Entenda o que é a carreta eletrificada da Randon, que promete 25% de economia de diesel

A carreta eletrificada da Randon, possui um sistema híbrido plug-in, que faz com que o modelo economize até 25% de diesel, em suas viagens. O motor elétrico é fabricado no implemento e pode fazer com que qualquer cavalo mecânico se torne híbrido. Confira mais sobre em nossa notícia a seguir, do portal Agora Motor!

A Randon, maior fabricante de reboques e semirreboques de toda a América Latina, apresenta na Fenatran uma carreta eletrificada que tem como âmbito transformar qualquer modelo em um híbrido, reduzindo assim o consumo do modelo em até 25%, podendo usar também energia solar para recarregar o exemplar!

Por trás dessa engenhosidade, da carreta eletrificada, há uma tecnologia chamada E-Sys, que é um eixo com motor elétrico que fica acoplado a carreta, sendo essa parte um conjunto totalmente úmido e independente do caminhão.

Este motor possui 209 cv de potência e 102 kgf.m de torque. E pode ajudar o caminhão a subir com mais facilidade os morros, e também a fazer ultrapassagens. Com a recuperação de energia em descidas por frenagens, o mesmo tempo em que o sistema auxilia os freios de serviço ou freio-motor do caminhão.

Foto traseira da carreta Eletrificada
Carreta Eletrificada. Foto: Divulgação.

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A energia da carreta eletrificada, é acumulada em uma bateria que fica entre as longarinas da carreta, sendo que ela possui 600 V e 52 kWh, podendo também ser recarregada em tomadas industriais quando parada. O mais interessante é que o seu funcionamento é completamente independente do caminhão que traciona o modelo híbrido.

Com algoritmos que são auxiliados por sensores de reconhecimento, que repassa todos os momentos de aceleração, redução e de velocidade, além de também apontar se o caminhão está fazendo uma curva ou não, tudo isso influencia na decisão do motor elétrico em auxiliar ou não a impulsionar o caminhão.

A única conexão que este motor tem com o motorista no habitáculo, é totalmente sem fio, e ela pode ser instalada na central multimidia, permitindo o monitoramento de dados sobre a saúde do exemplar. No sistema híbrido a adoção de modos de funcionamento 100% elétrico ou híbrido, armazena dados e diversos fatores mesmo com a energia totalmente desligada.

Um dos pontos positivos é que a nova carreta eletrificada, com o E-Sys pode ser usada em qualquer tipo de cavalo mecânico, logo qualquer exemplar pode se tornar um híbrido. Este sistema foi apresentado em 2019, ainda como um protótipo, e neste ano a empresa chegou no mercado com resultados, no aso um híbrido que pode gerar até 25% de economia e redução de consumo de combustível.

Foto do motor eletrificado no eixo
Motor da Carreta Eletrificada. Foto: Divulgação.

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Segundo a Randon, o custo dessa tecnologia é de R$ 571.000,00 sem o implemento, este valor também desconsidera os painéis solares montados na carreta frigorífica que está ainda em fase de testes. Os painéis solares são o próximo passo da empresa, que é fazer com que o sol ajude a recarregar a bateria do sistema híbrido.

A energia captada pelos painéis da carreta eletrificada, também iria ser usada para manter o sistema de refrigeração, já que as carretas frigorificas, dependem do funcionamento do motor a diesel para manter a temperatura do compartimento de carga, logo quando o caminhão fica parado, deve ser deixado ele ligado para que a temperatura no compartimento de carga continue a mesma, ou caso o contrário o compartimento precisa ser ligado a energia elétrica para continuar funcionando.

Os painéis solares da carreta eletrificada, garantem uma autonomia elétrica enorme para todo o sistema. Eles podem ser instalados nas laterais e no teto da careta, são todos flexíveis e têm uma potência de até 15 kW. No caso em um ano são até 11.500 kW, o que segundo a empresa, representa uma economia de 1.800 litros em todo esse período

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A energia é toda acumulada na mesma bateria do E-Sys, sistema híbrido, ou seja, a recarga da bateria pode ser feita tanto pela frenagem regenerativa quanto por energia solar. Segundo o que foi informado, a bateria garante 5 horas de funcionamento do sistema frigorífico em temperatura de congelamento, sendo essa a que exige mais energia. Como essa nova carreta ainda está em fase de testes, o seu preço ainda não foi apontado.

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Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
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