BYD Dolphin ganha nota máxima no teste de segurança Euro NCAP
O BYD Dolphin, o carro elétrico mais vendido no Brasil e um dos modelos carro-chefe da BYD, recebeu a mais alta classificação de segurança, 5 estrelas. Esta conquista destaca a competitividade dos fabricantes de automóveis chineses face às marcas tradicionais, segundo a organização europeia.
Num comunicado de imprensa, o Euro NCAP elogiou os fabricantes de automóveis chineses pelo seu compromisso em provar que os seus veículos estão ao nível de marcas bem estabelecidas. As elevadas classificações de segurança destes novos carros chineses demonstram a sua dedicação em garantir a segurança dos compradores de automóveis.
Não só o BYD Dolphin recebeu uma classificação de 5 estrelas, mas o BYD Seal e o Xpeng P7 também alcançaram o mesmo resultado impressionante na avaliação do Euro NCAP. A organização elogiou particularmente a proteção contra colisões de adultos e crianças nos três modelos. Também destacou a impressionante gama de tecnologias de segurança equipadas nestes carros, incluindo assistência de faixa e recursos de assistência de velocidade.
O Euro NCAP incentiva os fabricantes a instalarem sistemas de Detecção de Presença Infantil (CPD), que emitem avisos quando uma criança ou bebé é deixado sozinho no automóvel. Esse recurso é especialmente útil durante os meses quentes de verão, quando os carros podem ficar perigosamente superaquecidos. Embora tanto o BYD Dolphin quanto o BYD Seal venham equipados com sistemas CPD, o XPENG P7 atualmente não possui esse recurso.
Em termos de testes de colisão, o habitáculo do BYD Dolphin permaneceu estável durante os testes de impacto frontal. Os joelhos e coxas do motorista e do passageiro dianteiro estavam bem protegidos, embora a proteção do tórax do motorista fosse classificada como marginal. Contudo, a protecção global das áreas críticas do corpo foi considerada boa ou adequada para ambos os passageiros da frente.
Nos testes de barreira rígida, áreas críticas do corpo receberam proteção boa ou adequada tanto para o motorista quanto para o passageiro traseiro. Nos testes de barreira lateral, todas as áreas críticas do corpo receberam boa proteção, conferindo ao Dolphin a pontuação mais alta nesta categoria de avaliação. O carro também teve um bom desempenho no teste severo de impacto lateral de poste, com proteção boa ou adequada para todas as partes críticas do corpo.
Além disso, o carro elétrico compacto demonstrou bom desempenho na proteção contra lesões cervicais em caso de colisões traseiras. Possui um avançado sistema eCall que alerta os serviços de emergência em caso de colisão e um sistema de freios que ativa o pós-impacto para evitar colisões secundárias. Em caso de submersão, as portas, se trancadas, podem ser abertas em até dois minutos após a queda de energia, e os vidros elétricos permanecem funcionais o tempo suficiente para permitir a saída dos ocupantes.
As elevadas classificações de segurança destes carros elétricos chineses demonstram que os fabricantes chineses não estão apenas focados em fornecer veículos inovadores e ecológicos, mas também priorizam a segurança e o bem-estar dos seus clientes. À medida que o mercado automóvel global continua a evoluir, é evidente que os fabricantes de automóveis chineses estão a fazer progressos significativos para se estabelecerem como intervenientes-chave na indústria.