Conheça o novo Citroën Basalt, novo SUV coupé que chega ainda em 2024
A Citroën revelou oficialmente o Basalt, seu novo modelo SUV-cupê que faz parte da mesma família que o C3 hatchback e o C3 Aircross. O veículo foi apresentado na forma de um conceito, mostrando um design mais ousado em relação aos seus irmãos. A fabricante afirma que o modelo de produção será muito próximo ao conceito e começará a ser fabricado ainda este ano em Porto Real (RJ), chegando às lojas brasileiras no último trimestre de 2024.
O Citroën Basalt Vision combina a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê, apresentando um vão livre considerável e um caimento de teto esguio. Seu design é uma mistura dos modelos C3 hatch e C3 Aircross. Na parte frontal, ele possui faróis duplos formando um X com uma grade superior iluminada em LED.
A segunda entrada de ar, no meio, tem um formato semelhante ao do Aircross, com uma moldura nas extremidades. O para-choque se diferencia dos outros modelos, com faróis de neblina maiores nas pontas e uma repetição do estilo da entrada de ar superior. Os faróis com projetor chamam atenção, mas ainda não se sabe se serão utilizados na versão final.
Na traseira, o Basalt mantém as portas dianteiras e o vínco inferior do C3 Aircross. A porta traseira é nova devido ao caimento do teto e apresenta uma pequena linha após a janela da porta traseira. As lanternas têm o mesmo formato da minivan, porém são mais finas e longas. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce rapidamente e termina em um pequeno spoiler.
Em relação às dimensões, especula-se que o Basalt terá aproximadamente 4,3 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,67 metros, semelhante ao C3 Aircross. Isso o posicionaria entre o Volkswagen Nivus (4,26 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos) e o Fiat Fastback (4,42 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos), com um entre-eixos maior que os concorrentes.
Ainda não foram divulgadas imagens do interior do Basalt, mas espera-se que seja semelhante ao C3 Aircross, com painel de instrumentos digital e central multimídia flutuante. Além disso, o carro contará com vidros laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador wireless e controle de cruzeiro.
No Brasil, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros da Fiat, que entrega 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm. A transmissão será a automática do tipo CVT simulando 7 marchas. A versão indiana contará com um motor 1.2 turbo de 110 cv e uma opção elétrica exclusiva.
A Citroën revelará mais detalhes sobre o Basalt ao longo do ano. O lançamento acontecerá primeiro na Índia, que participou do desenvolvimento do veículo, previsto para o terceiro trimestre. No Brasil, o lançamento está programado para 2024 e as vendas devem começar no último trimestre. Fique ligado para mais novidades sobre esse SUV-cupê inovador da Citroën.