Comunidade sem carros abre no Arizona, EUA: Culdesac Tempe
O Culdesac Tempe, uma comunidade majoritariamente livre de carros em Tempe, Arizona, foi oficialmente inaugurado, segundo reportagem da ABC15. Diferente da maioria dos lugares nos EUA, é um lugar projetado para permitir que as pessoas vivam, trabalhem e socializem sem precisar ter um carro. Na verdade, não há lugares de estacionamento para os residentes.
Mas com um restaurante já aberto e uma loja de café, loja de reparo de bicicletas e mercearia chegando em breve, além de uma academia e um espaço de coworking, o Culdesac Tempe é projetado para que os residentes não sintam falta de ter um carro, mesmo enquanto o restante do espaço comercial é construído lentamente.
Guia do Conteúdo
Cidade de cinco minutos” investe em transporte sustentável para seus moradores
Os moradores da nova “cidade de cinco minutos” não ficarão presos nela. A comunidade também fornece bicicletas elétricas para os residentes, além de descontos em corridas de Lyft, passes de trem leve, acesso a patinetes elétricos e aluguel de carros.
“Estamos construindo para as pessoas, não para os carros“, disse Erin Boyd, líder de assuntos governamentais e externos da Culdesac, à ABC15, acrescentando: “Do ponto de vista da sustentabilidade, isso é realmente importante“.
Culdesac Tempe: uma nova forma sustentável e humana de viver em comunidade nos EUA
Ao refletir sobre o Culdesac Tempe, é possível perceber que ele tem um enorme potencial para mudar a forma como construímos nos Estados Unidos. Como afirmou Boyd, atualmente, ao sair de casa, muitas vezes nos deparamos com estacionamentos, prédios de apartamentos e corremos para o elevador, tentando evitar contato com os vizinhos.
Com o Culdesac Tempe, a ideia é construir uma forma de se conectar com os vizinhos, em vez de separá-los. Essa abordagem pode ser vista como uma maneira mais sustentável e humana de viver em comunidade.
E embora os apartamentos que estão disponíveis atualmente não sejam exatamente baratos, eles não são tão inacessíveis quanto você pode pensar. É possível obter um apartamento de um quarto por um pouco mais de $1.400 (R$ 6.818), e os estúdios começam na faixa de $1.300 (R$ 6.331).
Para uma construção nova em uma comunidade em que você poderia vender seu carro, parar de pagar por gasolina e não precisar mais de seguro de carro, isso não é tão ruim.
Morador escolhe se mudar para comunidade projetada com acessibilidade e ybenefício social
Tom Filla, um morador atual, disse à ABC15 que escolheu se mudar especificamente por causa da forma como a comunidade é projetada. “A acessibilidade para caminhar e poder usar o transporte público é realmente agradável“, disse Filla. “Poder descer as escadas em vez de atravessar a cidade, será maravilhoso“.
Mas, embora comodidades como caminhões de comida e eventos comunitários sejam agradáveis, ele também vê um benefício social, dizendo: “É difícil conhecer pessoas enquanto você cresce, então ter uma comunidade construída em torno disso é realmente legal“.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!