Vai que é sua: BYD tem luz verde para assumir fábrica da Ford!

A Ford anunciou oficialmente que chegou a um acordo com o governo da Bahia para reverter a unidade de Camaçari ao estado, após meses de negociações. A decisão de não vender a linha de montagem para a empresa chinesa BYD representa um novo capítulo para a fábrica e tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico e social da comunidade local.

O acordo, que segue a legislação estadual existente, prevê a devolução da propriedade do complexo de Camaçari à Ford, com a montadora recebendo uma indenização pela devolução do terreno e estrutura cedidos através de um contrato de concessão. Embora o valor da indenização não tenha sido divulgado, essa compensação é considerada uma forma de ressarcir os investimentos realizados na estrutura local.

BYD tem pode assumir a fábrica da Ford em Camaçari.
BYD tem pode assumir a fábrica da Ford em Camaçari. Foto: Divulgação

Desde junho de 2022, surgiram rumores sobre o interesse de empresas chinesas na fábrica de Camaçari, após o encerramento das atividades da Ford no Brasil. Entre essas empresas, a BYD se destacou como uma possível compradora. No entanto, o cronograma de início de produção da fábrica de carros elétricos em Camaçari foi adiado pela BYD em setembro. Agora, com o acordo firmado entre a Ford e o governo baiano, a montadora chinesa planeja iniciar suas operações no local somente em 2025.

O projeto da BYD para a fábrica de Camaçari contempla três unidades de produção: uma para carros elétricos e híbridos, outra para a montagem de baterias e uma dedicada à montagem de caminhões e ônibus elétricos. O objetivo é utilizar os prédios deixados pela Ford, mas com um layout modificado e instalações ampliadas. Estima-se que o investimento total seja de R$ 3 bilhões.

A previsão é que a pedra fundamental da fábrica seja lançada em outubro, com a presença do CEO global da BYD, Wang Chuanfu. Inicialmente, a produção terá uma meta de 150 mil unidades por ano, podendo chegar a 300 mil veículos quando estiver em pleno funcionamento. Os primeiros modelos a serem fabricados em Camaçari serão o elétrico BYD Dolphin e o SUV híbrido plug-in BYD Song Plus, lançado no final do ano passado.

A decisão da Ford de reverter a unidade de Camaçari ao governo da Bahia traz novas perspectivas para a indústria automotiva brasileira. A chegada da BYD, com sua expertise em veículos eletrificados, pode impulsionar o mercado nacional nesse segmento e contribuir para a geração de empregos e desenvolvimento tecnológico.

E você, o que acha da BYD começar a fabricar carros eletrificados no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário