Verdade ou mito: Carro zero desvaloriza muito ao sair da concessionária?
Com certeza você já ouviu falar que um carro zero perde 20% do seu valor assim que sai da concessionária, não é mesmo?
Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por comprar carros seminovos. Porém, nem sempre adquirir um veículo com um ano de uso é vantajoso como se pensa.
Guia do Conteúdo
Perca de valor do carro zero, veja como funciona!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Autoinforme, o Honda HR-V foi considerado o carro com maior valor de revenda entre os veículos a combustão, pois teve uma desvalorização de apenas 2,8% em um período de 12 meses.
Segundo o diretor da Jato Informações Automotivas, Milad Kalume, é exagero afirmar que um carro perde imediatamente 20% do seu valor ao sair da concessionária. Porém, ele destaca que a desvalorização pode ser influenciada por outros fatores que devem ser considerados.
“A análise da Autoinforme considera apenas quanto o carro custava há um ano e por quanto esse mesmo modelo é vendido hoje. Já esses ‘20%’ incluem outros valores pagos pelo comprador, como seguro, IPVA, licenciamento, seguro. Ainda assim, a perda não chega a esse percentual. O aceitável para o primeiro ano – não primeiro dia – , contando tudo isso, é de 10% a 15%. No entanto, carros com baixo volume chegam a 25%”
Afirma Milad Kalume
O mito da desvalorização instantânea de carros novos: especialista explica!
Cássio Pagliarini, ex-executivo de marcas como Ford, Renault e Hyundai e sócio da consultora Bright Consulting, afirma que a ideia de que um carro perde 20% do seu valor assim que sai da concessionária é exagerada e ultrapassada.
De acordo com ele, é esperado que o veículo perca entre 13% e 15% do seu valor no primeiro ano e cerca de 8% a cada ano subsequente. Entretanto, devido ao aumento do preço dos carros novos, o cenário atual é um pouco diferente.
“A gente passou por eventos muito diferentes, que foram a pandemia e o programa de incentivos do governo. Isso bagunçou demais a escala de preços. O que aconteceu durante a pandemia é que todos os carros aumentaram expressivamente, os preços subiram 27% acima da inflação. O preço do usado segue o aumento do novo. Tanto que vimos veículos usados com valor de venda mais altos que o zero-quilômetro. Quando você pega veículos com ótima aceitação no mercado, eles têm uma desvalorização menor”
Pandemia ainda afeta preços de carros usados e consumidores enfrentam dificuldades para encontrar preços acessíveis
A pandemia continua afetando os preços dos carros usados devido à diminuição da produção de veículos nos anos de 2021 e 2022.
Muitos consumidores, mesmo tendo poder aquisitivo, optam por comprar carros com um ou dois anos de uso para evitar a desvalorização, mas estão tendo dificuldades em encontrar preços acessíveis. Essa é a explicação dada pelo presidente da Fenauto.
“A questão é que entre 2020 e 2022, devido à crise de semicondutores, faltou veículo no mercado. Isso significa que já há poucos carros fabricados nesse período no mercado. Com a demanda alta por seminovos, os preços sobem. Nos próximos anos, até os estoques de carros com até três anos se estabilizar e a indústria voltar a oferecer carros de entrada, o preço dos usados continuará em tendência de alta”
Opina o presidente da Fenauto
HR-V e Porsche Cayenne são exceções em desvalorização de carros a combustão no Brasil, diz especialista!
Com a exceção do HR-V e do Porsche Cayenne, que tiveram uma desvalorização de 2,8% e 3,5%, respectivamente, todos os outros carros a combustão que ganharam em suas categorias apresentaram uma queda no valor entre 4,3% e 11,6% em um período de um ano.
De acordo com Kalume, a credibilidade da marca é o que faz a diferença para o SUV compacto.
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