BMW irá te explicar alguns mitos e dúvidas sobre carros elétricos!
As vendas de veículos elétricos no Brasil estão em ascensão constante. Em setembro, atingiram um marco com 1.822 unidades vendidas. Fabricantes chineses têm se destacado no mercado, desencadeando uma concorrência de preços e levando a reduções nos valores de diversos modelos.
Embora o tema da eletrificação esteja em evidência na indústria automobilística, os veículos a combustão continuam a dominar amplamente o mercado brasileiro.
Ainda assim, os consumidores estão demonstrando um interesse crescente nos modelos movidos a eletricidade, resultando em dúvidas frequentes. A seguir, apresentamos algumas dessas questões com as respostas fornecidas pela BMW:
- Autonomia ou Alcance: Um equívoco comum em relação aos carros elétricos diz respeito à sua autonomia ou alcance. Graças a baterias cada vez mais avançadas e sistemas de gerenciamento de energia, os veículos elétricos estão expandindo consideravelmente seu alcance. Alguns modelos já ultrapassam a marca dos 500 km, conforme dados do Inmetro.
- Lentidão para Recarregar: Os veículos elétricos são projetados para evitar interrupções na mobilidade, pois podem ser carregados em momentos oportunos, como durante a noite ou enquanto o proprietário realiza outras atividades, como compras, cinema, ou mercado. Mesmo quando conectados a uma tomada doméstica, os tempos de recarga podem ser reduzidos a minutos ou algumas horas com o uso de carregadores domésticos.
- Prejudicial ao Meio Ambiente: Os carros elétricos são mais amigáveis ao meio ambiente, especialmente em locais com uma alta proporção de fontes de energia renovável na geração elétrica, como é o caso do Brasil. Mesmo quando se considera a eletricidade produzida de maneira convencional, os veículos elétricos geralmente têm uma pegada ambiental menor.
- Mais Caros que Veículos a Combustão: Se considerados todos os custos associados à mobilidade, como manutenção, energia, impostos e seguros, o custo total de propriedade de um veículo elétrico pode ser menor do que o de um veículo a combustão. No Brasil, diversas vantagens estão disponíveis, como IPVA reduzido ou isenção em alguns estados, custo competitivo de energia e infraestrutura de recarga gratuita.
- Dão Choque: Os carros elétricos são projetados com múltiplas camadas de segurança. As baterias são testadas minuciosamente e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente interrompido para evitar qualquer risco de choque elétrico. Além disso, os veículos são construídos à prova d’água e podem operar com segurança em áreas alagadas.
- Solução Paliativa: Embora seja inevitável que a era dos carros com motores a combustão chegue ao fim em algum momento, não é possível prever completamente se os veículos elétricos ou híbridos plug-in irão dominar o mercado. No entanto, é claro que a experiência de condução emocionante, os custos decrescentes e as mudanças fundamentais na mobilidade garantirão que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel significativo no futuro.
- Não São Divertidos de Dirigir: Dirigir um carro elétrico é, com certeza, uma experiência divertida. A aceleração rápida, o centro de gravidade baixo e a regeneração automática de energia proporcionam uma sensação empolgante ao volante. Um exemplo disso é o BMW iX M60, que oferece potência impressionante e torque elevado com o Launch Control ativado.