BMW anuncia a produção da bigtrail R 1300 GS!
A BMW Motorrad do Brasil anunciou oficialmente o início da produção da nova R 1300 GS em sua fábrica localizada em Manaus (AM). A montagem das motocicletas começou no dia 16 de fevereiro, e o lançamento desse aguardado modelo não deve demorar para acontecer.
Uma novidade confirmada pela BMW é que a nova R 1300 GS fabricada nacionalmente contará com cinco opções de acabamento disponíveis no mercado brasileiro. São elas: R 1300 GS, R 1300 GS Plus, R 1300 GS Trophy, R 1300 GS Triple Black e R 1300 GS Option 719. As versões R 1300 GS e R 1300 GS Plus estão disponíveis na cor Light White, enquanto a GS Trophy vem com a cor Racing Blue Metallic. Já a versão Triple Black combina tons de preto, e a Option 719 Tramuntana apresenta a cor Aurelius Green Metallic.
A BMW Motorrad Brasil já havia anunciado seus planos de lançar sete modelos novos até o ano de 2025, todos produzidos na planta de Manaus. Três desses modelos já estão disponíveis: a roadster F 900 R, a esportiva S 1000 RR e a scooter C 400 X. A nova BMW R 1300 GS será o quarto lançamento, e mais três modelos serão adicionados ao portfólio até o próximo ano.
A BMW R 1300 GS 2024 é equipada com um motor boxer de 1.300 cm³, refrigerado a líquido. Os dois pistões contrapostos possuem diâmetro e curso de 106,5 mm e 73 mm, respectivamente. Esse conjunto produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, juntamente com um torque de 14,5 kgfm a 6.500 rpm. A moto utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam, sendo o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
A BMW R 1300 GS 2024 possui dimensões de 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas a moto pode ser equipada com uma suspensão adaptativa que permite ajuste de altura variável e modo esportivo. Com isso, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, porém o peso em ordem de marcha não foi divulgado pela BMW. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Um dos destaques visuais da nova R 1300 GS é o farol de LED em forma de X compacto. Além disso, a motocicleta possui diversos recursos padrão, como quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus. Protetores de mão com piscas integrados também são itens de série.
A BMW R 1300 GS 2024 já vem equipada com uma bateria de íon de lítio de fábrica, além da funcionalidade de proteção da bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected. O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outros modelos da marca, também está presente na R 1300 GS. Os condutores ainda têm a opção de utilizar um painel TFT colorido de 6,5 polegadas. Outros itens de série incluem um compartimento para carregamento de smartphone com tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas.
Com a produção nacional da nova R 1300 GS em Manaus, a BMW Motorrad do Brasil reforça seu compromisso em oferecer modelos cada vez mais completos e tecnológicos aos motociclistas brasileiros. Agora é aguardar o lançamento oficial dessa aguardada moto aventureira e conferir todos os detalhes que a tornam uma verdadeira referência no segmento.