Citroën C3 europeu é elétrico e diferente da versão brasileira!

A Citroën está trazendo uma nova versão do seu popular modelo C3 para o mercado europeu. A quarta geração do hatch chega com uma grande novidade: será totalmente elétrica. Com um preço inicial de 23.300 euros, o novo e-C3 promete ser um dos veículos elétricos mais acessíveis do continente.

Desenvolvido com base na plataforma Smart Car da Stellantis, o e-C3 apresenta um design completamente renovado em comparação com seu antecessor. Agora, o hatch evoluiu para um estilo mais próximo ao de um crossover, com as rodas posicionadas nas extremidades e uma linha de teto alta, que proporciona uma cabine mais espaçosa.

Citroën C3 vermelho.
Citroën C3 vendido na Europa. Foto: Divulgação

Uma das mudanças mais marcantes está na dianteira do veículo, onde o e-C3 exibe o novo logotipo da Citroën, acompanhado por um par de luzes em forma de C. Na parte traseira, as lanternas se estendem até os painéis traseiros e há um pequeno spoiler estático acima do vidro traseiro como equipamento padrão.

No entanto, as principais transformações estão sob o capô. Os motores a combustão foram substituídos por um conjunto puramente elétrico. O e-C3 utiliza uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 44 kWh, que proporciona uma autonomia de até 320 quilômetros, conforme medição pelo ciclo WLTP.

Interior do Citroën C3.
Interior do Citroën C3. Foto: Divulgação

A potência vem de um motor elétrico de 113 cv montado no eixo dianteiro, o que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos. O carregamento da bateria, de 20% a 80%, em um carregador de 7 kW leva aproximadamente quatro horas. Já em um carregador rápido DC e na porta CCS de 100 kW, o tempo é reduzido para menos de 30 minutos.

A Citroën oferecerá o novo e-C3 em dois níveis de acabamento: You e Max. O modelo básico já conta com faróis de LED, sistema de frenagem de emergência, head-up display, espelhos laterais elétricos, sensores de estacionamento traseiros e controle de cruzeiro. Já a versão Max inclui rodas de liga leve de 17 polegadas, pintura externa em dois tons, limpadores de para-brisa automáticos, espelhos laterais aquecidos e com rebatimento elétrico, controle automático de temperatura e carregamento de telefone sem fio.

Traseira do Citroën C3.
Traseira do Citroën C3. Foto: Divulgação

As vendas do novo e-C3 já começaram com um preço inicial de 23.300 euros. Para 2025, a Citroën planeja lançar uma versão com uma bateria menor, capaz de percorrer até 200 quilômetros com uma única carga, e com um preço mais acessível, cerca de 19.990 euros. Com isso, o e-C3 se tornará um dos veículos elétricos mais acessíveis da Europa, rivalizando com modelos como o Dacia Spring e o Renault Kwid.

A nova geração do Citroën C3 elétrico promete conquistar o mercado europeu com seu design renovado, autonomia satisfatória e preço competitivo. A aposta da montadora francesa no segmento de veículos elétricos mostra seu compromisso em oferecer opções sustentáveis e acessíveis para os consumidores. Agora, resta aguardar para ver como o público irá receber esse novo modelo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário