Canoo entrega os CTVs elétricos que transportarão astronautas para a plataforma de lançamento da NASA
A NASA recebeu a entrega dos seus três veículos de transporte de tripulação. Construídos pela Canoo, o trio de carros elétricos irá transportar quatro astronautas, pessoal de apoio e equipamentos especializados até a plataforma de lançamento.
Guia do Conteúdo
NASA recebe primeiros veículos elétricos Canoo para transporte de tripulação na Lua Artemis
A NASA anunciou nesta semana que recebeu a entrega de seus primeiros três veículos elétricos Canoo. As vans foram especialmente projetadas para servir como Veículos de Transporte de Tripulação (CTVs) para levar os astronautas por uma distância de nove milhas de suas acomodações até a plataforma de lançamento antes das missões da Lua Artemis.

Com essa nova tecnologia, a NASA espera garantir mais segurança e eficiência no transporte de seus tripulantes.
Canoo projeta veículos espaciais em parceria com a NASA para transporte de astronautas
Projetada com a colaboração da NASA, a capacidade interna foi uma consideração importante quando a organização concedeu o contrato para os novos CTVs da Canoo em 2022. Isso se deve ao fato de que os astronautas que viajarão neles estarão vestindo seus trajes espaciais de sobrevivência da tripulação Orion.
Os três veículos serão capazes de transportar os quatro astronautas e o pessoal de apoio (incluindo um técnico de trajes espaciais), enquanto também carregam equipamentos especializados para a condução até o Launch Pad 39B no dia do lançamento.
“A colaboração entre a Canoo e nossos representantes da NASA se concentrou na segurança e conforto das tripulações no caminho até a plataforma de lançamento antes de sua jornada para a Lua”, disse Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento do programa Artemis da NASA.
“Não tenho dúvida de que todos que virem esses novos veículos sentirão o mesmo orgulho que tenho por esta próxima empreitada das missões tripuladas Artemis”.
NASA participa de aspectos estéticos na concepção de nave espacial funcional e visualmente atraente
A NASA afirmou que teve participação em várias considerações estéticas relacionadas à concepção da nave espacial. Representantes do Escritório de Astronautas ajudaram a selecionar os revestimentos internos e externos, as cores e até mesmo as cavidades das rodas. Dessa forma, a agência espacial norte-americana garantiu que o design da nave fosse tanto funcional quanto visualmente atraente.
Os CTVs irão substituir os Astrovans que estão em serviço desde 1984. Baseados em um motorhome Airstream modificado, esses veículos foram utilizados por décadas, mas agora estão sendo substituídos para acompanhar os tempos atuais.
“Estamos emocionados em fazer parte das missões Artemis e em fornecer os primeiros veículos de transporte de tripulação com emissão zero construídos para missão da NASA”, disse Tony Aquila, CEO da Canoo. “É um dia muito orgulhoso para a Canoo e todos os nossos parceiros que trabalharam tão duro para garantir que realizemos nossa parte no transporte dos astronautas nos primeiros nove quilômetros de cada lançamento.”
Canoo fornecerá veículos elétricos para treinamento de astronautas e missão lunar da NASA em 2024
Por enquanto, os veículos elétricos da Canoo (CTVs) serão utilizados para exercícios de treinamento de astronautas no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Em novembro de 2024, os veículos levarão os astronautas na etapa final da missão Artemis II, que será realizada na Terra.
O voo de 10 dias levará os astronautas ao redor da Lua e de volta, como parte do programa que pretende estabelecer uma presença de longo prazo no satélite natural da Terra.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!