Novo Chevrolet Monza: O carro que mudaria o mercado brasileiro!
GM considera lançar o Monza chinês no Brasil como alternativa ao Onix Plus e para atender os órfãos do Cruze.
A General Motors (GM) está considerando a possibilidade de trazer o Monza, modelo fabricado na China, para o mercado brasileiro. Essa decisão poderia preencher a lacuna deixada pelo fim da produção do Chevrolet Cruze no país.
Com o término da produção do Cruze, a GM ficará sem oferecer um sedan médio ou compacto-médio no mercado brasileiro, tendo apenas o Onix Plus como opção. No entanto, o Onix Plus não atende às necessidades dos consumidores mais exigentes de sedans médios, devido ao seu acabamento interno simplório, espaço interno reduzido e motorização limitada a 1.0 litro (aspirado ou turbo).
Nesse contexto, o novo Monza chinês poderia ser uma alternativa interessante para os consumidores brasileiros. Assim como o Volkswagen Virtus, o Monza teria dimensões intermediárias entre um sedan compacto e médio, podendo competir em faixas de preço tanto com modelos mais compactos, como o próprio Onix Plus, quanto com sedans médios, substituindo o extinto Jetta 250 TSI.
Com isso, o Monza poderia atrair tanto os consumidores que consideram o Onix Plus pequeno e com acabamento inferior quanto aqueles que em breve ficarão sem opções após o fim do Cruze. As dimensões do Monza são bastante próximas às do Cruze, tornando-o um sedan compacto-médio maior que o Onix Plus e quase tão refinado quanto o Cruze.
Guia do Conteúdo
Conheça o Chevrolet Monza

O Monza é baseado na plataforma GM-PATAC K, uma variante simplificada da base D2XXX utilizada pelo Chevrolet Cruze. Essa plataforma é considerada superior à plataforma GEM usada pelo Onix Plus, Onix e Tracker.
Com 4,65 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,46 metros de altura, o Monza tem dimensões próximas às do Cruze. A distância entre-eixos é de 2,64 metros, com diferença mínima em relação ao Cruze. Comparado ao Onix Plus, o Monza é significativamente maior em todas as dimensões.
O Monza recebeu um facelift na linha 2023, adotando a nova linguagem de design global da Chevrolet. Os faróis estreitaram e contam com iluminação em LED, além de uma nova assinatura visual mais agressiva. O para-choque também passou por mudanças, com uma tomada de ar inferior maior e uma moldura cromada com desenho de X.
Interior

Internamente, o Monza apresenta grandes evoluções em relação à versão anterior. O painel foi totalmente redesenhado e agora conta com um painel de instrumentos digital configurável integrado à central multimídia. As saídas de ar nas extremidades têm formato de turbina de avião, o acabamento interno foi aprimorado e o console central está mais alto.
Potência do Chevrolet Monza
Na China, o Monza está disponível com duas opções de motorização. As versões mais básicas são equipadas com um motor 1.5 aspirado que entrega 114 cv e 14,3 kgf.m de torque.
Já as versões mais avançadas contam com um motor 1.3 turbo de injeção direta, que produz 163 cv e 23,5 kgf.m de torque. Além disso, essas versões também possuem um sistema híbrido leve de 48 volts, substituindo o alternador por um pequeno motor elétrico que auxilia na redução do consumo de combustível. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem de seis marchas.



Entre os destaques de série do Monza 2023, estão as duas telas de 10,25 polegadas integradas na mesma moldura, com uma atuando como painel de instrumentos e a outra como central multimídia. Essa configuração é semelhante à encontrada no Tracker RS chinês e poderia ser aplicada em outros modelos da marca.
Embora ainda não haja confirmação oficial da GM sobre a chegada do Monza ao Brasil, a possibilidade de oferecer um sedan compacto-médio mais refinado e com dimensões próximas às do extinto Cruze pode atrair a atenção dos consumidores brasileiros que buscam um veículo nessa categoria. Resta aguardar para saber se o Monza será realmente lançado no mercado nacional.
Se você gosta de acompanhar todas as novidades e lançamentos do mercado automobilístico, não deixe de conhecer o blog Agora Motor, onde estamos trazendo diversas notícias e curiosidades todos os dias, além de trazer uma Tabela Fipe para você acompanhar os preços dos veículos de todo o Brasil!