Citroën C3 Aircross termina árduo teste de meio milhão de km rodados!

Desenvolver um carro novo é uma tarefa difícil e as montadoras costumam testar seus protótipos pelas estradas brasileiras. O Citroën C3 Aircross, que será lançado em breve, foi testado por mais de 500.000 km.

Citroën C3 Aircross termina árduo teste de meio milhão de km rodados!
O Citroën C3 Aircross rasgando na estrada – Fonte/Reprodução: Citroën.

A nova geração do C3 terá uma variante lançada no final de 2023 e passou por um desenvolvimento minucioso na América Latina, incluindo testes virtuais.

Montadoras testam protótipos de carros pelas estradas brasileiras, como o Citroën C3 Aircross!

Apesar de compartilhar o nome C3, o novo modelo da Citroën apresentará algumas diferenças importantes em relação ao hatchback. A começar pela carroceria, que no Aircross terá uma aparência mais próxima de um SUV.

Além disso, o veículo terá capacidade para transportar até sete pessoas. Em termos mecânicos, o Citroën C3 Aircross contará com um motor exclusivo, o 1.0 T200 turbo flex, que não está disponível no C3 convencional.

Esse mesmo conjunto mecânico já foi utilizado em outros modelos da Stellantis, como os Fiat Pulse, Fastback e Strada, além do Peugeot 208.

Citroën C3 Aircross: motor flex pode render até 130 cv com etanol ou 125 cv com gasolina!

Quando abastecido com etanol, o motor pode produzir até 130 cv, enquanto com gasolina, ele pode render 125 cv. Independentemente do combustível utilizado, o torque é de 20,4 kgfm. A caixa de câmbio do tipo CVT com simulação de 7 marchas trabalha em conjunto com esse motor.

De acordo com a Citroën, a criação do C3 Aircross foi realizada com a ajuda de uma equipe de mais de 350 profissionais, que percorreu mais de 500.000 km em diversas condições climáticas, altitudes e umidades.

Processo de desenvolvimento do C3 Aircross inclui mais de 14 mil horas de simulações e testes práticos na América do Sul!

Os testes começam no computador, com a utilização de softwares que conseguem simular diversas condições de uso, como se fosse uma situação real. Depois disso, os resultados são aplicados em simuladores modernos para entender como o veículo se comporta.

A montadora francesa informa que foram mais de 14 mil horas de simulações em mais de 250 testes nessa etapa do desenvolvimento. Em seguida, são realizados testes práticos em várias regiões da América do Sul para confirmar os resultados obtidos virtualmente.

É importante destacar que o C3 Aircross será produzido na fábrica da montadora em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro.

Os outros dois modelos de passeio da marca no Brasil também são produzidos lá, o C4 Cactus e o C3. Mais informações serão divulgadas no lançamento do modelo, que deve acontecer em breve.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário