China quer colocar baterias de veículos elétricos nos EUA por meio da Coreia do Sul!
Os Estados Unidos estão buscando reduzir a participação da China na cadeia de suprimentos de veículos elétricos, mas a superpotência oriental não está interessada em diminuir seu papel na produção global de veículos elétricos.
Empresas chinesas estão investindo na indústria de veículos elétricos da Coreia do Sul e fazendo parcerias com empresas sul-coreanas para manter o papel desproporcional da China na produção de baterias que acabarão em veículos elétricos americanos que se qualificam para créditos fiscais federais, como relatado pela Bloomberg.
Guia do Conteúdo
China busca contornar Lei de Redução da Inflação através de acordo entre Coreia do Sul e EUA
A China quer aproveitar o acordo de livre comércio entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos para contornar as regras da Lei de Redução da Inflação. Segundo a lei, as baterias utilizadas na montagem de veículos elétricos devem vir de parceiros comerciais dos EUA para que o carro se qualifique para receber créditos fiscais de até US$ 7.500.

Embora a Lei incentive a produção doméstica de VE nos EUA, ela também reconhece relações comerciais de longa data com países como a Coreia do Sul, que estão fortalecendo sua própria produção de VE.
China investe bilhões na indústria automotiva sul-coreana e amplia produção de baterias elétricas
Atualmente, a China está investindo bilhões de dólares na indústria automotiva sul-coreana e direcionando grandes quantias para a produção de baterias de veículos elétricos. Pelo menos cinco novas fábricas de baterias serão financiadas em parte por dinheiro chinês e mais estão a caminho, de acordo com a Bloomberg.
Nos últimos quatro meses, empresas chinesas e seus parceiros coreanos anunciaram investimentos de cerca de 5,1 trilhões de wons (R$ 19,82 bilhões) em cinco novas fábricas de baterias na Coreia. E pelo menos um governo local está em negociação para mais projetos, segundo oficiais da Agência de Desenvolvimento e Investimento de Saemangeum.
Esses investimentos são um indicativo do crescente interesse na produção de baterias para veículos elétricos na Coreia, que está se tornando um importante centro de produção de baterias no mundo.
China fortalece mercado com a Coréia do Sul visando produção de EVs
Na verdade, os chineses planejam fortalecer a produção de baterias da Coreia do Sul e, assim, desempenhar um papel no fornecimento de carros elétricos americanos.

É uma maneira indireta de continuar sendo uma parte integral da produção de automóveis no Ocidente, mesmo quando os Estados Unidos impõem regras mais rigorosas para manter a China fora de sua cadeia de suprimentos de carros elétricos.
Pontos positivos da união entre China e Coréia do Sul
No entanto, essas parcerias entre empresas chinesas e coreanas não deveriam ser surpreendentes, considerando os laços estreitos entre fornecedores chineses e os maiores fabricantes de baterias da Coreia. Empresas como LG, Samsung e SK On dependem de matérias-primas chinesas há décadas, e esses últimos investimentos estão simplesmente promovendo essas relações já existentes.
Ponto negativo dessa união
O problema é que, ao contrário da Coreia do Sul, há menos simbiose entre os Estados Unidos e a China no momento; apesar de continuarem a depender um do outro, as duas superpotências não estão em bons termos.
Regras dos EUA sobre veículos elétricos podem excluir baterias com matérias-primas chinesas
É possível que os Estados Unidos acabem revisando suas regras e decidam excluir os veículos elétricos que usam determinados pacotes de bateria fabricados na Coreia – aqueles que são construídos principalmente usando matérias-primas chinesas ou os produzidos com dinheiro chinês – mas isso é complicado. A Bloomberg cita analistas coreanos que afirmam que isso simplesmente não é viável.
Segundo James Oh, vice-presidente da SNE Research, empresa de pesquisa de baterias com sede em Seul, “a exclusão de empresas chinesas das cadeias de suprimentos de veículos elétricos (EV) pelos Estados Unidos não é uma opção viável“. James Oh argumenta “que banir parcerias entre Coreia e China poderia dificultar a fabricação de EVs nos EUA“.
Pesquisadores coreanos têm razão ao dizer que proibir parcerias com a China pode colocar os Estados Unidos em uma posição difícil. Especialmente considerando que a China já está fazendo incursões em toda a América do Sul e México, onde planeja desempenhar um papel na indústria de veículos elétricos do Sul e Norte Americano por meio de novas fábricas, investimentos e parcerias com montadoras.
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