Indústria Insatisfeita: Canadá determina novos carros e caminhões com emissão zero até 2035

O Canadá está tomando medidas importantes para combater as mudanças climáticas e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Na terça-feira, o país divulgou regulamentações finais que exigem que todos os carros de passageiros, SUVs, crossovers e caminhonetes leves vendidos até 2035 sejam veículos de emissão zero.

Essas novas regras, conhecidas como Padrão de Disponibilidade de Veículos Elétricos, foram anunciadas pela primeira vez em 2021 e têm como objetivo garantir que haja oferta disponível no mercado e reduzir os tempos de espera para adquirir um veículo elétrico (VE).

Canadá deve eletrificar sua frota até 2035.
Canadá deve eletrificar sua frota até 2035.

De acordo com as metas intermediárias estabelecidas pelo governo, os veículos de emissão zero devem representar pelo menos 20% de todas as vendas de carros até 2026 e pelo menos 60% até 2030. É importante destacar que no terceiro trimestre de 2023, os VE já representaram 12,1% das vendas de veículos novos.

O Ministro de Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, afirmou que os veículos de emissão zero são fundamentais para o futuro de baixo carbono do Canadá. Atualmente, o setor de transporte é responsável por cerca de 22% das emissões de gases de efeito estufa do país.

Essas novas regulamentações colocam o Canadá em linha com a Califórnia, que exige que todos os carros novos vendidos em 2035 sejam veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), VE ou movidos a célula de combustível de hidrogênio. Além disso, 17 estados dos EUA também concordaram em adotar regulamentações semelhantes.

As vendas globais de VE estão em ascensão e representam atualmente cerca de 13% de todas as vendas de veículos. A expectativa é que esse número aumente para entre 40% e 45% até o final da década, segundo a Agência Internacional de Energia, com sede em Paris.

No entanto, a indústria automobilística canadense expressou preocupação com a ambição dessas regulamentações. Eles apontam o custo mais alto dos veículos elétricos e a falta de infraestrutura de carregamento, especialmente em áreas rurais. É importante ressaltar que o Canadá, sendo o segundo maior país do mundo, tem uma população de apenas 40 milhões de pessoas.

Tim Reuss, presidente da Associação de Concessionárias de Automóveis do Canadá, afirmou que obrigar os canadenses a comprar VE que eles não podem pagar ou carregar será um fracasso de política interna.

Para abordar essas preocupações, o governo anunciou que os veículos híbridos plug-in (PHEVs) com autonomia totalmente elétrica de 80 km ou mais continuarão sendo elegíveis para venda em 2035 e depois. Essa medida visa tornar os VE mais viáveis ​​em áreas remotas e do norte, onde as condições frias podem diminuir a eficiência das baterias.

Essas novas regulamentações do Canadá são um passo importante na transição para um futuro mais sustentável. Com a demanda por veículos de emissão zero em ascensão globalmente, espera-se que o mercado de VE cresça significativamente nos próximos anos. O Canadá está se posicionando como um líder nessa área e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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