Chevrolet Monza faz 21 km/l, tem motor híbrido de 163 cv e vence o Onix em design!

A empresa General Motors (GM) está ponderando a opção de apresentar o Monza, modelo fabricado na China, ao mercado brasileiro. Esta decisão tem potencial para preencher a lacuna deixada pela descontinuação da produção do Chevrolet Cruze no país.

Com o fim da fabricação do Cruze, a GM não terá mais sedã médio ou compacto-médio no mercado brasileiro, tendo apenas o Onix Plus como opção. No entanto, o Onix Plus não atende às demandas dos consumidores mais exigentes que buscam sedãs médios devido ao acabamento interno simplificado, ao espaço interno limitado e ao motor limitado a 1,0 litro (aspirado ou turboalimentado).

Monza é uma opção viável?

Chevrolet Monza de lado.
O Chevrolet Monza seria uma grande opção para substituir o Cruze ou o Onix no Brasil. Foto: Divulgação

Diante deste contexto, o novo Monza chinês poderá apresentar uma alternativa intrigante para os consumidores brasileiros. Semelhante ao Volkswagen Virtus, o Monza possui dimensões que ficam entre um sedã compacto e um sedã médio, posicionando-o para competir em faixas de preço com modelos mais compactos, como o Onix Plus, e sedãs médios, potencialmente substituindo o Jetta 250 TSI descontinuado.

Dessa forma, o Monza tem potencial para atrair tanto clientes que consideram o Onix Plus muito pequeno e com acabamento abaixo da média quanto aqueles que em breve não terão opções após a descontinuação do Cruze. As dimensões do Monza se assemelham muito a do Cruze, tornando-o um sedã compacto e médio, maior que o Onix Plus e quase tão refinado quanto o Cruze.

Como é o Chevrolet Monza chines?

O Monza é construído na plataforma GM-PATAC K, uma variante simplificada da plataforma D2XXX usada pelo Chevrolet Cruze. Esta plataforma é considerada superior à plataforma GEM empregada pelo Onix Plus, Onix e Tracker.

Medindo 4,65 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,46 metros de altura, as dimensões do Monza se alinham com as do Cruze. A distância entre eixos mede 2,64 metros, com desvio mínimo das dimensões do Cruze. Comparado ao Onix Plus, o Monza é notavelmente maior em todos os aspectos.

Para o ano modelo 2023, o Monza recebeu uma atualização que incorpora a nova linguagem de design global da Chevrolet. Os faróis ficaram mais estreitos e agora contam com iluminação LED, além de uma assinatura visual mais agressiva. O para-choque também sofreu alterações, ostentando uma entrada de ar inferior maior e uma moldura cromada com design em forma de X.

No interior, o Monza apresenta melhorias significativas em relação ao seu antecessor. O painel foi completamente redesenhado e agora integra um painel de instrumentos digital configurável com o sistema de infoentretenimento. As saídas de ar nas bordas lembram turbinas de avião, o acabamento interno foi aprimorado e o console central é elevado.

Chevrolet Monza faz 21 km/l

Na China, o Monza está disponível com duas opções de motorização. As versões básicas são equipadas com motor 1,5 litro de aspiração natural que entrega 114 cv e 14,3 kgf.m de torque. Ele a versão híbrida são capazes de fazer uma excelente média de consumo, podendo bater a faixa dos 21 km/l na estrada.

Por outro lado, as versões avançadas apresentam motor turbo de 1,3 litros com injeção direta, produzindo 163 cv e 23,5 kg.m de torque. Além disso, essas versões são equipadas com sistema híbrido suave de 48 volts, substituindo o alternador por um pequeno motor elétrico que auxilia na redução do consumo de combustível. A transmissão é sempre uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.

Painel do Chevrolet Monza 2023.
O painel do Chevrolet Monza está muito superior a média do mercado. Foto: Divulgação

Entre as características notáveis do Monza 2023 estão duas telas de 10,25 polegadas integradas na mesma moldura, uma atuando como painel de instrumentos e outra como centro de infoentretenimento. Esta configuração lembra a configuração encontrada no Tracker RS chinês e tem potencial para ser implementada em outros modelos da marca.

Embora a GM ainda não tenha confirmado oficialmente a introdução do Monza no Brasil, a perspectiva de oferecer um sedã compacto-médio mais refinado e com dimensões semelhantes às do Cruze descontinuado pode chamar a atenção dos consumidores brasileiros que buscam um veículo nesta categoria. Devemos aguardar novos desenvolvimentos para determinar se o Monza será de fato lançado no mercado interno.

E se vier para o Brasil: Monza ou outro nome?

E na sua opinião, caso a Chevrolet resolva lançar o Monza chines no Brasil, será que ele iria herdar o nome do nosso falecido Monza, que saiu de linha em 1996 para dar lugar ao Chevrolet Vectra. Ou iria vir com um novo nome, ou até mesmo regatar algum outro nome conhecido, como o Prisma, Cobalt, etc.

Veja um vídeo do belíssimo Monza 2024

Se você gosta de acompanhar todas as novidades e lançamentos do mercado automobilístico, não deixe de conhecer o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversas notícias e curiosidades todos os dias, além de trazer uma Tabela Fipe para você acompanhar os preços dos veículos de todo o Brasil!

4.5/5 - (158 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Promoção Especial: Renault Oroch com Bônus de Até R$ 16.800

A Renault está oferecendo condições vantajosas para quem deseja adquirir um novo carro, com ofertas…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Desempenho dos SUVs e Crossovers Compactos em Agosto!

Em agosto, o segmento de SUVs e crossovers compactos no Brasil registrou 52.978 unidades vendidas,…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias O que a eleição dos EUA pode significar para a indústria dos carros elétricos

2024 Eleições dos EUA – Com as eleições dos EUA se aproximando, a indústria de…

Thiago Klaumann
Notícias Híbridos mereciam ter incentivos maiores do que os 100% elétricos

“Pressa é inimiga da perfeição”. Frase atribuída ao escritor Machado de Assis, que a cunhou…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Análise do Mercado Automotivo Brasileiro: Hyundai HB20 Líder em Vendas até 4 de Setembro!

No início de setembro de 2024, o mercado automobilístico brasileiro apresentou um panorama dinâmico e…

Ivan Gustavo Willemann
7 comentários
  • Responder

    Covardia de chamar esse carro de Monza.
    Já tive 2, então posso afirmar que são coisas diferentes!

  • Responder

    É pelado, muito simples.

  • Responder

    Está mais para um Cobalt reestilizado.
    Traseira lembra muito o Corolla sapão da década de 2010.

  • Responder

    Estes carros ninguém sabe onde fica, não tem facilidade para ter um carro deste, muito ruim!

  • Responder

    Carro lixo, só tem plástico, e ainda compara com o cruze?? Fala sério cruze infinitamente superior

  • Responder

    Muito lindo sedan! Porém, seria estranho chamar de Monza, um veículo que nada tem à ver com o quê conhecemos aqui…Seria melhor chamar de Cobalt, ou inventar outro nome…

  • Responder

    Respeitem o Monza
    Eterno Monza
    Arrumem outro nome pra esse carro ou fábrica o Monza novamente

Deixe seu comentário