CNH Falsa é fácil de tirar, mas não é barata!
Anúncios falsos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm sido comuns nas redes sociais e aplicativos de mensagens, confira!
Nos últimos anos, tem sido comum encontrar anúncios falsos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Os estelionatários oferecem a habilitação de todas as categorias sem a necessidade de aulas e exames obrigatórios, afirmando que o documento é original e autêntico, com consulta no sistema CNH Digital. Segundo a Polícia Civil, os valores por CNH falsa variam entre R$ 1.000 e R$ 5.000.
Os fraudadores captam os interessados através de anúncios na internet, fazem contato via redes sociais e fecham o negócio, pedindo dados e a foto. Neste momento, os falsificadores que agem na produção do documento emitem para o endereço da pessoa que fez o pedido. Tudo é negociado via rede social ou WhatsApp. A polícia afirma que já encontrou links patrocinados em redes sociais com o anúncio.
Guia do Conteúdo
Fraude na CNH: especialista alerta sobre facilidade em falsificar documento
No entanto, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o crime de falsificar ou adulterar documento de habilitação e de identificação do veículo acarreta infração gravíssima, com penalidade de multa, apreensão e remoção do veículo.
Daniel Targino, especialista em Tecnologia e Inovação na Área de Trânsito, afirma que as vítimas são atraídas pela facilidade, pois grande parte das ofertas sugere a aquisição de uma CNH de forma rápida e sem burocracia alegando serem legítimas. Ele ainda destaca que os valores cobrados pela fraude não são mais baratos que os praticados no processo de formação do condutor.
Para evitar fraudes, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) regulamentou a implantação de um sistema eletrônico de transmissão, anotação e registro das aulas práticas, o que torna mais difícil a fraude. O sistema eletrônico em tela faz o processo de certificação das aulas, garantindo que o aluno e monitor da autoescola sejam acompanhados via biometria. O sistema acompanha, registra e certifica todas as etapas do processo de formação de condutores.
Senatran aumenta segurança da CNH com elementos gráficos
Além disso, a Senatran fez alterações nos itens de segurança da CNH para evitar falsificações. Foram incluídos na nova lei de habilitação elementos gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz ultravioleta (UV), imagens secretas, hologramas, fotografia e assinatura digital.
A Senatran investe em pesquisa para tornar os documentos mais seguros e para estabelecer critérios mais rígidos da carteira nacional de habilitação. Ainda em nota, o órgão afirma que, quando recebe esse tipo de denúncia, comunica a autoridade policial para a investigação do caso.
Portanto, é importante estar atento aos anúncios falsos de CNH e não cair em golpes. O processo para obtenção da habilitação é longo e burocrático, mas é a única forma legal e segura de se tornar um condutor habilitado. A segurança no trânsito depende de cada um de nós e da responsabilidade que temos ao dirigir.