Carros que mudaram ou sumiram devido às novas leis de emissões no Brasil

Com o início da aplicação das novas regras do Proconve L8, que entraram em vigor em janeiro de 2025, muitos modelos de carros no Brasil tiveram que se adaptar às exigências mais rigorosas de controle de poluição. O programa, que se alinha cada vez mais às normas europeias, visa reduzir significativamente as emissões de gases poluentes, especialmente o monóxido de carbono (CO), com uma meta de redução de 40% nas emissões. Isso impacta diretamente os motores, a calibração dos sistemas de injeção de combustível e até mesmo a oferta de certos modelos, obrigando as montadoras a se reestruturarem. A seguir, apresentamos alguns dos modelos mais afetados pelas novas diretrizes, que trouxeram mudanças nos motores e até o fim da produção de algumas versões.

1. Mitsubishi Triton: Nova Geração com Motor Turbodiesel 2.4

A Mitsubishi Triton, antiga L200, passou por uma reestruturação significativa para se adequar às novas normas. A picape ganhou uma nova geração em 2025, com um motor 2.4 turbodiesel, o 4N16. Este motor já era utilizado em outros mercados, mas agora foi adaptado às exigências brasileiras do Proconve L8. A nova motorização gera 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, sendo associada a um câmbio automático de seis marchas. A Mitsubishi, com isso, manteve sua presença no mercado de picapes, agora com um produto mais eficiente e em conformidade com as normas de emissão. A Triton 2025 foi lançada com preços a partir de R$ 265.990.

Novo Mitsubishi Triton chegando à Austrália em 2024 com 201HP e 3.500 Kg de capacidade de reboque!
A nova Triton L200 – Fonte/Reprodução: Mitsubishi.

2. Chevrolet Tracker: Injeção Direta e Novas Calibrações

O Chevrolet Tracker, um dos SUVs compactos mais populares do Brasil, também foi impactado pelas novas normas de emissões. O modelo passou por ajustes importantes em suas motorização e sistema de injeção de combustível. A partir de 2025, os motores 1.0 e 1.2, ambos turbinados, receberam injeção direta de combustível, além de ajustes nas calibrações de software para otimizar a eficiência e reduzir as emissões. Na versão com o motor 1.0, o Tracker entrega 121 cv (etanol) e 117 cv (gasolina), com torque de 18,9 kgfm (etanol) e 18,3 kgfm (gasolina). Já a versão 1.2 entrega 141 cv (etanol) e 139 cv (gasolina), com 22,9 kgfm (etanol) e 22,4 kgfm (gasolina) de torque. Esses ajustes visam melhorar o desempenho e a eficiência do modelo, atendendo às novas normas de emissões. O Tracker 2025 continua disponível em seis versões, com preços a partir de R$ 119.900.

Tracker 2025.

3. Hyundai Creta: Nova Motorização Turbo GDI

O Hyundai Creta também não ficou de fora das mudanças causadas pelas novas exigências do Proconve L8. Com a reestilização do modelo em 2025, a versão topo de linha, antes equipada com o motor 2.0 flex aspirado, passou a contar com um motor 1.6 turbo GDI. Essa mudança visou melhorar tanto o desempenho quanto a eficiência de combustível, além de atender aos requisitos de emissões mais rigorosos. O novo motor turbo GDI de 1.6 entrega 193 cv e 27,0 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de sete marchas. Essa atualização levou a uma melhora no consumo, que, segundo dados da Hyundai, pode chegar a até 9% a mais de eficiência. Com a motorização turbo, o Creta Ultimate passou a ser vendido por R$ 189.990, um pequeno aumento em relação aos R$ 187.990 da versão anterior com motor 2.0.

Hyundai Creta 2025 estacionado na rua.
Hyundai Creta 2025 / Foto: Reprodução

4. Peugeot 208: Fim do Motor 1.6 Aspirado e Novo 1.0 Turbo

O Peugeot 208, que até 2024 oferecia a opção de motor 1.6 aspirado, também passou por mudanças significativas em sua linha 2025 para atender aos novos padrões do Proconve L8. O motor 1.6 aspirado foi substituído por duas opções de motorização 1.0, ambas de três cilindros. A primeira é a versão 1.0 aspirada, com 75 cv e 10,7 kgfm de torque, acoplada a um câmbio manual de cinco marchas. Já a versão mais potente, 1.0 turbo T200, desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm de torque, associada a um câmbio CVT de sete marchas simuladas. Essas alterações visam não só reduzir as emissões, mas também oferecer uma opção mais eficiente em termos de consumo de combustível. A versão 1.0 turbo T200 chega com preços a partir de R$ 110.990, marcando uma mudança no perfil do modelo, mais alinhado com as expectativas de mercado em relação a motores menores e mais econômicos.

Peugeot 208 fica mais barato.
Peugeot 208 fica mais barato.

5. Citroën C4 Cactus: Descontinuação de Modelos Antigos

O Citroën C4 Cactus, apesar de ser um modelo com pontos positivos em termos de conforto e desempenho, teve sua produção interrompida devido à não conformidade com as novas regras de emissões. O motor EC5 aspirado, que entregava 120/113 cv e 15,7/15,4 kgfm, e o motor turbo THP, com 173/166 cv e 24,5 kgfm, não estavam mais em conformidade com o Proconve L8. Como resposta, a Citroën concentrou esforços na venda do novo C3 Aircross, que adota o motor 1.0 turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm, associado a um câmbio CVT de sete marchas simuladas. O novo C3 Aircross começou a ser vendido a partir de R$ 115.990, enquanto o C4 Cactus se despediu do mercado. Este movimento de descontinuação é um reflexo das novas normas e do foco da Citroën em atender as exigências ambientais com modelos mais eficientes.

Lateral do Citroën C4 Cactus 2025
Foto: Reprodução/Citroen

Impacto das Novas Normas de Emissão no Mercado Brasileiro

As novas normas do Proconve L8 representam um grande desafio para as montadoras que atuam no Brasil. As regras mais rigorosas exigem não apenas uma adaptação nos motores, mas também investimentos em tecnologia para garantir que os veículos atendam aos critérios de redução de emissões. A cada fase do programa, a pressão sobre as fabricantes aumenta, o que resulta em mudanças tanto no design quanto na motorização dos modelos.

A transição para motores mais eficientes, com injeção direta e ajustes de calibração, é uma tendência crescente no mercado. Além disso, o aumento do uso de motores menores e mais eficientes, como os 1.0 turbo, reflete a busca por soluções que conciliem desempenho, economia de combustível e menor impacto ambiental.

Por outro lado, a descontinuação de alguns modelos, como o Citroën C4 Cactus e a substituição de motores em carros como o Peugeot 208, demonstra a dificuldade das montadoras em conciliar as exigências do mercado e as necessidades de adaptação às novas normas. Embora o C4 Cactus tenha sido um modelo bem aceito em termos de conforto e desempenho, ele não conseguiu atender aos novos requisitos de emissões, o que levou à sua retirada de linha.

Essas mudanças não são exclusivas das marcas citadas aqui, e muitas outras montadoras também estão em processo de adaptação para garantir que seus veículos cumpram as exigências do Proconve L8. Além disso, a chegada de novos modelos, como o Jeep Avenger, que será fabricado no Brasil e atenderá a essas normas, mostra como as montadoras precisam se reinventar para se manterem competitivas no mercado.

O Futuro do Mercado Automobilístico Brasileiro

O mercado automotivo brasileiro está vivendo uma transformação significativa, impulsionada pela necessidade de atender a normas ambientais mais rigorosas. Modelos que antes eram populares podem ter suas produções interrompidas, enquanto novos veículos com tecnologias mais limpas e eficientes ganham espaço. Esse movimento está alinhado com as tendências globais de sustentabilidade e com a crescente demanda por carros mais eficientes em termos de consumo de combustível e menores emissões.

À medida que as montadoras se ajustam às novas normas, a diversidade de opções de veículos mais eficientes também deve crescer. Modelos híbridos e elétricos, por exemplo, devem se tornar cada vez mais comuns, à medida que as marcas buscam atender tanto às demandas ambientais quanto às necessidades dos consumidores por carros mais econômicos e sustentáveis.

Fim!

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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