Nova geração da BMW M3 deve manter motor a combustão

A BMW, uma das principais montadoras de carros de luxo do mundo, está surpreendendo os entusiastas dos sedãs esportivos ao anunciar que a próxima geração do M3 ainda poderá ter uma versão a gasolina. Mesmo com o compromisso da marca com a eletrificação, a empresa está considerando manter um motor a combustão nesse icônico modelo.

Segundo informações divulgadas pelo renomado site BMW Blog, o novo M3 terá duas opções de motorização: uma versão totalmente elétrica e outra com motor a gasolina. Diferentemente do que se especulava anteriormente, essas versões não compartilharão a mesma plataforma, sendo modelos distintos.

O site também revelou que o cupê M4, que é uma variação do M3, será exclusivamente elétrico. Isso mostra o compromisso da BMW em investir na eletrificação de seus veículos esportivos.

A escolha de manter uma opção a gasolina no próximo M3 se deve principalmente ao atual motor S58 3.0 seis cilindros, que ainda estará em conformidade com as regras de emissões. Com isso, espera-se que o novo sedã esportivo entregue uma potência em torno de 500 cv ou até mesmo mais.

No entanto, é importante ressaltar que é pouco provável que o carro tenha uma transmissão manual, tornando-se exclusivamente automático. Essa mudança reflete a crescente preferência dos consumidores por veículos esportivos com transmissões automáticas, que oferecem maior desempenho e eficiência.

BMW M3.
BMW M3.

Embora a BMW já tenha apresentado um carro M elétrico com quatro motores, não houve mais informações sobre esse modelo desde então. Acredita-se que, na época, essa seria a única opção de motorização para um possível novo M3. No entanto, as recentes mudanças nas regulamentações europeias e americanas podem ter influenciado a decisão da montadora.

Vários países adiaram as proibições de carros a combustão e houve uma flexibilização das rigorosas regulamentações de emissões. Na União Europeia, por exemplo, foi criada uma cláusula que permite o uso de combustíveis sintéticos em veículos com motores a combustão. Além disso, as futuras regulamentações da EPA nos Estados Unidos foram reduzidas devido à pressão da indústria automotiva.

Diante desses acontecimentos, é compreensível que a BMW opte por continuar oferecendo uma opção a gasolina no M3, especialmente se estiver utilizando o mesmo motor da geração atual. No entanto, é importante ressaltar que todas essas informações devem ser interpretadas com cautela, pois o futuro da combustão interna, pelo menos no segmento de carros esportivos, ainda é incerto e pode durar mais alguns anos.

Com essa decisão, a BMW mostra que está atenta às demandas do mercado e busca equilibrar a eletrificação com a tradição dos motores a combustão. Os fãs do M3 certamente aguardam ansiosos por mais informações sobre essa próxima geração e como ela irá se posicionar em relação aos concorrentes no segmento de sedãs esportivos.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário