Carro icônico da Audi sai de linha oficialmente após 17 anos
A Audi encerra a produção do lendário supercarro R8, marcando o fim de uma era para a montadora alemã. O último exemplar do R8 saiu da linha de montagem na fábrica da Audi Böllinger Höfe, na cidade de Heilbronn, Alemanha. O cupê amarelo Vegas, na versão Performance Quattro Edition, com um pacote externo de fibra de carbono e rodas de 20 polegadas, é o último exemplar desse ícone sobre quatro rodas.
Inicialmente, a produção do R8 deveria ser encerrada no final de 2023. No entanto, a Audi teve que estender sua fabricação para atender à alta demanda dos clientes após o anúncio do fim do modelo. No último ano, as vendas do R8 tiveram um aumento expressivo de 49%, totalizando 1.591 unidades vendidas. Apesar disso, o R8 sempre foi o produto menos vendido globalmente pela marca.
O alto preço do carro esportivo contribuiu para a demanda relativamente baixa ao longo dos anos. O pico de vendas ocorreu em 2008, quando a Audi entregou 5.016 unidades do R8 aos clientes. Esses números incluem as variantes Coupe e Spyder.
Ano | Número de vendas |
2023 | 1.591 |
2022 | 1.068 |
2021 | 1.887 |
2020 | 1.651 |
2019 | 1.944 |
2018 | 2.760 |
2017 | 3.068 |
2016 | 2.878 |
2015 | 2.191 |
2014 | 2.222 |
2013 | 2.595 |
2012 | 2.536 |
2011 | 3.349 |
2010 | 3.166 |
2009 | 3.074 |
2008 | 5.016 |
2007 | 2.952 |
Com o fim do Audi R8, o motor V10 icônico do Grupo Volkswagen também está com os dias contados. A Lamborghini, marca irmã da Audi, também se prepara para eliminar gradualmente seu modelo Huracan neste ano. A produção restante já foi adquirida. Isso significa que não será mais possível encomendar um supercarro equipado com o motor V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros. O Huracan sempre foi mais popular que o R8, o que provavelmente explica a decisão da Lamborghini de lançar um sucessor ainda este ano.
A Lamborghini anunciou em junho de 2023 que possui recursos suficientes para desenvolver um novo modelo sem a ajuda financeira da Audi. Espera-se que o sucessor do Huracan seja um veículo híbrido plug-in, equipado com um motor a gasolina menor. Especula-se que o motor de combustão seja um V-8 biturbo capaz de atingir até 7.000 rpm sem a assistência de turbo, passando então a contar com a indução forçada.
Enquanto isso, a Audi não tem planos de lançar um sucessor direto para o R8. Rumores sugerem que a marca está considerando um substituto totalmente elétrico, mas isso ainda está longe de se tornar uma realidade. O fim do V10 de alta rotação é atribuído ao alto preço do R8 e às regulamentações cada vez mais rígidas em relação às emissões.
Com o encerramento da produção do Audi R8, os entusiastas de supercarros ficam órfãos desse ícone automotivo. A história do R8 será lembrada como uma mistura perfeita de design elegante e desempenho poderoso, deixando um legado duradouro na indústria automobilística.