Conceito conversível Chevy El Camino 1965 com barco V8 parece rápido e barulhento!
Este é o conceito Chevrolet Chevy El Camino 1965 Surfer I conversível.
A GM Design compartilhou recentemente algumas imagens no Instagram e ficamos tão encantados com um El Camino sem teto rebocando um V8 flutuante e com escapamento direto que contatamos os Arquivos de Patrimônio da General Motors em busca de mais informações.
Guia do Conteúdo
Chevrolet Chevy El Camino 1965 Surfer I conversível: um modelo único para apresentar um novo motor V8
A história é bem simples: executivos da Chevrolet queriam apresentar um novo motor V8 de alta performance que seria lançado para o modelo de 1966. Então, os engenheiros cortaram o teto de um El Camino, colocaram o motor tanto no carro quanto em um barco incrível e o enviaram para o circuito de shows de automóveis.
Novo motor V8 de 6,5 litros da Chevrolet é instalado em barco personalizado
Ao analisarmos os comunicados de imprensa originais de 1965 enviados para o Motor1.com, descobrimos que este projeto tinha como objetivo mostrar o novo motor V8 de 6,5 litros (396 polegadas cúbicas) da Chevrolet. O motor foi instalado no El Camino, mas para dar-lhe mais visibilidade (figurativa e literalmente), também foi utilizado em um barco de esqui personalizado Gaylord.
Documentos originais afirmam que o motor produzia 425 cavalos de potência e, no barco, foi equipado com “tubos de escape individualizados cromados para uma exaustão eficiente”. Suspeitamos que os canos retos também eram eficientes em causar perda temporária de audição, mas há piores maneiras de danificar os tímpanos.
El Camino rebaixado com acabamento náutico personalizado e reboque sob medida
O veículo de reboque El Camino, além de ter seu teto cortado, também foi rebaixado. A remoção personalizada do teto exigiu pilares laterais especiais que simplesmente terminavam no topo do vidro, e holofotes foram instalados nas portas porque era isso que todo mundo fazia nos anos 60.
Mantendo um tema náutico, há acabamento de madeira real nos painéis laterais do carro, porta traseira e caçamba. Ele se mistura com uma cor branca perolizada exterior e interior vermelho contrastante, e as cores são levadas para o barco, bem como para o reboque projetado sob medida.
Este conceito de barco chama a atenção não só por apresentar o novo motor V8, mas também por mostrar o envolvimento da Chevrolet no mercado de motores marítimos. As informações de imprensa arquivadas nos lembram que a montadora foi um importante fornecedor nesse segmento, e o motor 396 teve grande sucesso nessa área.
Quanto a este barco de esqui com escapamento direto, não temos ideia se ele já chegou a ser usado na água. Se sim, nossas condolências aos ouvidos de qualquer pessoa a meio quilômetro de distância.
O mistério do Surfer I: carro e barco que desapareceu sem deixar rastros
Não se sabe ao certo o que aconteceu com o conceito completo do Surfer I, carro e barco. Notas manuscritas no comunicado de imprensa original indicam que ele foi exibido no Chicago Auto Show de 1965 e posteriormente na Feira Mundial de Nova York. Um representante dos arquivos da GM confirmou que ele não está na coleção da empresa.
Mais investigações na internet levaram a becos sem saída semelhantes, o que sugere que ele pode ter sido destruído há muito tempo. Mas, por um breve momento na metade dos anos 60, a Chevrolet teve uma cura incrivelmente incrível para o tédio do verão.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!