O calor excessivo pode cortar quase um terço do alcance em alguns veículos elétricos
Um novo estudo sugere que o calor excessivo pode diminuir consideravelmente a autonomia dos veículos elétricos. Os resultados são semelhantes a outros estudos que mostram como o frio excessivo também reduz a autonomia. Felizmente, parece que a autonomia é principalmente afetada apenas quando a temperatura está na casa dos três dígitos.
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Empresa aponta que altas temperaturas podem reduzir autonomia de veículos elétricos em até 31%
A empresa Recurrent, sediada em Seattle, estuda e testa milhares de veículos a cada ano para analisar a relação entre baterias e sua autonomia. Seus dados mais recentes indicam que quando as temperaturas ficam muito altas, os carros elétricos podem perder quase um terço de sua autonomia declarada.

Embora a Recurrent não tenha mencionado nomes, ela afirma que alguns veículos tiveram uma queda de até 31% em sua autonomia quando as temperaturas ultrapassaram os 38° C.
A Recurrent é a mesma empresa que, no ano passado, descobriu que as temperaturas de congelamento têm um efeito quase idêntico. Tanto o Ford Mustang Mach-E quanto o Volkswagen ID.4 viram quedas na autonomia de 30% quando a temperatura caiu abaixo de -1° C. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que temperaturas menos extremas exibem muito pouca influência na autonomia da bateria.
Perda de alcance de carros elétricos em temperaturas acima de 100 graus é limitada, diz empresa Recurrent
A empresa Recurrent também destacou que seus dados sobre a perda de alcance em temperaturas acima de 100 graus são muito limitados por enquanto. No estudo, eles ressaltam que “a perda de alcance a 100 graus é baseada em dados extremamente limitados, e vamos atualizá-la quando tivermos mais confiança no valor”.
O CEO Scott Case explicou à Automotive News que coletar esses dados é difícil, pois a maioria dos trajetos é feita no início do dia, antes que as temperaturas atinjam os três dígitos.
A importância da temperatura para a durabilidade das baterias
De acordo com Greg Less, da Universidade de Michigan Battery Lab, a diminuição na autonomia das baterias em altas temperaturas se deve à química. “Uma vez que você ultrapassa os 40° C, começa a ocorrer uma quebra na camada de emissão passiva no ânodo, o que causa o consumo do eletrólito líquido e encurta a vida útil da bateria”, explicou. Portanto, é importante manter as baterias em temperaturas adequadas para garantir sua durabilidade e eficiência.
Parece que teremos que esperar para ver se a Recurrent libera algum dado sobre quais modelos especificamente sofrem mais em altas temperaturas. Até lá, a lição é clara: evite dirigir veículos elétricos em condições climáticas extremas sempre que possível.
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