“Batmóvel” da BMW: conheça o raríssimo BMW 3.0 CSL com asas de morcego originais!
O BMW 3.0 CSL é um carro que se destaca em meio à multidão. Com seis campeonatos europeus, um recorde sensacional em Nürburgring e sendo o primeiro BMW Art Car, ele deixou sua marca por onde passou. O sucesso do BMW 3.0 CSL como carro de corrida nos anos seguintes superou todas as expectativas.
Em 1972, a BMW Motorsport GmbH foi fundada com o objetivo de alcançar o sucesso rápido. Jochen Neerpasch, chefe da nova equipe de especialistas, trouxe um grupo de pilotos de corrida para a BMW, desempenhando um papel crucial na transformação do “M” na letra mais rápida do mundo. Os Art Cars, com seu design listrado característico e grandes spoilers, moldaram a imagem dos carros de turismo. Equipes privadas e de fábrica venceram inúmeras corridas nacionais e internacionais. Até 1979, ninguém conseguia superar o BMW 3.0 CSL.
Guia do Conteúdo
O antecessor: BMW 2800 CS

O BMW 2800 CS, lançado em 1968, já era um ícone de design. Com um motor de carburador de 2.8 litros e impressionantes 170 cv, o cupê era mais um Gran Turismo esportivo e confortável do que um carro esportivo de corrida. No entanto, a Alpina e a Schnitzer otimizaram a suspensão e o trem de força para transformar o BMW 2800 CS em um carro de turismo de corrida. Infelizmente, eles não tiveram sucesso devido à competição com carros mais leves.
Da pista de corrida para a estrada
Após essa desvantagem de peso, a Alpina desenvolveu um BMW 3.0 CS leve para uso nas ruas, que se tornou a base para o BMW 3.0 CSL de corrida. A primeira versão leve do cupê de seis cilindros da BMW foi lançada em 1971, com tecnologia semelhante ao BMW 3.0 CS, porém pesando 215 kg a menos e oferecendo uma capacidade de manuseio mais dinâmica.
O ponto de virada no automobilismo
A mudança na diretoria da BMW em 1972 foi um ponto de virada importante. Com Bob Lutz assumindo o controle das vendas, houve uma pressão para que a BMW voltasse às corridas de carros de turismo. Isso levou à fundação da BMW Motorsport GmbH no mesmo ano. Sob o comando de Jochen Neerpasch, o BMW 3.0 CSL foi desenvolvido ainda mais, alcançando 200 cv e um motor de injeção de seis cilindros.
Nas asas do “Batmóvel” do BMW 3.0 CSL

A partir de 1973, o BMW 3.0 CSL era a versão mais potente da série. Com maior capacidade, potência, construção extremamente leve e um pacote aerodinâmico impressionante, o carro ganhou o apelido de “Batmóvel”. Os trilhos de ar nas asas dianteiras aumentaram a estabilidade em curvas rápidas, os arcos das rodas ficaram mais largos para acomodar rodas de liga leve e o spoiler dianteiro e a asa traseira melhoraram a força descendente e a tração.
O primeiro BMW Art Car do mundo
Em 1975, o escultor Alexander Calder criou o primeiro BMW Art Car com o BMW 3.0 CSL, lançando as bases para a BMW Art Car Collection. No ano seguinte, o pintor Frank Stella criou o segundo Art Car, inspirado na aura tecnológica do carro.
Lendário e raro
Devido ao seu design icônico, sucesso no automobilismo e baixa produção, o BMW 3.0 CSL se tornou um carro clássico cobiçado e extremamente raro. Apenas 167 unidades foram produzidas entre 1973 e 1975.
O BMW 3.0 CSL é um verdadeiro marco na história dos carros de corrida. Com seu desempenho impressionante e design único, ele continua sendo uma referência até os dias de hoje.
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