Veja Agora a Análise do Citroën C3 Aircross Shine, confira!
O Citroën C3 Aircross, desenvolvido pela equipe de engenharia da Stellantis, chega ao mercado brasileiro com a promessa de ser uma opção atraente no segmento dos SUVs compactos. Lançado em dezembro do ano passado, o modelo é apresentado pela Citroën como o “SUV turbo mais acessível do Brasil”.
Variedade de Versões e Preços
O C3 Aircross está disponível em três versões no Brasil: Feel, com preço inicial de R$ 112.990; Feel Pack, por R$ 119.990; e Shine, a versão top de linha, que custa R$ 128.590. Todas as variantes são equipadas com o motor turbo T200, uma unidade de 1.0 litro já utilizada por Fiat e Peugeot, marcas pertencentes ao grupo Stellantis.
Em fevereiro deste ano, foram introduzidas variantes de sete lugares, chamadas Aircross7, com preços de R$ 120.990 e R$ 136.590. Apesar do apelo econômico, o C3 Aircross ainda não atingiu o sucesso esperado em termos de vendas. De janeiro a julho, o modelo vendeu cerca de 5 mil unidades, enquanto o Volkswagen T-Cross, líder de vendas no Brasil, emplacou mais de 36 mil unidades no mesmo período.
Produção e Dimensões
O C3 Aircross é fabricado no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais de 75% de seus componentes produzidos localmente. Com 4,32 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 1,65 metro de altura, o modelo possui um entre-eixos de 2,67 metros. Em comparação com o hatch C3, com o qual compartilha a plataforma, o Aircross é 34 centímetros mais longo, 13,5 centímetros maior no entre-eixos e 9 centímetros mais alto.
Design Externo
O estilo do C3 Aircross é distintivo e não se parece com o hatch C3. Os para-lamas proeminentes conferem um visual robusto ao SUV, complementado por um para-choque mais imponente e elementos em preto brilhante. As luzes diurnas de LED são integradas às barras cromadas da grade, que exibe o icônico “Duplo Chevron” da Citroën. A aparência “musculosa” é acentuada pelos para-lamas alargados e pelas rodas de 17 polegadas na versão Shine.
Na traseira, as lanternas são projetadas para unir visualmente o para-lama e o porta-malas, que oferece 493 litros de capacidade na configuração de cinco lugares. Em termos de segurança, além dos itens obrigatórios, o C3 Aircross inclui airbags laterais.
Motorização e Desempenho
Todas as versões do C3 Aircross, incluindo as de sete lugares, são equipadas com o motor GSE T200 da Stellantis. Este motor, presente em modelos como a Fiat Strada e o Peugeot 208, entrega 130 cavalos com etanol e 125 cavalos com gasolina a 5.750 rpm, com um torque de 200 Nm (20,4 kgfm) a 1.750 rpm.
O SUV é equipado com um câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas, e oferece três modos de condução: Normal, Sport e Sequencial. O modo Sport altera o mapa de trocas para desempenho mais dinâmico, enquanto o modo Sequencial permite mudanças manuais pelas alavancas do câmbio. O consumo, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), é de 10,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, e de 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol.
Versão Shine: Equipamentos e Acabamento
A versão Shine é a mais equipada da linha e traz diversos recursos adicionais em comparação com a intermediária Feel Pack. Ela inclui rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com acabamento premium, controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, e uma grade do radiador e acabamento traseiro em preto brilhante.
O C3 Aircross Shine está disponível em várias cores, com opções de pintura em duas cores que podem aumentar o preço. As opções incluem Preto Perla Negra (sem custo adicional), Preto Perla Negra com teto branco (R$ 1.400), Branco Banquise (R$ 1.000), Branco Banquise com teto preto (R$ 3.000), entre outras.
Interior e Conforto
O interior do C3 Aircross Shine é espaçoso para um SUV compacto, com um teto alto que reforça a sensação de amplitude. Os bancos são ergonômicos, mas a espuma rígida pode não ser a mais confortável para todos. A posição de dirigir é elevada, mas o volante só tem ajuste de altura, sem ajuste de profundidade.
O acabamento é melhor do que o do hatch C3, mas ainda deixa a desejar em alguns detalhes, com encaixes que poderiam ser mais refinados e algum nível de ruído do motor perceptível no interior. O revestimento é predominantemente em plástico duro, e faltam saídas de ar-condicionado para os ocupantes da segunda fileira. No entanto, há duas portas USB-A para recarga de dispositivos móveis.
O sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas é padrão em todas as versões e oferece espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A tela flutuante é de fácil visualização e os comandos podem ser feitos tanto pela tela quanto pelos botões no volante. A câmera de ré proporciona boa definição de imagem e o painel digital de TFT de 7 polegadas é personalizável, oferecendo várias opções de tela e cores para o motorista.
Impressões ao Dirigir
O C3 Aircross é impulsionado pelo motor GSE T200, uma versão turbo do tricilíndrico Firefly 1.0, desenvolvido pela Fiat. Este motor fornece 125/130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, o que permite ao SUV deslocar seus mais de 1.200 quilos com facilidade, embora o desempenho não seja particularmente empolgante. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,7 segundos com etanol e 9,9 segundos com gasolina.
As acelerações e retomadas são progressivas, e o sistema mecânico prioriza a economia de combustível. Inicialmente, pode-se perceber um “turbo lag” ao pressionar o acelerador, mas o desempenho melhora conforme o giro sobe. O conjunto mecânico é adequado para um uso familiar, com a possibilidade de trocas manuais de marcha pelo câmbio CVT.
Os freios são dimensionados corretamente e oferecem segurança, embora a frente do carro possa inclinar um pouco durante frenagens. A suspensão, uma especialidade da marca francesa, não absorve as imperfeições do solo tão bem quanto poderia, mas evita que a carroceria se incline excessivamente em curvas. A assistência elétrica da direção é progressiva e bem calibrada, e a boa distância do solo (20 centímetros) ajuda a enfrentar os buracos comuns nas ruas brasileiras.
Ficha Técnica do Citroën C3 Aircross Shine
- Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cm³, três cilindros, turboalimentado com wastegate elétrica e quatro válvulas por cilindro. Comando de válvulas por sistema eletro-hidráulico MultiAir e eixo de comando simples no escape. Injeção direta sequencial e acelerador eletrônico.
- Potência: 125/130 cavalos a 5.750 rpm com gasolina/etanol.
- Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm com gasolina/etanol.
- Transmissão: CVT com 7 marchas simuladas.
- Tração: Dianteira.
- Suspensão: Dianteira tipo MacPherson com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Traseira com travessa deformável, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
- Pneus: 215/60 R17.
- Freios: Disco ventilado na frente e tambor na traseira com ABS e EBD.
- Carroceria: SUV em monobloco com quatro portas e cinco lugares.
- Dimensões: 4,32 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,68 metros de distância entre-eixos.
- Peso: 1.216 kg.
- Porta-malas: 493 litros.
- Tanque de combustível: 47 litros.
- Preço da versão Shine: R$ 128.590. Com pintura em duas cores, o preço é de R$ 131.590.
O Citroën C3 Aircross Shine oferece um bom equilíbrio entre espaço, motor turbo e equipamentos, posicionando-se como uma opção competitiva no mercado de SUVs compactos, apesar de seus desafios em termos de vendas e detalhes de acabamento.