Qual a marca de caminhão que mais vende no mercado?
A Mercedes-Benz é a marca de caminhão mais vendida no Brasil no primeiro mês de 2024, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A montadora alemã vendeu 1.882 caminhões em janeiro, seguida pela Volkswagen, com 1.833 unidades emplacadas, e pela Volvo, com 1.668 veículos comercializados.
Um dos destaques da Mercedes-Benz é o segmento semi-leve, no qual a marca conquistou as duas primeiras posições com a Sprinter 417 e Sprinter 517. A montadora também ocupa a vice-liderança no segmento leve com o Accelo 817, que possui 24,89% de participação no mercado.
Além disso, a Mercedes-Benz aparece em três posições no segmento médio, com o Accelo 1017, Accelo 1317 e Atego 1419.
Guia do Conteúdo
Os líderes de venda de caminhão por segmento no Brasil
No segmento semi-leve, o Sprinter 417 é o caminhão mais vendido no Brasil. Já no segmento leve, o VW Truck e Bus 9.180 lidera com 41,1% de presença no mercado. No segmento médio, o VW Truck e BUS/11.180 é o líder. No semi-pesado, a Volvo aparece na liderança com o VM 290, e no segmento dos pesados, a marca sueca conquistou o primeiro lugar com o FH 540.
A expectativa é que a disputa pelo primeiro lugar do pódio entre a Volkswagen e a Mercedes-Benz continue acirrada em 2024, assim como ocorreu em 2023. No entanto, as trocas de posições já começaram a acontecer desde o início do ano, evidenciando a competitividade do mercado de caminhões no Brasil.
O setor de transporte de cargas é fundamental para a economia brasileira, e os caminhões são responsáveis por grande parte do escoamento da produção nacional. Por isso, é importante que as montadoras continuem investindo em tecnologia e inovação para oferecer veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis, garantindo assim um transporte de carga mais eficiente e seguro para todos.