Verdade ou mito: Carro zero desvaloriza muito ao sair da concessionária?

Com certeza você já ouviu falar que um carro zero perde 20% do seu valor assim que sai da concessionária, não é mesmo?

Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por comprar carros seminovos. Porém, nem sempre adquirir um veículo com um ano de uso é vantajoso como se pensa.

Perca de valor do carro zero, veja como funciona!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Autoinforme, o Honda HR-V foi considerado o carro com maior valor de revenda entre os veículos a combustão, pois teve uma desvalorização de apenas 2,8% em um período de 12 meses.

Verdade ou mito: Carro zero desvaloriza muito ao sair da concessionária?
Desvalorização de um carro zero – Fonte/Reprodução: original.

Segundo o diretor da Jato Informações Automotivas, Milad Kalume, é exagero afirmar que um carro perde imediatamente 20% do seu valor ao sair da concessionária. Porém, ele destaca que a desvalorização pode ser influenciada por outros fatores que devem ser considerados.

“A análise da Autoinforme considera apenas quanto o carro custava há um ano e por quanto esse mesmo modelo é vendido hoje. Já esses ‘20%’ incluem outros valores pagos pelo comprador, como seguro, IPVA, licenciamento, seguro. Ainda assim, a perda não chega a esse percentual. O aceitável para o primeiro ano – não primeiro dia – , contando tudo isso, é de 10% a 15%. No entanto, carros com baixo volume chegam a 25%”

Afirma Milad Kalume

O mito da desvalorização instantânea de carros novos: especialista explica!

Cássio Pagliarini, ex-executivo de marcas como Ford, Renault e Hyundai e sócio da consultora Bright Consulting, afirma que a ideia de que um carro perde 20% do seu valor assim que sai da concessionária é exagerada e ultrapassada.

De acordo com ele, é esperado que o veículo perca entre 13% e 15% do seu valor no primeiro ano e cerca de 8% a cada ano subsequente. Entretanto, devido ao aumento do preço dos carros novos, o cenário atual é um pouco diferente.

“A gente passou por eventos muito diferentes, que foram a pandemia e o programa de incentivos do governo. Isso bagunçou demais a escala de preços. O que aconteceu durante a pandemia é que todos os carros aumentaram expressivamente, os preços subiram 27% acima da inflação. O preço do usado segue o aumento do novo. Tanto que vimos veículos usados com valor de venda mais altos que o zero-quilômetro. Quando você pega veículos com ótima aceitação no mercado, eles têm uma desvalorização menor”

Pandemia ainda afeta preços de carros usados e consumidores enfrentam dificuldades para encontrar preços acessíveis

A pandemia continua afetando os preços dos carros usados devido à diminuição da produção de veículos nos anos de 2021 e 2022.

Pandemia ainda afeta preços de carros usados e consumidores enfrentam dificuldades para encontrar preços acessíveis
Vale á pena comprar um carro usado? – Fonte/Reprodução: original.

Muitos consumidores, mesmo tendo poder aquisitivo, optam por comprar carros com um ou dois anos de uso para evitar a desvalorização, mas estão tendo dificuldades em encontrar preços acessíveis. Essa é a explicação dada pelo presidente da Fenauto.

“A questão é que entre 2020 e 2022, devido à crise de semicondutores, faltou veículo no mercado. Isso significa que já há poucos carros fabricados nesse período no mercado. Com a demanda alta por seminovos, os preços sobem. Nos próximos anos, até os estoques de carros com até três anos se estabilizar e a indústria voltar a oferecer carros de entrada, o preço dos usados continuará em tendência de alta”

Opina o presidente da Fenauto

HR-V e Porsche Cayenne são exceções em desvalorização de carros a combustão no Brasil, diz especialista!

Com a exceção do HR-V e do Porsche Cayenne, que tiveram uma desvalorização de 2,8% e 3,5%, respectivamente, todos os outros carros a combustão que ganharam em suas categorias apresentaram uma queda no valor entre 4,3% e 11,6% em um período de um ano.

De acordo com Kalume, a credibilidade da marca é o que faz a diferença para o SUV compacto.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário