Carregamento por Indução: A praticidade que requer alguns cuidados

O carregamento sem fio por indução magnética tem se tornado cada vez mais comum nos carros modernos e sofisticados. Esse sistema permite alimentar a bateria do seu celular sem a necessidade de conectar o aparelho a uma tomada via cabo.

Não é magia, é ciência! Tanto a base quanto o celular possuem uma bobina responsável por esse processo. A base gera um campo magnético oscilante que movimenta os elétrons, gerando corrente e alimentando a bateria.

Modelos como Fiat Fastback, Ford Ranger, Hyundai HB20 e Peugeot 208 são alguns exemplos de automóveis que já possuem esse acessório instalado. Em teoria, basta posicionar o aparelho sobre a base e deixar a mágica acontecer.

Mas é importante destacar que existem alguns cuidados a serem seguidos para otimizar o carregamento sem fio e proteger o seu aparelho. A dica é simples: remova a capinha do telefone antes de posicioná-lo sobre a base.

Carregamento por Indução
Carregamento por Indução

Isso ocorre porque o processo de recarga, tanto com fio quanto sem fio, gera calor, e a capinha pode dificultar a dissipação desse calor, o que pode prejudicar o desempenho do telefone. Empresas como Apple e Samsung alertam sobre os riscos de temperaturas elevadas para a vida útil da bateria.

Além disso, a combinação entre o carregamento por indução (ou com fio) e o uso de sistemas de conectividade como Android Auto e Apple CarPlay pode aumentar o problema. O constante uso do processador do telefone para enviar dados para a central também gera calor.

Para amenizar esse problema, a Fiat encontrou uma solução simples ao lançar o Fastback: instalou uma saída de ar direcionada para a base de carregamento. Essa ventilação ajuda a dissipar o calor e reduzir a temperatura do telefone.

Essa solução também está presente em outros modelos da marca, como Toro e Pulse Abarth, além dos primos Jeep Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage.

Outra questão que pode interferir no carregamento por indução é o uso de capinhas. Um executivo de uma das principais empresas de telefonia garante que o acessório pode comprometer a eficiência da recarga. Dependendo do material e espessura da capinha, a eficácia do carregamento pode ser reduzida.

Isso ocorre porque o material da capa pode atuar como um isolante magnético. Portanto, antes de colocar seu telefone na base de carregamento por indução do seu carro, lembre-se de remover a capinha. Caso ela caia no tapete, não haverá riscos de danos ao aparelho.

Aproveite essa tecnologia prática e evite problemas seguindo essas dicas simples. O carregamento por indução é uma opção conveniente para quem está sem cabo no carro, mas lembre-se sempre dos cuidados necessários para proteger seu smartphone.”

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Vendas sobem, porém importações bem mais

O Brasil está perdendo a batalha da balança comercial entre exportações e importações de veículos….

Fernando Calmon
Notícias Chevrolet traz ofertas e descontos para o Onix, Tracker e Equinox

A Chevrolet está oferecendo diversas condições especiais de compra e financiamento para aqueles que desejam…

Gabriel May Oechsler
Notícias Hyundai Palisade e outros tem consumo revelado, veja!

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente informações sobre alguns futuros…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Fiat Strada Ascende Rapidamente Entre as Top 5 Picapes Novas Mais Vendidas no Brasil

Na primeira quinzena de julho, as vendas de picapes no Brasil continuaram em alta, segundo…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias 10 truques para potencializar o desempenho do seu veículo elétrico!

Dirigir um veículo elétrico (VE) oferece inúmeras vantagens, desde economia de dinheiro até redução da…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário