Bugatti aposenta o motor W16, por novo V16 híbrido!
Em um anúncio que marca o fim de uma era, a Bugatti prepara-se para dizer adeus ao seu emblemático motor W16, abrindo caminho para uma inovação automotiva com a introdução de um novo hipercarro equipado com um impressionante motor V16. Quase três décadas após o lançamento do Cizeta-Moroder V16T, a Bugatti planeja revolucionar o mercado de veículos de alta performance em junho deste ano, prometendo desempenho excepcional sem a necessidade de turbinas.
Durante a conferência Future of the Car Summit em Londres, Mate Rimac, CEO da Bugatti-Rimac, revelou detalhes fascinantes sobre o próximo lançamento. Diferentemente de seus predecessores – Chiron, Veyron e EB110, que possuíam configurações quadriturbo – o novo V16 da Bugatti destaca-se por ser aspirado naturalmente. Rimac, engenheiro e empresário de renome, enfatizou que essa mudança representa um avanço significativo na engenharia automotiva.
Com 99,8 centímetros de comprimento, o motor V16 promete ser um colosso mecânico, superando o W16 em quase 41 cm. Este último sairá de linha assim que as produções do conversível Mistral e do Bolide, dedicado às pistas, forem concluídas. Além disso, o novo motor será acompanhado de um sistema híbrido, elevando ainda mais seu potencial.
Informações divulgadas pela Auto Motor und Sport indicam que o V16 possui um deslocamento volumétrico de 8,3 litros e foi desenvolvido em parceria com a Cosworth. Capaz de alcançar 9.000 rpm e auxiliado por três motores elétricos, a potência combinada poderá atingir surpreendentes 1.800 cv. Enquanto o motor a combustão contribui com cerca de 1.000 cv, os motores elétricos são responsáveis por impulsionar as rodas dianteiras e traseiras, este último integrado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas.
A expectativa é que o conjunto proporcione um desempenho excepcional, com aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente dois segundos e a capacidade de atingir 200 km/h em menos de cinco segundos. O veículo promete ultrapassar os 300 km/h em menos de dez segundos e alcançar 400 km/h em menos de vinte e cinco segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 446 km/h.
A produção será limitada a apenas 250 unidades, refletindo a exclusividade típica da marca. As entregas aos clientes estão previstas para começar somente em 2026, com um preço inicial estipulado em pelo menos 3,6 milhões de euros (aproximadamente R$ 19.953.747).
Este lançamento não apenas solidifica a posição da Bugatti como líder no segmento de hipercarros mas também estabelece novos padrões de desempenho e inovação no setor automotivo. Enquanto aguardamos mais detalhes sobre este impressionante veículo, fica claro que a Bugatti está pronta para embarcar em uma nova era da engenharia automotiva.