10 carros americanos clássicos que são piores do que você imagina
Todos nós temos um apego especial por muscle cars clássicos e cruisers americanos, mas alguns deles estavam acima do peso. Apesar de seu tamanho e poder terem sido impressionantes em sua época, alguns carros americanos clássicos simplesmente não conseguiram manter o mesmo nível de desempenho com o avanço da tecnologia e das expectativas dos motoristas modernos.
Conheça aqui as exceções das regras, os 10 carros americanos clássicos que são piores do que você imagina!
Guia do Conteúdo
Os vilões do automobilismo: 10 carros americanos clássicos que são piores do que você imagina!
Alguns desses carros simplesmente são lentos, e não há nada de errado com isso, a menos que sejam anunciados e aclamados como genuinamente rápidos, deixando muitos motoristas insatisfeitos. Outros são mal construídos, mas ainda assim, têm um grande seguimento.
Enquanto isso, alguns desses carros não são necessariamente ruins, mas foram drasticamente superestimados por razões desconhecidas. Por qualquer que seja a razão, esses carros americanos superestimados simplesmente não resistiram ao teste do tempo.
1969 Chevrolet Nova SS
Os carros vintage Chevy Nova estão sendo vendidos por preços muito elevados, especialmente as versões SS.
No entanto, a verdade é que o carro começou como um compacto econômico para competir com o Ford Falcon. Apesar de ter o pacote Super Sport da Chevy, com o pequeno bloco 350 e o V8 L78 396-cid, é mais vantajoso financeiramente comprar um Nova padrão e colocar o motor de sua escolha.
1987 Cadillac Allanté
O Cadillac Allanté foi um dos carros mais ousados da General Motors nos anos 80, feito em grande parte pela famosa Pininfarina na Itália. As conchas acabadas foram enviadas para Detroit para montagem final.
No entanto, o processo de construção complexo resultou em preços altíssimos e problemas de manuseio e falta de potência. Em 1993, houve uma atualização do motor Northstar V8, mas ainda assim não foi suficiente para salvar o carro.
1979 Chevrolet Camaro Z28
Muitas pessoas imaginam carros musculares dos anos 1970 como máquinas poderosas prontas para competir em corridas, com muita potência disponível. Porém, na realidade, essa foi uma época ruim para os muscle cars americanos devido a regulamentações governamentais e controle de emissões, resultando em modelos que mal produziam 200 cavalos de potência.
O Chevy Camaro Z28 de 1979 é um exemplo disso, apesar de ter vendido bem, só produzia 175 cavalos de potência, o que era baixo para um motor tão grande.
1973 Ford Mustang Mach 1
Em 1973, o Ford Mustang encerrou sua primeira fase e foi temporariamente substituído pelo Mustang II. O Mustang estava maior do que os modelos de 1964-1966 e perdeu sua forma muscular.
O modelo Mach 1 era o mais poderoso da linha de 1973, mas ainda assim só produzia 259 cavalos de potência, devido às regulamentações governamentais. Mesmo assim, o Mach 1 de 1973 é digno de estar nesta lista.
1984 Hurst/Olds Cutlass
A parceria entre Oldsmobile e Hurst Performance foi lendária nos anos 1960, mas nos anos 1980 a Oldsmobile tentou ressuscitar sua imagem de glória.
O Hurst/Olds de 1984 apresentava o inovador câmbio Lightning Rod shifter, mas com apenas 180 cv, não era um carro de corrida sério. Mesmo assim, esses carros ainda são absurdamente caros hoje em dia, apesar de seu desempenho fraco.
1976 Cadillac Eldorado
A Cadillac já foi considerada “o padrão do mundo” no luxo, mas nos anos 70, enquanto seus concorrentes europeus focavam em performance, a Cadillac ainda fabricava carros enormes com motores V8 de baixa potência.
O anúncio do Cadillac Eldorado de 1976 como o último conversível a ser produzido foi um dos fatores que levaram ao fracasso do modelo, já que a Cadillac voltou a produzir conversíveis logo depois.
1972 Dodge Challenger
O Dodge Challenger original era conhecido por seus grandes motores V8 de 383, 440 e 426 Hemi, mas em 1972, no início da Era da Malaise, não havia opções de motores grandes disponíveis.
O motor mais potente era o V8 de 340 polegadas cúbicas, com baixo desempenho. Apesar disso, esses carros podem ser uma boa plataforma para fazer uma troca por um motor Hemi moderno.
1977 Pontiac Trans Am
O Pontiac Trans Am de 1977 é conhecido por sua aparição em “Agarra-me se Puderes”, com Burt Reynolds dirigindo esses carros modificados. A maioria dos modelos originais tinha motores grandes, mas não tão potentes. Mesmo assim, eles ainda são icônicos pela aparência impressionante.
1964 Ford Mustang
O Ford Mustang foi lançado há quase 60 anos e se tornou um ícone americano. As primeiras versões eram apenas carros de passeio e não tinham opções de motores grandes, apenas o pequeno bloco 289. Só mais tarde, em 1966, foi lançado o Shelby GT350.
1953 Chevrolet Corvette
O Corvette teve um começo medíocre em 1953, com um motor antigo e uma transmissão automática de apenas duas marchas.
Apenas a aparência do carro, projetada por Harley Earl, era impressionante. Demorou anos para que a Chevrolet conseguisse melhorar o modelo e torná-lo um verdadeiro carro esportivo.
De onde vem a fama dos carros americanos clássicos?
Os muscle cars e clássicos americanos em geral têm uma habilidade inerente de fazer as pessoas colocarem óculos de um passado glorioso, permitindo que muitos os vejam como mais do que apenas carros, mas sim como peças da cultura e da história em si.
Ao longo das décadas, muita hype tem cercado vários desses carros, com alguns ganhando reputações massivas no processo… mas será que os carros em si realmente correspondem a essas reputações?
Certamente, muitos deles correspondem, o que é exatamente por que tantos desses clássicos estão exigindo um resgate de valor. Para outros, essa noção é um pouco mais cética, apesar dos altos valores no mercado.
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