Carros chineses elétricos dominaram o mercado brasileiro

Em um cenário onde a sustentabilidade e a inovação tecnológica são cada vez mais valorizadas, a BYD, gigante automobilística chinesa, desponta como a marca de carros elétricos mais vendida no Brasil, superando concorrentes de peso como a Great Wall Motors e a Toyota no primeiro trimestre de 2024.

Este feito notável destaca o crescente interesse do mercado brasileiro por veículos elétricos e híbridos, em meio à implementação de novas taxas de importação.

O Brasil testemunhou um aumento expressivo na importação de automóveis de passageiros no início de 2024, com um salto de 46,4%, alcançando um valor combinado de 1,5 bilhão. Deste total, cerca de 40% dos veículos importados são originários da China, representando um aumento surpreendente de 450% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa tendência é impulsionada pela demanda crescente por veículos movidos a bateria e híbridos.

BYD Dolphin.
BYD Dolphin.

A introdução de novas taxas de importação pelo governo brasileiro marca uma mudança significativa na política fiscal para veículos elétricos. Anteriormente isentos de impostos de importação, os veículos elétricos passaram a ser taxados em 10% desde janeiro deste ano. A taxa será progressivamente aumentada para 18% em julho e alcançará o patamar máximo de 35% em julho de 2026. Da mesma forma, os veículos híbridos agora enfrentam uma taxa inicial de importação de 15%, que também seguirá uma trajetória ascendente nos próximos anos.

De acordo com Herlin Brandao, diretor de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, espera-se que o crescimento das importações desacelere à medida que as taxas aumentarem. “Essa tarifação chegará a 35%, e as indústrias também estão se estabelecendo no Brasil. Portanto, esse crescimento eventualmente diminuirá diante desse cenário”, explicou ele à Reuters.

No primeiro trimestre de 2024, a BYD consolidou sua liderança no segmento de veículos elétricos no Brasil, vendendo 14.939 unidades, significativamente à frente da Great Wall Motors e da Toyota. No total, foram vendidos 36.090 carros eletrificados no país durante este período, um aumento impressionante de 145% em relação ao trimestre anterior.

Reforçando seu compromisso com o mercado brasileiro, a BYD está desenvolvendo um novo complexo industrial no país. Previsto para ser concluído até o final deste ano ou início de 2025, este complexo terá capacidade anual de produção de 150.000 unidades e será responsável pela fabricação de modelos como Dolphin, Song Plus SUV e Yuan Plus.

A ascensão dos veículos elétricos no Brasil reflete uma mudança paradigmática em direção a um futuro mais sustentável e eco-friendly. Com incentivos governamentais e investimentos contínuos por parte dos fabricantes, espera-se que esta tendência cresça ainda mais nos próximos anos.

Fonte: Carscoops

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias China pressiona União Europeia para reduzir taxa de seus carros até dia 4 de julho

A China solicitou à União Europeia que retire a sobretaxa de até 38,1% imposta aos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Volvo EX30 está se tornando febre em vendas no Brasil e Europa

A Volvo está alcançando um grande sucesso com seu modelo de entrada, o Volvo EX30,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Toyota GR Yaris 2024 é atualizado com motor de 280 cv

A Toyota acaba de lançar na Europa o aguardado GR Yaris 2024, um veículo esportivo…

Gabriel May Oechsler
Notícias GWM está se inspirando na Toyota para ter um bom pós-venda em atendimento e peças!

A importância do serviço pós-vendas é ampliada quando se trata de marcas recém-chegadas ao mercado,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Kawasaki Ninja 650 2025 ganha nova cor laranja, confira!

A renomada fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, lançou recentemente a aguardada versão 2025 da Ninja…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário