Como Era Dirigir o Primeiro Híbrido do Brasil da Ford?
O mercado de carros híbridos e elétricos no Brasil tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos. No entanto, poucos sabem que o primeiro modelo híbrido vendido no país foi lançado há 14 anos. Estamos falando do Ford Fusion Hybrid, um carro que foi fundamental para revolucionar o mercado automotivo brasileiro.
O Ford Fusion Hybrid é um modelo importante no mercado brasileiro. Além de ter sido líder na categoria de sedãs grandes por muito tempo, ele também foi pioneiro em uma das tecnologias que se popularizou atualmente: a propulsão híbrida.
Mas como era o Ford Fusion Hybrid em 2010?
Em novembro de 2010, o Ford Fusion Hybrid foi lançado como o primeiro carro híbrido no Brasil. Na época, ele era importado do México e tinha um preço de R$ 133.900.
Curiosamente, a primeira compradora do Fusion Hybrid foi a Petrobras. Posteriormente, o modelo foi cedido para a presidência do país, onde o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a oportunidade de usufruir do primeiro carro híbrido do Brasil. No final do mandato de Lula, o Ford Fusion foi disponibilizado para a presidente Dilma Rousseff.
Apesar das limitações da época, o Ford Fusion Hybrid já possuía um conjunto mecânico bastante semelhante ao dos híbridos atuais. Ele contava com um motor 2.5 a combustão, que funcionava no ciclo Atkinson – uma tecnologia mais voltada para eficiência energética do que os motores tradicionais.
Esse motor a combustão entregava 158 cv de potência, com um torque de 18,8 kgfm. Além disso, o Fusion Hybrid também contava com um motor elétrico, que rendia até 107 cv e 22,9 kgfm de torque. Combinados, os motores ofereciam uma potência total de 193 cv. O carro atingia uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h e conseguia fazer de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, de acordo com o fabricante.
Apesar de esses números não serem tão empolgantes nos dias de hoje, em 2010 eles eram bastante impressionantes para um modelo de luxo focado no conforto. Vale ressaltar que o Fusion Hybrid possuía tração dianteira e uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Além disso, ele já contava com o sistema de frenagem regenerativa, que convertia a energia cinética em energia elétrica para recarregar as baterias.
Em relação ao consumo, o Ford Fusion Hybrid apresentava números interessantes para a época. Na cidade, ele alcançava uma média de 12,6 km/l, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Já na estrada, esse número subia para 13,1 km/l. No entanto, a Ford divulgava números ainda melhores: 16,4 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada.
É verdade que os carros híbridos atuais conseguem atingir números ainda melhores em termos de consumo. No entanto, para um sedã grande lançado em 2010, esses valores eram bastante satisfatórios. Mais uma vez, o Ford Fusion Hybrid se destacava como o pioneiro no mercado brasileiro.
Sempre refinado
O Ford Fusion sempre pertenceu a um segmento mais luxuoso do que os carros tradicionais, e a versão híbrida não era diferente. O Fusion Hybrid contava com rodas de liga leve com design exclusivo e um painel digital com duas telas de TFT, que traziam modernidade e sofisticação ao interior do carro.
Além disso, o Fusion Hybrid vinha equipado com sete airbags, controles de tração e estabilidade, teto-solar elétrico, sensores crepuscular, central multimídia SYNC de 9 polegadas, sensor de pressão dos pneus, sistema de som assinado pela Sony com 12 alto-falantes, sensor de ponto cego, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital dual-zone e abertura das portas por senha. E para auxiliar nas manobras, o carro ainda contava com câmera de ré.
O Ford Fusion Hybrid foi um marco na história dos carros híbridos no Brasil. Com seu conjunto mecânico avançado para a época e seu design refinado, ele mostrou que os carros híbridos poderiam aliar eficiência energética e conforto. Atualmente, o mercado de carros híbridos no Brasil continua crescendo e oferecendo opções cada vez mais interessantes para os consumidores que buscam uma condução mais sustentável e econômica.