. Eventualmente, chegará o momento em que essas baterias terão degradado significativamente ou apresentado uma falha, exigindo uma substituição.
Isso levanta uma questão válida: o que acontece com as baterias antigas, parcialmente (ou completamente) inutilizáveis? Com novas técnicas de reciclagem sendo implementadas, agora existem maneiras de recuperar essas baterias e até mesmo utilizar os componentes em futuras aplicações de bateria.
Lítio, cobalto, cobre e níquel são contidos dentro das baterias. Como elementos puros, eles podem ser reciclados um número infinito de vezes.
A Li-Cycle é uma empresa que capitaliza essa química!
Essa empresa possui uma instalação de manufatura baseada em Arizona que recicla todos os tipos de baterias de íons de lítio. Seja um pacote de bateria do modelo Tesla S ou um pacote de bateria para um soprador de folhas elétrico, a Li-Cycle pode reciclar todos eles graças a uma “solução à base de água” proprietária.
Em outras palavras, a empresa não derrete as baterias; em vez disso, usa a solução para separar todos os componentes do pacote de bateria em três contêineres. Ao final da linha, as três sacolas contêm aparas de plástico, alumínio e cobre e uma sacola de “massa preta”.
Li-Cycle: Fechando o ciclo de vida das baterias de íon de lítio através da reciclagem
A bolsa de massa preta contém lítio, níquel e cobalto. Depois que a instalação coleta os materiais, os recipientes de massa preta são enviados para um local diferente para serem separados ainda mais. A partir daí, os fabricantes podem produzir pacotes de bateria de íon de lítio com esses elementos reciclados.
Efetivamente, o trabalho da Li-Cycle “fecha o ciclo” com o ciclo de vida de uma bateria de íon de lítio. A Li-Cycle afirma que sua instalação no Arizona pode processar 18.000 toneladas de baterias de íon de lítio todos os anos. Além disso, a empresa afirma que pode reciclar até 95% dos recursos das baterias.
Observação: Como pudemos ver, isso acontece nos EUA; em outros lugares pode ser diferente, mas é uma ótima solução e pode ser usada também em qualquer outro país.
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