China esfria nas vendas, mas bomba no Brasil!
Com o encerramento do primeiro semestre de 2024, os dados econômicos da China foram divulgados, revelando importantes destaques. De acordo com informações da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis e análise do portal Auto Blog, a China experimentou uma queda de 5% nas negociações internas em julho deste ano. No entanto, as exportações de carros eletrificados cresceram quase 20%, com Brasil, Rússia e México sendo os principais beneficiados.
Segundo os dados apresentados, a China vendeu um total de 1,6 milhão de carros de passeio dentro do país e exportou outros 399 mil veículos, sendo a maioria deles eletrificados. Os modelos exportados incluíram carros totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in.
Apesar desse crescimento nas exportações, a China enfrentou recentemente uma queda na demanda interna por veículos eletrificados. Em resposta, as montadoras chinesas intensificaram suas exportações. Contudo, regiões como a Europa e a União Europeia adotaram medidas tarifárias rigorosas sobre os carros chineses, impactando negativamente as exportações.
O Ministério do Comércio da China argumentou que as tarifas impostas pela União Europeia violam regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), comprometendo a cooperação global no combate às mudanças climáticas e outros fatores. As autoridades chinesas solicitaram uma revisão imediata dessa situação.
Para estimular as vendas domésticas, o governo chinês implementou incentivos para que os motoristas substituam seus veículos a combustão por modelos eletrificados. Esses esforços resultaram em um aumento de 30% nas vendas de carros elétricos em julho de 2024, totalizando 991 mil unidades vendidas. Deste total, 887 mil foram vendidas no mercado interno e 103 mil foram importadas.
As marcas que mais se destacaram nas exportações foram Chery Automobile, Saic Motor e Geely Auto Group, embora tenham enviado mais veículos a combustão do que eletrificados. Em contrapartida, BYD e Tesla lideraram as exportações de carros eletrificados. A BYD exportou 31 mil modelos elétricos e híbridos plug-in, enquanto a Tesla enviou 28 mil unidades ao exterior. Até julho de 2024, a BYD já havia exportado um total de 2,38 milhões de veículos e a Tesla, sob a direção de Elon Musk, registrou 1,76 milhão de automóveis exportados.
Os principais destinos dos carros chineses foram Rússia com 478 mil veículos (predominantemente a combustão), México com 226 mil unidades e Brasil com 171 mil veículos. É importante notar que os modelos importados pelo Brasil também estão sujeitos a uma taxa de importação adicional.