Combustível do futuro? Como o Hidrogênio pode revolucionar o mundo automotivo!
No Brasil, temos uma solução que nos destaca em relação a outros países quando o tema é produção de hidrogênio: o etanol. A busca pela redução de emissões de carbono e a crescente adoção de veículos elétricos é uma realidade também para as empresas de petróleo.

Apesar de continuarem a extrair petróleo do planeta, essas empresas buscam alternativas para atender às demandas do mercado. Uma das alternativas de combustível apresentada na Shell Eco-Marathon, um evento que aconteceu no pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ) semana passada.
Guia do Conteúdo
Etanol como solução para a produção de hidrogênio no Brasil e redução de emissões de carbono
A crescente demanda por carros elétricos e híbridos plug-in tem levado ao aumento do número de eletropostos disponíveis. Atualmente, é comum encontrar pontos de recarga em shoppings e concessionárias, com alguns poucos nas principais rodovias do sudeste.

A Raízen, que é responsável pela distribuição dos combustíveis Shell, agora possui uma rede dedicada exclusivamente a eletropostos. A infraestrutura é semelhante à de postos de gasolina, com uma loja de conveniência e uma área de descanso disponíveis.
Raízen cria rede de eletropostos para veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil
A procura por veículos elétricos e híbridos plug-in tem crescido, o que demanda mais pontos de recarga. Atualmente, existem locais para recarregar a bateria desses carros em shopping centers, concessionárias e algumas estradas da região sudeste.
Para atender a essa necessidade, a Raízen, distribuidora da Shell, criou uma rede de eletropostos com uma infraestrutura semelhante à dos postos de gasolina, incluindo lojas de conveniência e áreas de descanso.
A Shell criou um dispositivo chamado Recharge, que é uma espécie de “bomba” para recarregar carros elétricos. Ele pode fornecer 50kW ou 150kW, o que é suficiente para recarregar rapidamente as baterias e atingir até 80% da carga em apenas 30 minutos.
Embora as células de hidrogênio sejam uma opção para reduzir as emissões de veículos, a produção desse gás sempre foi um desafio.
Produção sustentável de hidrogênio no Brasil com uso de etanol
Para obter hidrogênio a partir da água, é necessário um grande consumo de energia. Se essa energia for proveniente de fontes poluentes, os benefícios para o meio ambiente serão limitados.
No entanto, o etanol produzido no Brasil é capaz de tornar esse processo mais sustentável. Através do uso de um equipamento chamado “reformador”, o etanol é combinado com água para gerar hidrogênio. Esse processo é livre de emissões de poluentes e o hidrogênio produzido pode ser utilizado como combustível para abastecer carros equipados com células de combustível.
Em agosto de 2023, o primeiro posto de abastecimento desse tipo foi inaugurado no campus da Universidade de São Paulo (USP).
Produção local de hidrogênio a partir de etanol pode tornar o Brasil mais sustentável
Atualmente, o hidrogênio produzido a partir do etanol está sendo utilizado para abastecer os ônibus que circulam no campus universitário e um carro Toyota Mirai. O objetivo é instalar mais postos de reforma em todo o país para produzir gás e abastecer veículos com a mesma facilidade que a gasolina é hoje.
A produção local de hidrogênio resolve um problema logístico que existe em outros países, que é o transporte.
A Toyota afirma que um caminhão-tanque pode transportar 45.000 litros de etanol, o que pode gerar cerca de 7,5 toneladas de hidrogênio. Se o mesmo caminhão transportasse apenas gás, a capacidade seria de apenas 1,5 tonelada.
Os testes realizados na USP irão determinar se esse processo é viável e o resultado pode ajudar a tornar o Brasil mais sustentável usando tecnologia nacional.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!