Conheça o novo Citroën Basalt, novo SUV coupé que chega ainda em 2024

A Citroën revelou oficialmente o Basalt, seu novo modelo SUV-cupê que faz parte da mesma família que o C3 hatchback e o C3 Aircross. O veículo foi apresentado na forma de um conceito, mostrando um design mais ousado em relação aos seus irmãos. A fabricante afirma que o modelo de produção será muito próximo ao conceito e começará a ser fabricado ainda este ano em Porto Real (RJ), chegando às lojas brasileiras no último trimestre de 2024.

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

O Citroën Basalt Vision combina a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê, apresentando um vão livre considerável e um caimento de teto esguio. Seu design é uma mistura dos modelos C3 hatch e C3 Aircross. Na parte frontal, ele possui faróis duplos formando um X com uma grade superior iluminada em LED.

A segunda entrada de ar, no meio, tem um formato semelhante ao do Aircross, com uma moldura nas extremidades. O para-choque se diferencia dos outros modelos, com faróis de neblina maiores nas pontas e uma repetição do estilo da entrada de ar superior. Os faróis com projetor chamam atenção, mas ainda não se sabe se serão utilizados na versão final.

Na traseira, o Basalt mantém as portas dianteiras e o vínco inferior do C3 Aircross. A porta traseira é nova devido ao caimento do teto e apresenta uma pequena linha após a janela da porta traseira. As lanternas têm o mesmo formato da minivan, porém são mais finas e longas. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce rapidamente e termina em um pequeno spoiler.

Citroën Basalt.
Visual coupé do Citroën Basalt.

Em relação às dimensões, especula-se que o Basalt terá aproximadamente 4,3 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,67 metros, semelhante ao C3 Aircross. Isso o posicionaria entre o Volkswagen Nivus (4,26 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos) e o Fiat Fastback (4,42 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos), com um entre-eixos maior que os concorrentes.

Ainda não foram divulgadas imagens do interior do Basalt, mas espera-se que seja semelhante ao C3 Aircross, com painel de instrumentos digital e central multimídia flutuante. Além disso, o carro contará com vidros laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador wireless e controle de cruzeiro.

No Brasil, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros da Fiat, que entrega 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm. A transmissão será a automática do tipo CVT simulando 7 marchas. A versão indiana contará com um motor 1.2 turbo de 110 cv e uma opção elétrica exclusiva.

A Citroën revelará mais detalhes sobre o Basalt ao longo do ano. O lançamento acontecerá primeiro na Índia, que participou do desenvolvimento do veículo, previsto para o terceiro trimestre. No Brasil, o lançamento está programado para 2024 e as vendas devem começar no último trimestre. Fique ligado para mais novidades sobre esse SUV-cupê inovador da Citroën.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 39% dos donos de carros elétricos querem ter um a combustão!

Em uma revelação surpreendente, aproximadamente 39% dos proprietários de veículos elétricos (EVs) nos Estados Unidos…

Gabriel May Oechsler
Notícias Nova moto de 8 cilindros da GWM terá 154 cv, veja informações!

A indústria de veículos elétricos e híbridos tem ganhado um novo protagonista no cenário brasileiro,…

Gabriel May Oechsler
Notícias Porsche vs Tesla: Marca está pagando para trocar de lado!

Em um mercado de veículos elétricos cada vez mais concorrido, a Porsche adota uma estratégia…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo Fiat Uno 2025? Veja fotos do Fiat Grande Panda!

A Fiat causou sensação ao revelar as primeiras imagens do Grande Panda, seu mais novo…

Gabriel May Oechsler
Notícias Novo VW Tiguan Allspace será revelado final do ano!

Em um lançamento que promete redefinir as expectativas para os amantes de SUVs ao redor…

Gabriel May Oechsler
Deixe seu comentário