Indústria Insatisfeita: Canadá determina novos carros e caminhões com emissão zero até 2035
O Canadá está tomando medidas importantes para combater as mudanças climáticas e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Na terça-feira, o país divulgou regulamentações finais que exigem que todos os carros de passageiros, SUVs, crossovers e caminhonetes leves vendidos até 2035 sejam veículos de emissão zero.
Essas novas regras, conhecidas como Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos, foram anunciadas pela primeira vez em 2021 e têm como objetivo garantir que haja oferta disponível no mercado e reduzir os tempos de espera para adquirir um veículo elétrico (VE).
De acordo com as metas intermediárias estabelecidas pelo governo, os veículos de emissão zero devem representar pelo menos 20% de todas as vendas de carros até 2026 e pelo menos 60% até 2030. É importante destacar que no terceiro trimestre de 2023, os VE já representaram 12,1% das vendas de veículos novos.
O Ministro de Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, afirmou que os veículos de emissão zero são fundamentais para o futuro de baixo carbono do Canadá. Atualmente, o setor de transporte é responsável por cerca de 22% das emissões de gases de efeito estufa do país.
Essas novas regulamentações colocam o Canadá em linha com a Califórnia, que exige que todos os carros novos vendidos em 2035 sejam veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), VE ou movidos a célula de combustível de hidrogênio. Além disso, 17 estados dos EUA também concordaram em adotar regulamentações semelhantes.
As vendas globais de VE estão em ascensão e representam atualmente cerca de 13% de todas as vendas de veículos. A expectativa é que esse número aumente para entre 40% e 45% até o final da década, segundo a Agência Internacional de Energia, com sede em Paris.
No entanto, a indústria automobilística canadense expressou preocupação com a ambição dessas regulamentações. Eles apontam o custo mais alto dos veículos elétricos e a falta de infraestrutura de carregamento, especialmente em áreas rurais. É importante ressaltar que o Canadá, sendo o segundo maior país do mundo, tem uma população de apenas 40 milhões de pessoas.
Tim Reuss, presidente da Associação de Concessionárias de Automóveis do Canadá, afirmou que obrigar os canadenses a comprar VE que eles não podem pagar ou carregar será um fracasso de política interna.
Para abordar essas preocupações, o governo anunciou que os veículos híbridos plug-in (PHEVs) com autonomia totalmente elétrica de 80 km ou mais continuarão sendo elegíveis para venda em 2035 e depois. Essa medida visa tornar os VE mais viáveis em áreas remotas e do norte, onde as condições frias podem diminuir a eficiência das baterias.
Essas novas regulamentações do Canadá são um passo importante na transição para um futuro mais sustentável. Com a demanda por veículos de emissão zero em ascensão globalmente, espera-se que o mercado de VE cresça significativamente nos próximos anos. O Canadá está se posicionando como um líder nessa área e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.