Conheça o “carro voador” da Stellantis, em parceria com a Archer
A Stellantis, grupo sediado na Holanda, anunciou recentemente a aquisição de aproximadamente 8,3 milhões de ações da empresa norte-americana Archer. Essa movimentação indica a confiança da Stellantis nos planos da Archer de lançar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) no mercado a partir de 2025, tornando-se uma concorrente direta da EVE, da Embraer.
Após uma visita do CEO Carlos Tavares à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia, foi anunciado um aumento do investimento da Stellantis na empresa. A aeronave Midnight da Archer foi selecionada para ser produzida em massa exclusivamente para a Stellantis, através de um contrato de fabricação especial. Essa parceria permitirá que a Archer fortaleça sua presença no mercado e evite gastos significativos.
A primeira fase da fábrica de grande porte da Archer, localizada na Geórgia, está progredindo conforme o planejado e tem previsão para ser concluída ainda este ano. Com cerca de 32.000 metros quadrados de área construída em um terreno de aproximadamente 40 hectares, essa fase inicial tem capacidade para produzir até 650 aeronaves anualmente.
A Archer Midnight é projetada com foco na segurança, sustentabilidade e baixo ruído. Com capacidade para transportar quatro passageiros e um piloto, ela é otimizada para viagens curtas, com distâncias de 30 a 80 km, e possui um tempo de carregamento de apenas 10 minutos entre os voos.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comentou sobre a parceria: “A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes. Essa recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que enxergamos em primeira mão através da nossa profunda parceria”.
Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer, também destacou a importância dessa colaboração: “Estamos prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu. Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas”.
Com essa parceria fortalecida, espera-se que a Archer e a Stellantis impulsionem o desenvolvimento e a adoção de aeronaves elétricas inovadoras, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente no setor de transporte aéreo.
Muito boa iniciativa.