Como funcionam os carros alegóricos do Carnaval?

O Carnaval de São Paulo tem carros alegóricos que são gigantes, pesados e muitas vezes carregados de pessoas, confira como funcionam!

O Carnaval de São Paulo é um dos eventos mais esperados do ano na cidade. Além das fantasias e dos desfiles das escolas de samba, os carros alegóricos também chamam a atenção do público. Gigantes, pesados e muitas vezes carregados de pessoas, eles têm de ser guiados com todo o cuidado e precisão nos 560 m da passarela paulista.

Os carros alegóricos costumam ser montados sobre chassi de caminhão e equipados com motor a diesel, freios, volante e câmbio. São dirigidos por motoristas experientes e habilitados para guiar carretas. Contudo, não é exigida a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para conduzi-los no sambódromo.

A condução segura dos carros alegóricos no Carnaval de São Paulo

No Carnaval paulista, nem todos os carros são motorizados. Dependendo das alegorias, os carros podem levar até 25 pessoas em seu interior, contando os três condutores. Cada carro pode ter ainda geradores de eletricidade para acender luzes e outros mecanismos cênicos.

Como não existe um para-brisa e a visão do motorista é completamente encoberta, uma ou duas câmeras são instaladas na dianteira do carro alegórico e conectadas a um monitor de vídeo na cabine, para evitar a condução às cegas. Atualmente, a maioria das agremiações utiliza veículos motorizados, mas isso é permitido em São Paulo apenas há poucos anos. Antes disso, apenas a tração humana era liberada pela Liga.

A condução segura dos carros alegóricos no Carnaval de São Paulo
Fonte/Reprodução: original

Segurança é fundamental na condução dos carros alegóricos. Cada veículo do Carnaval de São Paulo tem de ser submetido a um laudo técnico (a “Anotação de Responsabilidade Técnica”, ou ART), contratado junto a empresas de engenharia habilitadas pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Esse laudo atesta que o veículo é seguro e, sendo motorizado, traz a identificação de quem guiará o veículo. Todos os anos, os carros alegóricos devem passar por revisão completa, incluindo embreagem, rodas, freios e caixa de direção.

Além disso, cada carro recebe a escolta de agentes de trânsito no único contato com vias públicas, quando são deslocados dos barracões até o Anhembi. Cerca de 25 pessoas, da chamada “turma da merenda”, ficam posicionadas atrás de cada veículo para empurrá-lo, em caso de pane mecânica, para não prejudicar a apresentação.

No geral, cada carro permanece cerca de 25 minutos na avenida durante o desfile e o motorista não passa da segunda marcha. A experiência e a habilidade do motorista são essenciais para garantir um desfile seguro e impressionante. Por isso, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo orienta que o motorista do carro alegórico seja experiente e, se possível, habilitado.

Os carros alegóricos são verdadeiras obras de arte em movimento e exigem muita técnica e precisão na sua condução. São um espetáculo a parte no Carnaval paulista e garantem emoção e beleza para o público presente.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Audi está oferecendo instalação de Wallbox por preço tabelado!

A Audi, em parceria com a GreenV, oferece a instalação de carregadores e wallboxes para…

Gabriel May Oechsler
Notícias Álcool e volante está mais que provado que não combina!

Recentemente alguns sinistros de trânsito chamaram a atenção pela violência e, principalmente, por terem elementos…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova versão PHEV do GWM Haval H6 é pior que o PHEV19.

O GWM Haval H6, um dos SUVs mais populares da marca chinesa, está prestes a…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias BYD Sea Lion 05 Pro é outro SUV híbrido que surge na China

A BYD não para de gerar novos produtos no mercado chinês, alimentando o gigante devorador…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Porsche Macan elétrico chega o Brasil por R$ 560 mil

A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil de duas novas versões do Macan elétrico: uma…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário