“Batmóvel” da BMW: conheça o raríssimo BMW 3.0 CSL com asas de morcego originais!

O BMW 3.0 CSL é um carro que se destaca em meio à multidão. Com seis campeonatos europeus, um recorde sensacional em Nürburgring e sendo o primeiro BMW Art Car, ele deixou sua marca por onde passou. O sucesso do BMW 3.0 CSL como carro de corrida nos anos seguintes superou todas as expectativas.

Em 1972, a BMW Motorsport GmbH foi fundada com o objetivo de alcançar o sucesso rápido. Jochen Neerpasch, chefe da nova equipe de especialistas, trouxe um grupo de pilotos de corrida para a BMW, desempenhando um papel crucial na transformação do “M” na letra mais rápida do mundo. Os Art Cars, com seu design listrado característico e grandes spoilers, moldaram a imagem dos carros de turismo. Equipes privadas e de fábrica venceram inúmeras corridas nacionais e internacionais. Até 1979, ninguém conseguia superar o BMW 3.0 CSL.

O antecessor: BMW 2800 CS

BMW 3.0 CS.
BMW 3.0 CS é o Batmóvel da BMW. Foto: BMW

O BMW 2800 CS, lançado em 1968, já era um ícone de design. Com um motor de carburador de 2.8 litros e impressionantes 170 cv, o cupê era mais um Gran Turismo esportivo e confortável do que um carro esportivo de corrida. No entanto, a Alpina e a Schnitzer otimizaram a suspensão e o trem de força para transformar o BMW 2800 CS em um carro de turismo de corrida. Infelizmente, eles não tiveram sucesso devido à competição com carros mais leves.

Da pista de corrida para a estrada

Após essa desvantagem de peso, a Alpina desenvolveu um BMW 3.0 CS leve para uso nas ruas, que se tornou a base para o BMW 3.0 CSL de corrida. A primeira versão leve do cupê de seis cilindros da BMW foi lançada em 1971, com tecnologia semelhante ao BMW 3.0 CS, porém pesando 215 kg a menos e oferecendo uma capacidade de manuseio mais dinâmica.

O ponto de virada no automobilismo

A mudança na diretoria da BMW em 1972 foi um ponto de virada importante. Com Bob Lutz assumindo o controle das vendas, houve uma pressão para que a BMW voltasse às corridas de carros de turismo. Isso levou à fundação da BMW Motorsport GmbH no mesmo ano. Sob o comando de Jochen Neerpasch, o BMW 3.0 CSL foi desenvolvido ainda mais, alcançando 200 cv e um motor de injeção de seis cilindros.

Nas asas do “Batmóvel” do BMW 3.0 CSL

BMW 3.0 CS Asas.
A BMW 3.0 CS tem até mesmo “asas”. Foto: BMW

A partir de 1973, o BMW 3.0 CSL era a versão mais potente da série. Com maior capacidade, potência, construção extremamente leve e um pacote aerodinâmico impressionante, o carro ganhou o apelido de “Batmóvel”. Os trilhos de ar nas asas dianteiras aumentaram a estabilidade em curvas rápidas, os arcos das rodas ficaram mais largos para acomodar rodas de liga leve e o spoiler dianteiro e a asa traseira melhoraram a força descendente e a tração.

O primeiro BMW Art Car do mundo

Em 1975, o escultor Alexander Calder criou o primeiro BMW Art Car com o BMW 3.0 CSL, lançando as bases para a BMW Art Car Collection. No ano seguinte, o pintor Frank Stella criou o segundo Art Car, inspirado na aura tecnológica do carro.

Lendário e raro

Devido ao seu design icônico, sucesso no automobilismo e baixa produção, o BMW 3.0 CSL se tornou um carro clássico cobiçado e extremamente raro. Apenas 167 unidades foram produzidas entre 1973 e 1975.

O BMW 3.0 CSL é um verdadeiro marco na história dos carros de corrida. Com seu desempenho impressionante e design único, ele continua sendo uma referência até os dias de hoje.

Não deixe passar a oportunidade de se manter atualizado sobre as últimas novidades e lançamentos do mercado automotivo! O blog Agora Motor disponibiliza conteúdos e notícias diárias, bem como uma Tabela Fipe para verificar os preços dos veículos. Acesse agora mesmo e fique por dentro de tudo!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Você não vai acreditar nos hatches seminovos mais vendidos! Veja o top 5!

Com os preços dos carros novos cada vez mais altos, a procura por seminovos, principalmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Bajaj alcança 20 mil motos vendidas no Brasil com seu segredo de sucesso!

A Bajaj, marca indiana que chegou ao Brasil há apenas dois anos, atingiu um marco…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Nivus 2025 trouxe um visual moderno e impressionante mas um consumo decepcionante!

O Volkswagen Nivus 2025 chegou com um design repaginado, pronto para enfrentar concorrentes fortes, como…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Grande Panda e 600e: Os carros que vão roubar a cena no Monstra 2025!

O Festival Monstra de 2025, um dos maiores eventos dedicados à animação em Portugal, chega…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Audi RS 3: O sedã mais potente do Brasil chegou!

A Audi acaba de anunciar o retorno de um dos sedãs esportivos mais desejados do…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário